Como usar o CrystalDiskMark
Quando você precisa testar discos rígidos ou outras unidades de armazenamento para determinar as velocidades exatas de leitura e gravação, utilitários especiais como o CrystalDiskMark vêm em socorro. Hoje falaremos sobre como usar este programa.
Para que serve este utilitário? Em primeiro lugar, os fabricantes de discos rígidos nem sempre indicam claramente as velocidades reais de leitura e gravação. Mas, além disso, se você decidir fazer overclock em seu dispositivo, o utilitário CrystalDiskMark permitirá comparar visualmente os resultados antes e depois.
Como usar o CrystalDiskMark
- Em primeiro lugar, se o utilitário CrystalDiskMark não estiver instalado em seu computador, você precisará baixá-lo no link no final do artigo do site oficial do desenvolvedor e instalá-lo em seu computador.
- Inicie o CrystalDiskMark. Uma janela de utilitário em miniatura aparecerá na tela, onde todo o trabalho será realizado. Visualmente, a janela do programa pode ser dividida em 4 blocos:
- Painel de controle Botões de menu de controle padrão e configurações de utilitários, que estão disponíveis em quase todos os programas. Aqui, se necessário, você pode alterar o idioma do programa (por padrão, o utilitário foi lançado imediatamente em russo).
- Configurando a verificação. Aqui você define os parâmetros imediatamente antes de iniciar a verificação. Por exemplo, aqui você pode especificar especificamente para qual dispositivo a verificação será realizada, bem como quantos ciclos de verificação serão realizados.
- Inicie a verificação. Botões responsáveis por iniciar a verificação da velocidade do disco.
- Exibir resultados. Aqui você verá as configurações de velocidade de leitura e gravação da sua unidade.
Assim, tendo entendido aproximadamente o componente visual do programa, você pode prosseguir para trabalhar com ele. - Painel de controle Botões de menu de controle padrão e configurações de utilitários, que estão disponíveis em quase todos os programas. Aqui, se necessário, você pode alterar o idioma do programa (por padrão, o utilitário foi lançado imediatamente em russo).
- Em primeiro lugar, você precisará selecionar o número de verificações que serão realizadas no dispositivo de armazenamento. Como fica imediatamente claro, quanto maior o número de verificações, mais precisos serão os resultados de leitura e escrita. Por padrão, o programa tem a opção ideal - 5 cheques, mas, se necessário, você pode definir seu próprio número.
- O segundo ponto solicitará que você defina o tamanho do arquivo que será gravado e lido. Novamente, quanto maior o tamanho do arquivo, mais preciso será o resultado. Além disso, o tempo de digitalização aumentará significativamente se você selecionar um arquivo grande, portanto, leve esse ponto em consideração.
- Agora você deve selecionar o disco com o qual o trabalho adicional será realizado. Pode ser não apenas o disco rígido instalado no seu computador, mas também qualquer dispositivo de armazenamento, como uma unidade flash ou cartão de memória. Se sua unidade não aparecer na lista, clique no botão "Selecionar pasta" e no explorer que aparece, marque a unidade necessária.
- Agora chegamos diretamente à execução do teste. O programa oferece quatro modos de teste diferentes:
- Seq Q32T1 – leitura e escrita em modo sequencial com profundidade de fila de 32 por thread;
- 4KQ32T1 – leitura e escrita aleatória com blocos de 4Kb com profundidade de fila de 32 por thread;
- eu sei que – leitura e escrita em modo sequencial com profundidade 1;
- 4K – leitura e gravação aleatória com blocos de 4Kb com profundidade de 1.
- Todos os Produtos – um botão que inicia todos os modos de teste simultaneamente.
Para que a verificação seja realizada, seu disco deve ter pelo menos 15% de espaço livre. Se este valor for menor, é recomendável primeiro liberar a memória do dispositivo (se se trata de unidades removíveis pequenas, é recomendável limpá-las completamente de dados). - Seq Q32T1 – leitura e escrita em modo sequencial com profundidade de fila de 32 por thread;
- Lançamos todos os modos de verificação pressionando o botão "Todos". Você pode ver o status do progresso da verificação do utilitário no cabeçalho do programa. Infelizmente, o utilitário não fornece uma escala completa do progresso do processo.
- Quando o utilitário concluir a verificação, você poderá ver os valores identificados pelo programa por meio de leitura e escrita.
- Para exportar os resultados, clique no botão no canto superior esquerdo "Arquivo". Itens adicionais aparecerão na tela: "Cópia de" colocará os resultados na área de transferência para que você possa colá-los em qualquer programa conveniente para você e "Salve " permitirá que você exporte os resultados para um arquivo de texto TXT.
O programa CrystalDiskMark faz um excelente trabalho ao informar o usuário sobre a velocidade de leitura e gravação do disco. O programa pode ser recomendado com segurança devido à sua simplicidade e facilidade de uso, baixa carga no sistema operacional, presença do idioma russo e licença totalmente gratuita.
Baixe CrystalDiskMark gratuitamente
Baixe a versão mais recente do programa no site oficial http://crystalmark.info/software/CrystalDiskMark/index-e.html