Como remover drivers da placa de vídeo
Ao reinstalar software, substituir uma placa de vídeo ou simplesmente ter problemas com a imagem na tela do monitor, é necessário remover os drivers e reinstalá-los. Não é difícil de fazer, principalmente porque, além dos métodos do sistema, existem programas auxiliares.
Removendo o driver da placa de vídeo do sistema
Se você encontrar problemas com o adaptador gráfico, a primeira etapa é reinstalar o software. Além disso, o método mais eficaz é remover completamente e instalar o driver de forma limpa. Vejamos as duas opções sobre como desinstalar o software corretamente.
Método 1: desinstalador do driver de vídeo
Este programa é uma combinação de simplicidade, funcionalidade e remoção segura de qualquer versão de driver.
Baixe a versão mais recente do desinstalador do driver de vídeo
O arquivo baixado contém apenas um arquivo com extensão EXE, que é o que você precisa para executar. A instalação levará cerca de um minuto. Ao iniciar o programa pela primeira vez, ele solicitará que você reinicie o sistema no modo de segurança. Esta é uma precaução necessária para criar um ponto a partir do qual, em caso de erro, o sistema possa ser restaurado.
O Display Driver Uninstaller detectará automaticamente o modelo da placa de vídeo e oferecerá ao usuário três opções:
- Exclua e reinicie. Vale a pena recorrer se precisar atualizar o software do sistema ou reverter as configurações da placa de vídeo para as configurações de fábrica. Uma reinicialização otimiza a operação do PC, hardware e software se adaptam às novas condições operacionais.
- Exclua sem reiniciar. Uma opção para usuários avançados que estão tentando “detectar” bugs em seus computadores e determinar sua causa. O usuário médio não precisa disso - a tela não funcionará corretamente até uma reinicialização.
- Remova e desligue. A melhor opção na hora de substituir uma placa de vídeo. Nesse caso, a remoção dos drivers é necessária para evitar a sobreposição de um software com outro e seu possível conflito.
O programa salva o andamento do processo em seus arquivos. Se houver algum erro, você pode copiar o log e procurar uma solução na Internet.
Método 2: remover drivers manualmente
A remoção de drivers usando o sistema operacional é um processo mais demorado. Por outro lado, não requer ligação à Internet e permite ver pessoalmente os resultados.
- Abrir "Gerenciador de Dispositivos". Para fazer isso, pressione o atalho de teclado Win + R e escreva o comando na janela devmgmt.msc, então - "ESTÁ BEM" ou Entrar.
- Expandir guia "Adaptadores de vídeo", clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse no nome da sua placa de vídeo.
- Mudar para guia "Motorista" e selecione "Remover dispositivo".
- Uma janela será aberta avisando sobre a remoção do dispositivo do sistema. Marque a caixa ao lado do item "Remover programas de driver para este dispositivo" e clique "Excluir".
A eficácia máxima desse método é alcançada quando a Internet está desligada, já que a maioria das placas de vídeo modernas possui uma espécie de função de seguro - elas baixam automaticamente os componentes de software que faltam. Isso é conveniente para exclusão acidental, mas absolutamente inaceitável se você precisar remover drivers permanentemente.
Resumindo, podemos dizer que ambos os métodos são bons à sua maneira: o primeiro é mais simples e prático, o segundo requer um mínimo de recursos, mas não é tão eficaz.