Como fazer overclock em uma placa de vídeo AMD Radeon
As tecnologias estão se desenvolvendo a uma velocidade incrível e, depois de apenas duas semanas admirando seu novo computador, você começará a olhar para novos modelos interessantes. Mas isso é realmente necessário? Talvez o seu computador não consiga mais lidar com novos jogos (este é um dos motivos mais comuns para trocar de computador, principalmente entre os jogadores); Você não precisa comprar um computador novo imediatamente: você pode personalizar o adaptador gráfico do dispositivo para atender às suas necessidades e tudo ficará bem.
O fabricante normalmente não define os valores de frequência mais altos para o adaptador gráfico, e é graças a isso que o procedimento para overclock dele está disponível.
Overclock de uma placa AMD Radeon
Em primeiro lugar, você precisa saber que o overclock (ou seja, overclock do adaptador gráfico) apresenta alguns riscos. Você precisa pensar sobre isso com antecedência:
- O primeiro passo é aumentar o fornecimento de corrente para a placa de vídeo - isso aumentará seu desempenho.
- Seu computador pode ter superaquecido mais de uma vez. Se você deseja fazer overclock em sua placa de vídeo, isso não deve acontecer - então tome cuidado para melhorar o resfriamento do aparelho com antecedência: após o overclock, a placa de vídeo irá gerar muito calor.
- Aumentar a fonte de corrente pode ter um efeito negativo na fonte de alimentação: ela pode começar a superaquecer.
- As ações relacionadas a um computador desktop foram indicadas na parte superior. Portanto, se você quiser fazer overclock em seu laptop (especialmente um modelo barato), poderá enfrentar os dois problemas anteriores, e ao mesmo tempo.
E assim, se você ainda decidir fazer overlock em seu computador, faça tudo estritamente passo a passo, conforme está escrito neste artigo.
Em geral, será ótimo se o overclock, ou melhor, o flash do BIOS da placa de vídeo, for feito por um especialista. Mas se você decidir fazer overclock sozinho, precisará destes aplicativos:
- GPU-Z;
- Pós-combustor MSI;
- FurMark;
- ventilador de velocidade.
Antes de iniciar o procedimento, não esqueça de verificar se os drivers da sua placa de vídeo estão atualizados.
Passo 1: Verifique a temperatura
Conforme mencionado acima, a placa de vídeo começará a gerar muito mais calor. Durante o processo de overclock, é necessário garantir que nem a placa de vídeo nem as demais peças superaqueçam (e em geral aqueçam a uma temperatura de 80 graus). Mas se isso ainda acontecer, você precisará “desacelerar” um pouco e diminuir as configurações.
Para monitorar esse processo, use o aplicativo SpeedFan: você verá a temperatura de vários componentes do sistema.
Ação 2: Teste de resistência e avaliação comparativa
Primeiro de tudo, veja se sua placa de vídeo está superaquecendo nas configurações padrão (para verificar, você precisa ligar um jogo poderoso por cerca de uma hora e “verificar” a temperatura da placa de vídeo no SpeedFan, ou você pode usar o programa FurMark , que pode carregar perfeitamente a placa de vídeo e monitorar a temperatura em tempo real).
- Execute o programa e visualize na janela do utilitário "Teste de estresse da GPU".
- Quando a notificação aparecer, clique em "OK". A própria notificação afirma que o computador pode superaquecer.
- Em seguida, uma janela com uma animação de “rosquinha” será aberta. Você pode aproveitar por 10-15 minutos enquanto monitora a temperatura. Depois de decorrido o tempo, a temperatura não deve ultrapassar 80 graus.
- Se a temperatura estiver muito acima de 80 graus, você precisa pensar em como melhorar o resfriamento do adaptador gráfico, e não em acelerá-lo. É possível melhorar o “resfriamento” graças a um novo cooler (ou aumentando a velocidade de rotação das pás do antigo) ou a uma unidade de sistema equipada com refrigeração líquida.
FurMark também pode realizar um procedimento de benchmarking de placa de vídeo. Ao final, você terá uma avaliação do desempenho da sua placa de vídeo e poderá compará-la com o que estará no seu PC após o overclock.
- Clique em qualquer botão do bloco "Benchmarking de GPU". A única diferença entre eles é a resolução com que o programa irá reproduzir os gráficos.
- Exatamente o mesmo vídeo “Donut” será executado por cerca de um minuto e, em seguida, será apresentado a você um relatório onde sua placa de vídeo está avaliada.
- Anote essas informações ou faça uma captura de tela da tela.
Ação 3: Revisão destas características
O aplicativo GPU-Z mostrará o assunto do seu trabalho. Primeiro veja os valores "Taxa de preenchimento de pixels", "Taxa de preenchimento de textura" и "Largura de banda". Você pode tentar mover o cursor sobre eles para descobrir o que são. De modo geral, estes são alguns dos indicadores mais importantes que determinam o desempenho de uma placa de vídeo. O mais interessante é que podem ser aumentados! Mas para isso é preciso alterar outras características.
Abaixo você pode ver os seguintes valores: "Relógio GPU" и "Memória". A placa de vídeo e a memória operam nessas frequências. Você pode aumentá-los um pouco - isso atualizará os parâmetros descritos acima.
Ação 4: Alteração das frequências operacionais
Para overclock da própria GPU AMD Radeon, o utilitário MSI Afterburner é uma boa opção.
O importante é como você trabalha com o programa: você precisa aumentar as frequências em passos pequenos (mais importante, muito pequenos!). Após cada alteração feita, você precisa testar. Desde que a GPU continue funcionando de forma estável, é possível aumentar as configurações e depois reiniciar os testes. Este ciclo deve ser repetido até que a placa de vídeo comece a apresentar problemas e superaquecer durante o teste de estresse. Em seguida, é necessário reduzir as frequências para que os problemas não ocorram mais.
Agora veremos esse processo com mais detalhes:
- Clique no ícone de configurações na janela principal do programa.
- Nas configurações “Básicas”, clique em "Desbloquear controle de tensão" и "Desbloquear monitoramento de gerenciamento".
- Neste momento a função "Comece" não será necessário - deve ser desativado.
- Em primeiro lugar, aumentará "Relógio Central" (que é a frequência do processador). Esta ação é executada movendo o controle deslizante necessário para a direita. Para começar, um intervalo de 50 MHz é suficiente. Para aplicar as alterações, clique no botão com uma marca de seleção.
- Em seguida, é necessário fazer um teste de estresse e esperar um quarto de hora, observando o andamento.
- Desde que nenhum artefato apareça na tela e a temperatura da placa de vídeo permaneça normal, você pode adicionar 50 MHz novamente e ativar o teste. Continue fazendo o mesmo até que a placa de vídeo aqueça e os gráficos voltem ao normal.
- Depois de atingir o limite da frequência, reduza-a para obter uma operação estável durante o teste de estresse.
- Agora mova o controle deslizante com uma ação semelhante "Relógio de Memória" e, após todas as outras verificações subsequentes, não adicione mais que 100 MHz. Não se esqueça de clicar na marca de seleção após todas as alterações.
Etapa 5: configure seu perfil
Após sair do aplicativo, todas as suas configurações serão zeradas - para salvar o resultado do seu trabalho, clique em “salvar” e selecione um dos números do perfil. Ao entrar novamente no programa e clicar neste perfil, suas configurações serão aplicadas imediatamente.
Um adaptador gráfico com overclock é necessário principalmente para jogar. Para uso padrão do computador, não faz sentido usá-lo. Por causa disso, no MSI Afterburner você só pode realizar definições de configuração ao iniciar jogos. Para reproduzir este simples passo, acesse as configurações e clique na aba “Perfis”. Na linha “Perfil 3D” que aparece, clique no número marcado anteriormente. Clique em OK.
Ação 6: Consolidar resultados
Agora precisamos reproduzir outro benchmark no FurMark e comparar os resultados. Será normal que o aumento percentual nas frequências principais seja diretamente proporcional ao aumento percentual da produtividade.
- Para verificar os resultados, carregue o GPU-Z e veja as alterações em determinadas métricas de desempenho.
- Uma alternativa seria uma ferramenta instalada com drivers em uma placa de vídeo ADM.
- Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione o item da lista que aparece "Propriedades gráficas".
- Clique "AMD Overdrive" no menu à esquerda e, após a leitura, aceite o aviso.
- Depois de concluir o Auto-Tune, você pode ativar o Overdrive e arrastar o controle deslizante.
Apenas a possibilidade deste overclock está dentro dos limites máximos atribuídos pelo autotuning. Se você dedicar bastante tempo e prestar muita atenção ao seu computador, poderá fazer overclock em seu adaptador gráfico AMD Radeon a ponto de ter um desempenho equivalente ao de alguns PCs modernos.