Análise de questões básicas sobre plug-ins
Plug-ins também são plug-ins de navegador que permitem expandir os recursos do seu navegador. Os plug-ins diferem das extensões porque, na maioria dos casos, não possuem uma interface. Hoje veremos mais de perto os plug-ins. Por padrão, o navegador não é particularmente funcional, incapaz de exibir a maior parte do conteúdo. São os plug-ins que permitem exibir conteúdo postado em recursos da web.
Por exemplo, vamos pegar o plugin Adobe Flash Player mundialmente famoso. Serve para garantir que o navegador do usuário reproduza corretamente o conteúdo Flash postado nos sites, que podem incluir vídeos, músicas, banners, jogos online, etc.
Como instalar plug-ins?
Via de regra, se o navegador não possuir um determinado plugin para reproduzir algum conteúdo, ele automaticamente solicitará que você o instale (isso não se aplica a Java, Flash Player e outros plugins semelhantes).
Na maioria dos casos, o usuário não precisa instalar plug-ins por conta própria - o navegador fará todo o trabalho necessário. Mas se o navegador não conseguir instalar automaticamente o plugin necessário, como é o caso do Flash Player, por exemplo, o usuário será solicitado a acessar o site oficial do desenvolvedor, de onde poderá baixar e instalar o plugin.
Como posso ver os plugins instalados?
Os desenvolvedores de navegadores da Web levam em consideração o fato de que os plug-ins comprometem seriamente a segurança do navegador, razão pela qual, por exemplo, em um navegador como o Google Chrome, o acesso ao menu de plug-ins foi limitado.
Se você é usuário de um navegador baseado no mecanismo Chromium (Yandex.Browser, Amigo e outros), pode acessar o menu de gerenciamento de plugins seguindo o seguinte link:
browser://plugins
No momento seguinte, aparecerá uma janela na tela, que exibirá uma lista de plugins instalados no navegador. Através deste menu você pode visualizar detalhes do plugin de seu interesse, bem como gerenciar sua atividade.
Se você é um usuário do Mozilla Firefox que roda em seu próprio motor, acessar o menu de gerenciamento de plugins no seu caso é feito de uma maneira um pouco diferente:
- Clique no botão do menu do navegador no canto superior direito e vá para a seção "Extras".
- No lado esquerdo da janela que se abre, vá para a guia "Plugins". Os plugins instalados no navegador ficarão visíveis no lado direito da janela. Se necessário, aqui você pode configurar o seu funcionamento.
Como remover plug-ins?
Como você deve ter notado, você não pode desinstalar um módulo específico através do menu de gerenciamento de plugins. Portanto, se, por exemplo, se tratar de um Flash Player, Java ou plugin similar, sua remoção é feita através do menu “Painel de Controle” – “Programas e Recursos”.
Se o plug-in foi pré-instalado no navegador, você não poderá removê-lo - é um componente integrado do navegador da web e sem ele não funcionará corretamente. Isso é tudo que gostaria de falar sobre plug-ins. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.