Escolhendo entre uma impressora a laser ou jato de tinta
Para resolver uma gama restrita de problemas, é mais fácil selecionar um dispositivo de impressão. Por exemplo, se estamos falando de uma câmara escura ou de um fotógrafo particular que compra uma máquina para imprimir fotos coloridas de alta qualidade, então uma impressora jato de tinta será a “vencedora” indiscutível, mas para imprimir um grande número de documentos de texto, uma impressora a laser impressão a máquina será a líder absoluta. É muito mais difícil falar em dominância quando falamos em resolver problemas universais, ou seja, é preciso imprimir tanto documentos quanto fotografias. Recursos de ambos os tipos de impressoras
Para começar, as impressoras a laser são dispositivos que utilizam tinta em pó e vêm em dois tipos: colorida e preto e branco (adequadas apenas para impressão de textos). As impressoras jato de tinta são dispositivos que utilizam tinta líquida e são sempre coloridas. Diferentes modelos diferem nas tecnologias de impressão (composição da tinta, tamanho mínimo de gota, princípio de impressão), respectivamente, e no preço.
Uma impressora a laser acaba sendo mais confiável na operação, pois se uma impressora jato de tinta não for usada por algum tempo, a tinta nela contida seca, o que leva a sérios mau funcionamento do dispositivo. Mas com cuidado razoável com o aparelho (impressão preventiva periódica de impressões uma vez a cada 1-4 dias), esse problema não existe, embora o aparelho, que requer atenção constante, possa não ser adequado para todos.
Diferenças entre impressoras jato de tinta e impressoras a laser
Você pode comparar dispositivos de impressão usando vários critérios.
Pelo preço do aparelho.
Uma impressora jato de tinta é mais barata que sua contraparte a laser (dispositivo de impressão em cores). É aconselhável adquirir este último para organizações (para efeitos de reprodução de impressão publicitária).
Ao custo da impressão.
Uma impressão em impressora a laser é mais barata. Isto é de fundamental importância para grandes volumes de trabalho, ou seja, em escritórios para condições domésticas a poupança não será tão perceptível;
Em termos de desempenho.
Uma impressora a laser é capaz de produzir significativamente mais impressões por unidade de tempo e pode suportar uma carga maior do que uma impressora a jato de tinta. Portanto, é aconselhável utilizar o primeiro em ambiente de escritório, quando for necessário garantir sérios fluxo de documentos impressos, e o segundo é adequado para uso doméstico.
Por funcionalidade.
Uma impressora jato de tinta pode imprimir fotografias coloridas, imagens e textos lindamente desenhados, enquanto uma impressora a laser permite receber apenas documentos de texto. Mesmo uma impressora laser colorida mais cara não permite imprimir fotos de alta qualidade, limitando-se apenas a imagens coloridas. Assim, decidir “qual impressora é melhor?” é tão problemático quanto encontrar a resposta para a pergunta “o que é melhor: chá ou café?” As prioridades devem ser definidas individualmente, dependendo da finalidade de aquisição do dispositivo, das condições de operação e dos custos planejados de material.