FreePrograms.me

Adeus ao Adobe Flash Player

Прощание с Adobe Flash Player


Adobe parou de oferecer suporte ao FlashPlayer
 
Em dezembro de 2020, ocorreu um evento significativo na história do desenvolvimento da Internet - a Adobe parou de oferecer suporte Flash player. No entanto, isto era esperado, porque a tecnologia tem sido considerada desatualizada e insegura. Hoje em dia, aplicam-se outras normas;
 
A Adobe pediu aos desenvolvedores que mudassem para o novo padrão HTML5 a partir de 2015. Dois anos depois, a empresa anunciou a cessação iminente do suporte a este produto...

Mas, entretanto, foi o Flash que criou a Internet como a conhecemos hoje. 
 
O que é AdobeFlash?
 
A tecnologia Flash apareceu em 1996; antes disso, todas as páginas da Internet eram estáticas. Foi o Flash que possibilitou a implementação de vídeo, animação e diversos objetos interativos em sites. A nova tecnologia possibilitou desenhar gráficos vetoriais de alta qualidade com animação suave e de volume muito pequeno, o que era importante em tempos de Internet lenta.
É verdade que, naqueles tempos distantes, esse fenômeno aparentemente progressista também tinha um lado negativo. Muitos webmasters gostaram tanto dos novos recursos que alguns sites se transformaram em uma cacofonia de banners brilhantes e piscantes.
 
Flash é uma tecnologia que permite reproduzir diversos conteúdos multimídia em páginas da web. Podem ser vídeo e áudio, jogos e objetos interativos com os quais o usuário interage. O Flash também exibe anúncios animados. Os arquivos que exibem multimídia vêm nos formatos SWF, FLV e F4V, mas é claro que você precisa de um programa separado para reproduzi-los. Por padrão, todos os navegadores não podem reproduzir objetos Flash; 
 
Razões para encerrar o suporte
 
Uma das razões para interromper o apoio é o dinheiro. Antes do advento dos sistemas operacionais Android e iOS, milhares de sites agregadores com jogos em Flash operavam com sucesso na Internet. Depois de algum tempo, esses jogos apareceram nas redes sociais. Por sua vez, os desenvolvedores de software, sites e redes sociais dividiram os lucros entre si. Quando os smartphones se tornaram um fenômeno de massa, o Google e a Apple chegaram à conclusão de que o mercado de jogos para celular era tão interessante que precisavam controlá-lo totalmente. 
 
Para isso, bastou abandonar o suporte ao Flash nos sistemas operacionais móveis. Curiosamente, isso aconteceu ao mesmo tempo em que a Adobe desenvolvia sua própria plataforma de distribuição de jogos mobile. Como resultado, a Adobe foi forçada a recuar e esquecer os jogos para dispositivos móveis.
 
Em 2007, durante a apresentação da primeira geração do Apple iPhone, Steve Jobs disse que o novo sistema operacional móvel iOS nunca suportaria Flash. Steve Jobs citou a relutância da Apple em depender de outros desenvolvedores de software e o alto consumo de energia como motivos da recusa. O abandono do Flash pela Apple também teve impacto em sua distribuição. 
 
No entanto, existe outra versão do motivo do fracasso - a vulnerabilidade da tecnologia. Desde o início, este produto caracterizou-se pelo seu “furo”. O primeiro escândalo de detecção de vírus ocorreu em 2002. Desde então, informações sobre uma variedade de vulnerabilidades no Flash têm aparecido com invejável regularidade. O programa é multiplataforma e devido às suas inúmeras vulnerabilidades, o Flash sempre foi popular entre os hackers. 
 
Em 2013, milhões de computadores em todo o mundo foram infectados com o exploit Angler, que foi usado por invasores para distribuir cripto-ransomware. Por muitos meses, o Angler não foi visto por todos os programas antivírus conhecidos. 
 
Em 2014, a Recorded Future conduziu um estudo que mostrou que o Adobe Flash Player é o produto de software mais hackeado. Naquela época, o Flash Player continha 8 dos 10 “buracos” mais famosos e, no total, 425 dessas vulnerabilidades foram encontradas no estudo. Por exemplo, o navegador Microsoft Internet Explorer ficou em segundo lugar em termos de vulnerabilidades no relatório Recorded Future, mas 155. foram encontrados buracos" - quase três vezes menos. A Adobe não resolveu o problema da vulnerabilidade até o fim do suporte.
 
Possíveis consequências do uso do software
 
É importante entender que após o fim do suporte o jogador só ficará mais vulnerável a cada dia. Para proteger o seu sistema operacional contra infecções, é melhor remover este software. Isso é exatamente o que a Adobe recomenda fazer. Após a desinstalação, você não poderá mais baixar este software da fonte oficial. 
 
Se você acessar o site oficial da Adobe, verá que a página com o FlashPlayer não existe mais. No momento, este programa é distribuído apenas com recursos de terceiros.
 
Você pode excluir arquivos de programas enquanto verifica atualizações para o Windows, pois neste momento aparece uma notificação com uma recomendação para remover o programa desatualizado. Também é fácil remover o Flash Player usando vários programas de otimização do sistema, como o CCleaner. 
 
Após a desinstalação, os usuários dos sistemas operacionais Windows 8, 10 e Server não poderão instalar o Flash Player novamente através das configurações do sistema, a distribuição será marcada como insegura;
 
Como substituir o FlashPlayer
 
Antes de excluir arquivos de programa do computador, muitos usuários provavelmente farão uma pergunta completamente lógica sobre como jogar no Odnoklassniki e Vkontakte, como ouvir música e assistir a vídeos? Os desenvolvedores de navegadores estão cientes desse problema, por isso muitos deles lançaram versões especiais que suportam a tecnologia Flash. Por exemplo, existe uma versão especial do Yandex Browser RBK Games, que suporta jogos flash desatualizados nas redes sociais. Um dos análogos do Adobe Flash é a solução da Microsoft - Silverlight. Esta solução cross-browser também permite abrir animações, mas no momento a tecnologia também está desatualizada. Outra solução é o Ruffle, que os desenvolvedores chamam de emulador de Flash Player. O plugin Ruffle está disponível para instalação na Chrome Store.
 
Objetos Flash podem ser baixados de sites e reproduzidos em seu computador. Para baixar vídeos, jogos e outros objetos, você pode usar os plugins Downloadhelper ou Download Master. Você também pode baixar o Flash usando Jdownloader ou Orbit Downloader. Você pode abrir o arquivo baixado em seu computador usando o SWF File Player ou o Flash Player Projector.
 
Faz sentido substituir o FlashPlayer
 
É importante saber que esta tecnologia não pode ser utilizada sem riscos. Atualmente, existe um risco de segurança em quase todas as linhas do código do Flash Player. Os especialistas dizem que só há uma maneira de tornar este produto totalmente seguro: reescrevê-lo completamente do zero. Portanto, se você não quer ser vítima de invasores, é melhor esquecer o Flash Player.
 
Há dez anos, os desenvolvedores vêm convertendo jogos, aplicativos, áudio e vídeo para um novo formato - HTML5. O novo padrão tem um nível de segurança mais alto, exige menos recursos e nunca trava, como costuma acontecer com o Flash. 
 
Depois que a Adobe anunciou o fim do suporte ao seu produto, muitos sites começaram a transferir rapidamente o conteúdo para o novo padrão. Assim, hoje o Flash é encontrado apenas em sites abandonados que não são atualizados há muito tempo.
06 de junho de 2021 4
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. Stason
    Stason
    5 Dezembro 2023 19: 51
    é tão triste que a bandana foi removida, é uma pena
  2. Diz1k
    Diz1k
    6 Dezembro 2023 13: 32
    Anteriormente, este era um dos aplicativos de jogos mais populares no navegador.
  3. ahhlov
    ahhlov
    6 Dezembro 2023 15: 42
    É uma pena que o Adobe Flash Player tenha sido removido, era um programa tão bom! 
  4. Basquetebol
    Basquetebol
    6 Dezembro 2023 22: 56
    Claro que é uma pena para o programa, mas acho que vão encontrar um ainda mais melhorado