Apresentando: inicialização UEFI
Desde o início de sua criação, a UEFI foi chamada de Intel Boot Initiative, mas posteriormente seu nome foi alterado para Extensible Firmware Interface. Mas a primeira versão oficial apareceu em 2000. Após 5 anos, a aliança de empresas do Fórum Unificado EFI foi criada, então o nome mudou de acordo. Esta aliança incluiu as empresas líderes mundiais: Apple, AMD, Insyde Software, Lenovo, Microsoft e Phoenix Technologies e outras. Em 2011, foi lançada a versão mais recente do UEFI 2.3.1. Principais vantagens do UEFI sobre o BIOS
- O melhor proteção contra o vírus.
- Capacidade de inicializar o sistema operacional a partir de discos rígidos com grande quantidade de memória. Afinal, o BIOS permite carregar o SO a partir de um disco rígido que não possua mais que 2 TB de memória.
- Pode ser usado em todos os processadores, independentemente da sua arquitetura.
- Cria um shell gráfico no qual você pode usar o mouse.
- Capacidade de lançar programas e processos sem sistema operacional instalado. (Por exemplo, acessar a Internet e conectar-se a uma rede local).
- Carregamento acelerado do sistema operacional devido a testes paralelos de componentes do PC. O melhor resultado é 2 segundos.
- A presença de um gerenciador de inicialização do sistema operacional, que permite ao usuário selecionar de forma independente o sistema operacional desejado para inicializar. O que economiza muito tempo e esforço. UEFI - este é o futuro de cada computador. O BIOS torna-se desnecessário porque os sistemas operacionais antigos quase nunca são usados pelos usuários.