Disco rígido externo via USB não detectado: causas do problema
Na era do armazenamento digital, os usuários estão expandindo cada vez mais a memória de seus computadores com a ajuda de dispositivos adicionais - discos rígidos externos, que permitem adicionar de vários gigabytes a vários terabytes de armazenamento auxiliar. Neste artigo, examinaremos mais de perto as soluções para o problema quando um disco rígido externo conectado via USB não é detectado pelo computador.
Um problema ao conectar um disco rígido externo via USB pode surgir por vários motivos, o número máximo dos quais será abordado neste artigo.
Razão 1: cabo USB com defeito
Em primeiro lugar, se o dispositivo não quiser ser detectado via USB, verifique se o cabo USB que conecta o computador ao disco rígido está funcionando corretamente. A maneira mais fácil de fazer isso é conectar qualquer outro dispositivo ao computador através deste cabo - caso não seja detectado, o cabo deve ser substituído.
Razão 2: problemas de driver
Se o problema não for com o cabo, verifique se os drivers do disco rígido externo estão funcionando corretamente.
- Para fazer isso, abra uma janela "Painel de controle" e vá para a seção "Gerenciador de Dispositivos".
- Encontre seu disco rígido externo entre os dispositivos conectados, clique com o botão direito nele e selecione "Remover dispositivo".
- Desconecte o disco rígido do computador e conecte-o novamente. O sistema realizará uma nova instalação dos drivers, para que o dispositivo funcione corretamente.
Razão 3: falta de nutrição
Um disco rígido é um dispositivo muito mais complexo que uma unidade flash. Por conter muitos elementos mecânicos, requer mais potência. Via de regra, um problema semelhante ocorre se você conectar um disco rígido externo não diretamente, mas por meio de divisores (hubs USB). Em alguns casos, o problema pode ocorrer devido ao uso de um cabo USB chinês barato.
Neste caso, você deve conectar o dispositivo diretamente ao computador. Se não tiver certeza da qualidade do cabo, substitua-o, de preferência por soluções de fabricantes conceituados.
Razão 4: falha no disco rígido
O disco rígido em si é um dispositivo frágil, por isso existe uma grande probabilidade de apresentar danos mecânicos que não garantam o seu correto funcionamento.
Se o dispositivo acabou de ser adquirido, recomendamos que você o devolva imediatamente na garantia. Se o disco rígido começar a se comportar dessa maneira repentinamente, você deverá enviá-lo para diagnóstico na garantia.
Razão 5: conflito de porta USB (mau funcionamento da porta USB)
Se você conectou seu disco rígido externo ao USB 3.0, tente reconectá-lo a outra porta USB 2.0. O mesmo se aplica à possibilidade de a porta estar com defeito.
Razão 6: o suporte USB está desabilitado no BIOS
Esta é uma causa rara do problema, porque neste caso nenhum dos seus dispositivos de armazenamento conectados por USB funcionará.
Se este for o seu caso, você precisará acessar as configurações do BIOS para ativar a funcionalidade USB.
- Para fazer isso, você precisará ligar o computador ou forçá-lo a reiniciar. No estágio inicial da inicialização, você deve começar a pressionar repetidamente o botão responsável por entrar no BIOS (na maioria dos casos, F1, F2 e Del são usadas como teclas).
- O progresso da configuração do BIOS depende da versão instalada no seu computador. Na maioria dos casos, você precisará encontrar a seção "Periféricos Integrados" e ative o parâmetro nele "Controlador USB EHCI" ou "Detecção de armazenamento USB legado". Se você fizer alterações, salve suas configurações antes de sair.
Razão 7: Atribuição incorreta de letra de unidade
Há situações em que o Windows atribui erroneamente a um disco rígido uma letra que já está atribuída a outra unidade no computador. Neste caso, o dispositivo será detectado como conectado via USB, porém, você não poderá utilizar o armazenamento.
- Para verificar esse possível problema, abra o menu "Painel de controle" e vá para a seção "Administração".
- Na janela pop-up, clique duas vezes no atalho "Gerenciamento de Computadores".
- Uma janela aparecerá na tela, no lado esquerdo da qual você deverá abrir a seção "Gerenciamento de Disco". A tela exibirá todas as unidades do seu computador. Com base no tamanho da memória, determine onde está o seu disco rígido, clique com o botão direito nele e selecione a opção "Alterar letra ou caminho da unidade".
- Uma janela aparecerá na tela na qual você precisará atribuir uma nova letra de unidade, após a qual poderá salvar as alterações.
Razão 7: o disco rígido não está formatado
Se o dispositivo for detectado normalmente pelo computador, mas o armazenamento não puder ser utilizado, podemos concluir que o dispositivo não está preparado para uso no computador.
- Vá para a seção "Gerenciamento de Disco". Como fazer isso está descrito no método anterior.
- Encontre o seu dispositivo entre os discos e selecione-o com um clique do botão esquerdo do mouse.
- Suas informações serão exibidas abaixo. Se você vir a opção "Não alocado", clique com o botão direito nela e selecione a opção "Criar Volume Simples".
- Conclua a criação simples do volume seguindo as instruções do sistema.