Decomposição de frequência no Photoshop
Programa Adobe Photoshop Ideal para todos os tipos de usuários. Pode ser utilizado tanto por iniciantes na área de edição de imagens quanto por profissionais da área. A primeira coisa que assusta os iniciantes ao trabalhar com este programa é que ele possui muitas ferramentas diferentes. Hoje falaremos sobre como implementar um método de retoque fotográfico como decomposição parcial no Photoshop. A essência deste método é que a fotografia precisa ser decomposta em frequências. Existem vários tipos de detalhes em cada fotografia, nomeadamente grandes, pequenos e médios. A decomposição de frequência no Photoshop envolve a criação de três camadas com peças de tamanhos diferentes.
Para fazer a decomposição de frequência no Photoshop, você precisará de 2 ferramentas básicas. O primeiro é Passe alto(contraste de cor) e o segundo é Borrão gaussiano(Desfoque gaussiano).
O que o usuário deve fazer? Primeiro você precisa aplicar consistentemente o filtro passa-alta. Ou seja, primeiro aplicamos esse filtro com o raio definido como 15px. Depois disso, apenas elementos de até 15px permanecerão na foto. E assim você pode reduzir sucessivamente o raio de aplicação do filtro. Vamos dar uma olhada mais de perto no uso da decomposição de frequência no Photoshop.
Você carregou uma foto no programa. Agora você precisa dividi-lo em três componentes: 0-3px, 3-10px, >10px. A primeira coisa que você precisa fazer é duplicar a foto na primeira camada. Fazemos isso usando o filtro passa-alta, definindo o raio para 3px. Não é difícil adivinhar que a imagem resultante ficará cinza. Agora esta imagem cinza precisa ser definida para o modo de mesclagem"Luz linear".
Com esta sobreposição, o contraste da nova imagem aumentará automaticamente em 2 unidades. Você precisa reduzir o contraste em cerca de 2 vezes. Para fazer isso, pressione a combinação de teclas "Ctrl+M" e ajuste a curva que aparece. Você precisa definir os parâmetros 64-0, 192-255 nele.
Em seguida, execute ações semelhantes, mas com raio de 10px. Ou seja, use um passe alto com esse raio e depois use a ferramenta Gaussian Blur com raio de 3px. Graças à última ação, removemos detalhes inferiores a 3px. E aqui novamente reduzimos o contraste em 2 vezes. Fazemos isso da mesma forma que na etapa anterior. Finalmente, você precisa definir a imagem para o modo de mesclagem"Luz linear".
A última etapa é a mais simples. Você só precisa aplicar um Gaussian Blur com raio de 10px. Isso completa o processo de decomposição de frequência. Você acabou de ver por si mesmo que Programa Photoshop tem possibilidades enormes, pode-se dizer ilimitadas. Mas para trabalhar nisso em alto nível, é preciso passar por uma fase considerável de treinamento e prática.