Como desfragmentar um disco no Windows 8
Para manter a velocidade do disco rígido e do próprio sistema em um nível aceitável, é necessário realizar regularmente o procedimento de desfragmentação. Durante esse processo, as informações no disco são estruturadas em clusters. No entanto, a desfragmentação só pode ser feita em unidades HDD normais (e não com muita frequência). Se você tiver um SSD, é recomendável abandonar completamente a desfragmentação.
Como funciona a desfragmentação no Windows 8?
Por padrão, o G8 realiza a desfragmentação automática uma vez por semana. O processo ocorre em segundo plano, por isso não interfere particularmente no trabalho do computador. No entanto, se por algum motivo você quiser realizar o procedimento manualmente, existem programas especiais de desenvolvedores terceirizados e ferramentas padrão do Windows para isso.
Passo 1: Auslogics Disk Defrag
Esta é uma das melhores soluções de software de desenvolvedores terceirizados. O programa executa a desfragmentação de forma mais rápida e melhor do que as ferramentas padrão do Windows. Também possui uma interface mais conveniente e intuitiva. Durante a desfragmentação, os arquivos não são apenas distribuídos entre clusters, mas também movidos para partições de disco mais rápidas, dependendo de sua importância no sistema. Além disso, o programa pausa o processo de fragmentação de arquivos no futuro, o que permitirá que a desfragmentação ocorra com menos frequência. Isso é bom porque realizar esta operação reduz frequentemente a vida útil do disco rígido.
As instruções para trabalhar com Auslogics Disk Defrag são as seguintes:
- Abra o programa. Na janela central você pode ver uma lista de discos. Marque a caixa ao lado daqueles que você deseja desfragmentar.
- Antes de iniciar a desfragmentação propriamente dita, é recomendável analisar o disco. Para fazer isso, clique no ícone de seta ao lado "Desfragmentação". No menu suspenso selecione "Análise".
- Aguarde a conclusão da análise. Se um dos discos (ou todos os discos) tiver um nível de fragmentação superior a 5%, o disco precisará de desfragmentação. Para fazer isso, use o botão correspondente localizado na lista de discos.
Método 2: limpador de disco sábio
Trata-se de um programa multifuncional de limpeza e otimização do sistema operacional, distribuído gratuitamente. Antes de iniciar o trabalho, o programa cria uma cópia de backup dos dados do sistema, para que se informações importantes forem excluídas/danificadas, você possa restaurá-las sem problemas.
O processo de otimização do disco ocorre da seguinte forma:
- Vá para a seção "Desfragmentação", que está localizado no menu superior.
- Abaixo, marque as caixas ao lado das unidades que você deseja otimizar.
- Clique no botão verde "Desfragmentação".
Método 3: Defaggler Piriforme
Este programa é um produto dos desenvolvedores do famoso CCleaner, mas é distribuído de forma totalmente gratuita. Ao contrário do utilitário padrão, o Windows possui uma interface mais amigável e o processo de otimização no próprio programa é um pouco mais rápido. Este programa também possui um recurso exclusivo - desfragmentar pastas e arquivos individuais; no entanto, nem todas as pastas e arquivos são adequados para otimização.
Para desfragmentar, você precisa seguir estas breves instruções:
- Abra o programa. Clique com o mouse para selecionar o disco com o qual trabalhará.
- Primeiro, você pode verificar o grau de fragmentação do disco. Para fazer isso, preste atenção no bloco "Doença". Por padrão, nenhuma informação será exibida lá, então clique no botão "Avaliação de desempenho".
- Aguarde até que a avaliação seja concluída. Se estiver na fila "Fragmentado" Se o valor estiver acima de 5%, você pode iniciar a desfragmentação usando o botão de mesmo nome na parte inferior da janela.
- Aguarde a conclusão da otimização.
Método 4: recurso padrão do Windows
Se você não tiver tempo para baixar e instalar soluções de software de terceiros, poderá usar a solução padrão do Windows:
- Abrir "Este computador". Você pode abri-lo através do menu lado a lado "Começar" ou através "Condutor", usando os itens do menu esquerdo.
- Clique com o botão direito em qualquer unidade e selecione no menu de contexto "Propriedades".
- Uma nova janela será aberta aqui, onde você precisa ir até a aba "Serviço" e clique "Otimizar".
- Uma nova janela será aberta onde você precisa selecionar o disco clicando nele. Recomenda-se analisar inicialmente o disco quanto ao grau de fragmentação. Use o botão "Análise". O processo pode demorar muito (dependendo do tamanho do disco e da velocidade do sistema).
- Se o grau de fragmentação ultrapassar 5%, fique à vontade para iniciar o procedimento de desfragmentação através do botão de mesmo nome.
Usando um dos métodos apresentados, você pode desfragmentar rapidamente o disco rígido do seu computador. Porém, não se esqueça que o Windows realiza esse procedimento em segundo plano todas as semanas, por isso não vale a pena realizar a otimização manual com frequência.