IPS ou Super Amoled – o que é melhor?
Smartphones modernos Você poderia até chamá-lo de computador próprio. Cada detalhe de um smartphone é responsável por uma ou outra de suas funções. Não veremos todos os componentes de um smartphone moderno, mas falaremos sobre sua tela. Vamos falar sobre o que é melhor: uma tela IPS ou Super Amoled. Primeiramente, vejamos brevemente as características e, em geral, uma descrição geral de ambos os tipos de telas. Vamos começar com telas IPS. Este tipo foi desenvolvido em 1996. Mas telas desse tipo ganharam popularidade e ampla distribuição apenas nos dias de hoje.
As matrizes IPS se distinguem pela alta clareza e precisão da imagem. Este tipo de tela também é muito procurado porque transmite perfeitamente a reprodução natural das cores. Podemos destacar as principais vantagens das telas IPS:
- reprodução de cores naturais;
- bom nível de brilho e contraste de cores;
- alta clareza de imagem (é importante ressaltar que em telas desse tipo a grade de pixels é praticamente invisível a olho nu);
- baixo consumo de energia, o que tem um efeito positivo sobre vida útil da bateria;
- telas de alta resolução.
Vamos passar para as telas Super Amoled. Eles foram desenvolvidos muito mais tarde que os anteriores. Para ser mais preciso, as primeiras amostras de telas desse tipo surgiram apenas em 2009. É importante notar imediatamente que as matrizes Super Amoled são muito finas, o que, por sua vez, ajuda a aumentar seu brilho.
Observemos as vantagens das telas Super Amoled. Existem também muitos deles e os principais estão listados abaixo:
- excelente sensibilidade da tela;
- as telas mais brilhantes entre todas as existentes;
- alta saturação de cores e tonalidades;
- um dos maiores ângulos de visão;
- capacidade de suprimir o brilho solar;
- vida útil muito longa das telas. Que conclusão pode ser tirada de tudo o que foi dito acima? Tanto as telas Super Amoled quanto as IPS possuem alta qualidade e recursos. Mas a escolha de uma tela ou outra depende apenas da necessidade do usuário.