O navegador Google Chrome não inicia: causas do problema e soluções
Hoje, em termos de popularidade, o Google Chrome é superado, talvez, pelo navegador Internet Explorer, que ocupa uma posição de liderança pela simples razão de estar pré-instalado em todos os computadores com sistema operacional Windows. Hoje examinaremos mais de perto o problema de trabalhar com o Google Chrome quando o navegador se recusa a iniciar.
Por que o navegador Google Chrome não inicia?
Uma variedade de fatores pode influenciar a ocorrência de tal problema. Hoje tentaremos cobrir o maior número possível deles para que você possa resolver o problema rapidamente.
Razão 1: inicialização bloqueada por antivírus
Se você tiver um antivírus instalado em seu computador, a primeira coisa que você precisa tentar é desativá-lo.
Pode acontecer que, após desabilitar o antivírus, o navegador seja iniciado com sucesso, o que significa que você precisará ir para a lista de configurações do antivírus e adicionar o navegador Google Chrome à lista de exceções. Após essas etapas, o navegador deverá iniciar corretamente.
Razão 2: o navegador não está funcionando corretamente
Não devemos excluir o segundo motivo mais popular - operação incorreta do navegador da web no computador. E uma solução completamente lógica é reinstalá-lo.
- Para fazer isso, abra o menu "Painel de controle" e vá para a seção "Programas e características".
- Na lista de programas instalados, encontre o Google Chrome, clique com o botão direito no programa e selecione "Excluir".
- Assim que a remoção do navegador da web for concluída, reinicie o computador. Agora você pode seguir o link abaixo para o site oficial do desenvolvedor e baixar a distribuição mais recente para o seu computador.
Baixe o navegador Google Chrome https://www.google.ru/chrome/browser/desktop/index.html - Execute o arquivo baixado e instale o navegador no seu computador.
Razão 3: atividade viral
Se você tiver vírus em seu computador, é mais do que provável que seu trabalho tenha como objetivo prejudicar o correto funcionamento do navegador.
Nesse caso, você deve tentar analisar o sistema usando um antivírus instalado em seu computador ou um utilitário de verificação especial, por exemplo, Dr.Web CureIt.
Se, após concluir a verificação, você descobrir que há vírus no seu computador, será necessário desinfetá-los ou colocá-los em quarentena e, por fim, reiniciar o computador.
Razão 4: atalho não funciona
A atividade de vírus ou uma falha do sistema pode ter danificado (modificado) o atalho que inicia o navegador. Neste caso, você pode tentar criar um novo.
- Para fazer isso, remova o atalho antigo da área de trabalho, abra a barra de pesquisa do Windows e digite o nome do seu navegador. Clique com o botão direito no resultado e selecione o item no menu adicional que aparece "Abrir pasta com arquivo".
- Quando o File Explorer aparecer na tela, clique no arquivo selecionado "Google Chrome" clique com o botão direito e vá para o parâmetro “Enviar” – “Desktop (criar atalho)”.
Razão 5: falha do sistema
Pode levar muito tempo para descobrir os motivos da falha, mas existe uma maneira eficaz de resolver o problema se o Google Chrome funcionou corretamente há algum tempo - esta é uma restauração do sistema.
- Para iniciar esta função, vá até a janela "Painel de controle" e abra a seção "Recuperação".
- Selecione uma opção "Execute a restauração do sistema".
- Após um segundo, uma janela aparecerá na tela na qual os pontos de reversão disponíveis ficarão visíveis. Você precisará selecionar um ponto que remonta a quando o Google Chrome estava funcionando corretamente.
Observe que, dependendo de há quanto tempo o ponto de reversão foi criado, o período de recuperação pode demorar bastante, portanto, você deve se preparar para o fato de que o procedimento pode demorar muito.
Esperamos que as recomendações fornecidas neste artigo possam ajudá-lo a solucionar problemas relacionados ao lançamento do navegador mais popular do nosso tempo.