FreePrograms.me

Como fazer um HDD externo a partir de um disco rígido

Как сделать внешний HDD из жёсткого диска


Você pode armazenar informações não apenas no disco rígido integrado de um computador ou laptop. Uma unidade externa oferece possibilidades muito maiores. Essa memória não está vinculada a um dispositivo específico e será fácil de levar com você. Os pen drives possuem capacidades semelhantes, mas a capacidade do disco rígido é várias vezes maior, o que justifica totalmente a escolha desse tipo de armazenamento. Criar uma unidade externa é bastante simples, mas você deve conhecer os recursos do dispositivo HDD.

Selecionando um disco rígido para armazenamento offline



A modernização ou quebra de equipamentos de informática geralmente leva ao aparecimento de HDD extra. Substituir um disco rígido não é um problema nem mesmo para o usuário médio, devido à simplicidade de tal operação. Como resultado, você fica com um disco rígido antigo que pode facilmente ganhar uma nova vida. Dependendo da configuração do hardware, o HDD pode ter diferentes formatos, sendo importante conhecer suas diferenças quando utilizado como armazenamento externo.

  • HDD de 3.5 polegadas é um disco rígido de computador padrão. Este modelo tem dimensões mais impressionantes e requer a ligação de uma linha de alimentação separada de 12 V, o que introduz algumas dificuldades na utilização do disco rígido;
  • HDD de 2.5 polegadas é um formato projetado para laptops e outros dispositivos portáteis. A energia pode ser fornecida ao disco rígido através de um conector USB, o que será suficiente para o seu funcionamento.


Как сделать внешний HDD из жёсткого диска


Além de determinar o formato da mídia, você deve prestar atenção aos seus conectores. Existe um tipo de conexão IDE desatualizado e um tipo de conexão SATA mais moderno. Ao usar um disco rígido com interface antiga, podem surgir problemas devido à necessidade de instalação de um conversor especial. A tecnologia SATA é suportada por todos os dispositivos modernos e não há problemas com este HDD.

Depois de determinar o tipo de disco rígido, você pode começar a selecionar o equipamento para converter o HDD em um dispositivo de armazenamento externo completo. Este problema pode ser resolvido de várias maneiras, cuja escolha depende do usuário.

Método 1: bolso externo



Será mais conveniente adquirir um gabinete especial para o disco rígido, ao qual ele será conectado por meio de um conector SATA. O uso de tal gabinete permitirá que você obtenha um dispositivo móvel para armazenar dados, que não será muito diferente de unidades externas indissociáveis. A conexão do HDD é feita através de um conector padrão e consiste nas seguintes etapas:

  1. Usando uma chave de fenda, o corpo externo da caixa é desmontado e a placa de conexão do controlador é removida.



  2. O disco rígido é conectado aos conectores do controlador até que o grupo de contatos esteja completamente alinhado.
  3. O disco rígido é instalado no bolso externo de acordo com as instruções e fixado com parafusos.



  4. Ao usar um HDD de 3.5 polegadas, uma fonte de alimentação separada é conectada, após a qual o HDD está pronto para uso.


O gabinete externo pode ter saídas adicionais eSATA, USB 2.0 ou USB 3.0. Esses gabinetes estão disponíveis para unidades de 3.5 e 2.5 polegadas, o que permitirá escolher o modelo mais adequado.

Método 2: estação de acoplamento



O uso de um dispositivo estacionário para conectar um HDD é adequado para usuários que preferem um método simples de instalação de um disco rígido. O design desse equipamento não requer desmontagem, mas possui dimensões mais impressionantes. Via de regra, o HDD é conectado à docking station por meio de um compartimento especial, na parte inferior do qual existe um conector SATA. O disco rígido fica imerso neste compartimento e, com um pouco de esforço, é fixado no grupo de contatos.



Embora o uso de tal unidade externa não seja muito conveniente em termos de mobilidade, também há vantagens em usar uma docking station:

  • Fácil instalação do disco rígido e substituição rápida;
  • Compartilhamento de vários HDDs de diferentes tamanhos;
  • Disponibilidade de USB 2.0, USB 3.0, eSATA, SD e outros formatos;
  • Uso de backup e outros recursos.




Conectar um disco rígido a uma docking station não é mais difícil do que instalar uma unidade flash, o que torna esse método o mais simples. Este método permite que você crie uma unidade externa a partir de um disco rígido em poucos segundos, mas comprar uma docking station é o mais caro financeiramente.

Método 3: Conexão via cabo



Se não houver requisitos estéticos para a aparência do disco, você poderá usar um cabo de conexão. Este método não será muito conveniente em termos de mobilidade, mas permite obter um disco rígido completo. Para realizar essas tarefas, você precisará de um cabo com conectores USB e SATA. Não há problemas ao conectar o HDD desta forma. Este método é ótimo para testar discos rígidos ou como solução temporária antes de comprar um gabinete externo.



Você deve saber que este método é adequado para HDDs de 2.5 polegadas e que discos rígidos grandes devem ser conectados por meio de uma linha de alimentação separada.
Há muitas maneiras de usar um disco rígido extra como unidade externa. As soluções propostas variam em funcionalidade, preço e design, podendo cada usuário escolher o tipo de conexão HDD mais adequado. Mesmo o método mais complexo não leva mais de 10 minutos e garante o resultado na forma de um novo data warehouse.
19 de maio de 2018 5
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. ahhlov
    ahhlov
    4 Dezembro 2023 21: 00
    Eu fiz para mim um HDD externo! obrigado!
  2. Stason
    Stason
    5 Dezembro 2023 21: 12
    Fiz um drive externo, graças ao artigo pelas informações úteis
  3. Diz1k
    Diz1k
    6 Dezembro 2023 13: 57
    A Internet acabou de me deixar para este artigo, obrigado, mudei para HDD