Formatando uma unidade flash via linha de comando
Quase todos os usuários terão que lidar com a linha de comando, mais cedo ou mais tarde. Em primeiro lugar, porque todas as versões modernas do Windows são, na verdade, shells gráficos do bom e velho sistema operacional de disco e as operações realizadas em modo DOS (através da linha de comando) em qualquer caso ocorrerão “diretamente”, o que significa mais rápido e eficiente. Em segundo lugar, muitas configurações não são suportadas pelo shell gráfico, o que significa que só podem ser feitas por meio da linha de comando.
Formatando uma unidade flash via cmd
Todo mundo sabe que a formatação de pen drives (unidades flash) pode ser feita no Windows. Ao que parece, por que usar a linha de comando (cmd) se você possui uma ferramenta tão conveniente? No entanto, a experiência mostra que vírus ativos, unidades flash danificadas e mau funcionamento do sistema operacional nem sempre permitem a formatação usando ferramentas padrão.
Nestes casos, a falha também está frequentemente na operacionalidade das portas USB ou dos seus contactos individuais, porque o sistema pede-lhe para verificar se a unidade está ligada correctamente e para se certificar de que o disco não está protegido contra escrita (e como está). bem conhecido, as unidades flash não possuem proteção contra gravação no nível do hardware). Neste caso, o pen drive pode ser reconhecido pelo sistema.
Etapa 1: execute o cmd com direitos de administrador
Podem ser necessários direitos de administrador para trabalhar com o cmd. Se você estiver em uma conta de usuário do Windows, simplesmente abrir um prompt de comando não será suficiente.
- Para fazer isso, clique com o botão direito no atalho da linha de comando e selecione "Executar como administrador".
- Depois disso, no título do cmd você verá a palavra "Administrador".
Etapa 2: Formatar via linha de comando
A linha de comando ignora todos os avisos do shell gráfico e não requer a ajuda de programas de terceiros; atua diretamente usando procedimentos e comandos do sistema operacional de disco.
- Para formatar o drive via cmd, precisamos do comando "formato A:" (se o sistema reconhecer a unidade flash como um disco (UM:). Para saber qual letra o sistema reconhece o seu pendrive, basta acessar "Meu computador". No nosso caso, o sistema operacional Windows vê a unidade flash como "Unidade removível E".
- Inicie a linha de comando como administrador e digite o seguinte comando:
format /FS:NTFS E: /q
Este comando aprimorado permite que o sistema:- formate o drive com a letra (E:);
- use o sistema de arquivos NTFS;
- execute uma formatação rápida. "/Q" significa que o procedimento será rápido. Se você precisar do completo, simplesmente não use este comando.
- formate o drive com a letra (E:);
- Após clicar em "Digitar" o sistema solicitará que você insira um disco (E:). Este é um procedimento normal, pois o cmd ainda não sabe se você instalou a unidade flash USB ou não.
- Se você cometer um erro no nome da unidade, a linha de comando irá informá-lo imediatamente.
- Depois de clicarmos "Digitar" A linha de comando exibe informações de texto sobre nossa unidade flash e tipo de formatação.
- Clique aqui "Digitar". O sistema estrutura o sistema de arquivos (ocorre o procedimento de formatação).
- O procedimento termina.
Falhas de formatação na linha de comando
Apesar de o procedimento de formatação via cmd ser a forma ideal de criar a estrutura do sistema de arquivos de uma unidade flash, a linha de comando não é uma panacéia para todos os problemas. Raramente acontece que o DOS não consiga determinar o número de setores.
Esses problemas indicam problemas com a unidade flash. Isso não significa que a unidade flash imediatamente após a mensagem "Falha na formatação" deveria ser jogado fora. Para fazer isso, você precisa restaurar os setores da unidade flash. Após o procedimento de recuperação, quase todas as unidades foram formatadas com sucesso e são adequadas para leitura e gravação de arquivos.
Comando de recuperação:
chkdsk E: /F /R
Carta "E" - número do disco, subcomando "F" - correção de erros, subcomando "R" significa recuperação de setores defeituosos.
Após o comando “chkdsk”, inicia-se o procedimento de verificação e correção.
Como resultado, quando o processo for concluído, você precisará tentar formatar novamente.
Comandos adicionais para ajudá-lo a formatar
Se precisar formatar uma unidade flash ao criar um rótulo de disco (nome), você deve usar o comando:
format F: /fs:NTFS /v:MyFlash
Onde "MeuFlash" - rótulo novo criado.
O resultado é o seguinte.
Também digno de nota é o comando "Diskpart", que executa um programa aplicativo que gerencia o espaço em disco.
Os seguintes comandos operam neste utilitário:
- "Listar disco" - exibindo a lista completa de discos;
- "selecione o disco 2" - neste caso o número "2 » corresponde à unidade que selecionamos;
- “atributos de disco limpo somente leitura” - iniciando o processo de limpeza de atributos.
- "Limpar" - iniciar o processo de limpeza do drive;
- "Criar partição primária" - criação de uma partição primária.
- "formato fs=NTFS" - formatação rápida da unidade.
- "Saída" - saia do programa “diskpart”.
Se, apesar da variedade de comandos usando a linha de comando, você não conseguir formatar a unidade flash, deverá recorrer a programas de formatação de baixo nível para obter ajuda.