Monitorando a temperatura da placa de vídeo
Um dos indicadores mais importantes é a temperatura da placa de vídeo - ela deve ser monitorada regular e sistematicamente. Se você é preguiçoso e nunca verificou a placa de vídeo, receberá e assinará: aqui está, o tão esperado superaquecimento do chip gráfico localizado em um adaptador de vídeo caro e desgastado.
Sobre os métodos disponíveis
Neste artigo veremos duas opções para monitorar a temperatura de uma placa de vídeo: uma que requer um utilitário adicional e outra que requer equipamento adicional, um dispositivo chamado pirômetro.
Opção 1: Medição usando um pirômetro
Infelizmente, nem todos os componentes da placa de circuito impresso de um adaptador gráfico estão equipados com sensores: por exemplo, um chip de memória ou um subsistema de energia. Porém, são esses componentes que têm o hábito de superaquecer sob carga excessiva e, mais especificamente, durante o overclock do adaptador gráfico.
Para medir a temperatura dessa forma, você precisará de um dispositivo especial - um pirômetro. A medição em si é bastante fácil: você precisa apontar o feixe do aparelho para os componentes da placa e medir a temperatura.
Opção 2: Usando programas especiais
Os utilitários que podem ser usados para medir a temperatura podem ser divididos mentalmente em dois subgrupos: informativo (onde você só pode monitorar indicadores) e diagnóstico (no qual você pode testar seu computador).
GPU-Z é um programa do primeiro tipo. Com sua ajuda, você pode acompanhar o nível de carga dos nós, bem como saber informações sobre a placa de vídeo - modelo, quantidade de memória de vídeo e frequência do processador. Encontre essas informações na guia «Sensores».
O utilitário permite configurar a exibição de valores mínimos ou máximos e médios. Se você estiver interessado na temperatura na qual o adaptador gráfico aquece sob carga máxima, clique no item "Mostrar leitura mais alta" no menu suspenso. Para “carregar” a placa de vídeo, você precisa rodar um jogo poderoso por 30 a 40 minutos. O programa detectará automaticamente a temperatura mais alta da placa de vídeo.
Existe também um utilitário mais avançado - Furmark, que permite monitorar as leituras dos sensores da placa de vídeo e ler seu valor.
- Primeiro de tudo, execute o utilitário e clique no botão "Teste de estresse da GPU".
- Depois disso clique em "IR"para começar a confiar.
- Após o seu consentimento, terá início o teste do “donut peludo” – ou seja, o benchmark assim chamado pelos usuários. Há uma escala na parte inferior da tela onde você pode observar a mudança de temperatura. É necessário continuar a observação até que o gráfico se torne uma linha reta sólida: isso significa que a temperatura parou de subir.