Como remover um programa da execução automática
A maioria dos programas adiciona um atalho à bandeja quando são iniciados automaticamente (na barra de tarefas, onde está o relógio). Mesmo que os programas não criem um ícone na bandeja, você pode adivinhar que algo está carregando automaticamente com base em determinados sinais. Por exemplo, o sistema começou a demorar mais para carregar e funcionar lentamente, e alguns programas iniciam instantaneamente, ou seja, parte deles já está carregado e fica constantemente no sistema, consumindo recursos do computador. Você pode ver no “Gerenciador de Tarefas” todos os processos em execução no sistema, para iniciá-lo, clique; combinação de teclas de atalho “CTRL+ALT+DEL.
Como remover programas desnecessários da inicialização? Existem muitas maneiras, vamos considerar aquelas que não requerem programas adicionais.
1. Removemos programas usando as configurações dos próprios programas. No item de configurações do programa, desmarque a caixa de seleção “Executar com Windows”. Usando as configurações dos programas mais populares, você pode excluí-los da execução automática.
Mas existem programas que não criam um ícone na bandeja e se comportam de forma totalmente despercebida, ocupando recursos do sistema. Para desativá-los, usamos o segundo método.
2. Removendo programas usando o utilitário Configurações do sistema. Para executá-lo, selecione “Executar” no menu Iniciar. Na janela que se abre, digite msconfig e pressione “Entrar”. Existem várias abas na janela que aparece, você só precisa de “Serviços” e “Inicialização”. Tenha cuidado, e se você não entende para que serve um serviço ou programa, é melhor descobrir sua finalidade. É melhor não alterar nada nas outras abas.
Na aba “Inicialização” há uma lista de programas de carregamento automático, você também pode ver onde o programa está localizado. Para excluir um programa da execução automática, você precisa desmarcar a caixa ao lado dele e clicar no botão “Aplicar” ou “OK”.
A guia “Serviços” contém programas iniciados pelo sistema, independentemente de qual usuário você fez login no sistema. Desativá-los é feito da mesma maneira.
É importante ressaltar que você só deve desabilitar um serviço ou programa se tiver 100% de certeza de que é inadequado. Por exemplo, software antivírus executados como serviços e, se você desativá-los, eles não funcionarão. Ao remover serviços ou programas da inicialização, não desligue tudo de uma vez. É melhor desabilitar uma coisa, reiniciar o computador, certificar-se de que o sistema está estável e só então desabilitar a próxima. Após alterações nas “Configurações do sistema”, para que tenham efeito preciso reiniciar. Agora, ao iniciar o “Gerenciador de Tarefas”, certifique-se de que os serviços e programas desabilitados não estejam em execução.