Tabela dinâmica na planilha do Google
Conteúdo:
=
As tabelas dinâmicas na planilha do Google são uma ferramenta poderosa que permite criar relatórios visuais e multifuncionais de forma rápida e conveniente a partir de dados brutos.
Nesses relatórios, os dados da tabela de origem são combinados em um único formulário de acordo com certas regras específicas.
Para maior clareza, estes relatórios podem posteriormente ser facilmente convertidos em formato gráfico.
Como essas tabelas de resumo são criadas nas tabelas do Google https://googletables.ru/basic/kak-sozdat-otchet-svodnoj-tablicy-dlja-obobshhenija-dannyh-v-jelektronnoj-tablice-google/? Vamos tentar dominar esta ciência simples.
↑ começo
Por conveniência, vamos pegar dados arbitrários prontos de um pequeno exemplo.
Abra a guia com uma tabela de exemplo https://docs.google.com/spreadsheets/d/1UOBLxHVsCwYK78N9yBZBk9jkdJbvhmBIZpXt868hwfk/edit?usp=sharing e vamos ver do que se trata esses dados.
Aqui somos um fornecedor alemão de uma gama de produtos de 6 categorias. Nossos clientes são 7 supermercados e a tabela lista alguns pedidos dessas sete empresas em 2021 nas seguintes cidades: Hamburgo, Dresden, Colônia, Munique, Frankfurt, Stuttgart.
Uma linha nesta tabela significa um pedido e contém dados como a data do pedido, seu volume, o preço unitário do produto pedido, bem como a receita resultante. As seis cidades mencionadas estão divididas em quatro regiões, e a indicação da sua filiação regional também está presente na tabela.
Mas o problema é que de forma tão tabular não podemos analisar rapidamente fatos importantes e mudanças que ocorrem nos processos de negócios da nossa empresa. Os exemplos mais simples de fatos importantes incluem as seguintes questões:
- Quais categorias de produtos geram a maior parcela da receita?
- Qual região é a mais significativa em termos de receita?
- Quais clientes são os mais importantes para nós, novamente com base nos mesmos indicadores de receita?
Estas são apenas as três primeiras perguntas que imediatamente vêm à mente.
Além disso, uma série de questões subsequentes podem surgir de todas essas questões nomeadas:
- em primeiro lugar, por exemplo, as mesmas perguntas apenas num determinado dia, mês, ano...;
- ou as mesmas questões, mas em relação a apenas uma cidade específica;
- Além disso, o objeto de análise pode ser não apenas a receita, mas também o volume de mercadorias vendidas.
E assim por diante, e assim por diante. Pode haver um grande número de fatos de interesse, e é graças às tabelas dinâmicas que aprenderemos agora como extrair de maneira conveniente e simples esses fatos de dados brutos de uma forma que seja visual e compreensível para nós.
↑ Passo 1
Em primeiro lugar selecionamos todos os valores da tabela e a maneira mais fácil de fazer isso é a seguinte:
- clique em uma das células dentro da tabela;
- use a combinação de teclas CTRL+“A”;
Assim, o Planilhas Google todos os dados adjacentes são completamente selecionados para nós; - vá para a aba “Inserir”;
- selecione o item “Tabela dinâmica”:
e agora somos solicitados a criar uma nova tabela dinâmica.
Ficamos muito felizes que a tabela será colocada em uma nova planilha, por isso marcamos a caixa de seleção na linha desejada e clicamos em “Criar”, como resultado é criada uma nova planilha, na qual tal campo para o futuro pivô mesa é colocada:
No lado direito da janela há editor, com a qual geraremos a tabela de que necessitamos, na qual resumiremos as estatísticas que nos interessam.
↑ Passo 2
Como exemplo, vamos primeiro adicionar uma divisão por cidade.
Para fazer isso em Editor, No capítulo Cordas, clique no botão “Adicionar” e selecione o campo na lista suspensa de cabeçalhos de coluna da tabela de origem Cidade.
Imediatamente na tabela dinâmica, os nomes das cidades apareciam em linhas separadas.
Você também os tem? Ótimo!
E antes de prosseguirmos, vamos ver o que acontece se fizermos uma seleção na seção Colunas. Portanto, vamos desfazer a última ação usando a combinação de teclas CTRL + “Z”. Nossa tabela dinâmica está vazia novamente e desta vez selecionaremos o campo Cidade não na seção Cordase na seção colunas. Agora listamos as cidades não por linhas, mas por colunas:
Porém, esta ainda é apenas uma listagem de cidades e ainda não vemos nenhum significado relacionado a essas cidades.
Então é hora de ver como as tabelas dinâmicas podem receber uma estrutura mais complexa e como elas podem se tornar mais legíveis.
↑ Passo 3
Para começar, por exemplo, vamos exibir a receita de cada cidade na tabela dinâmica. Para fazer isso, basta selecionar o campo Receita seção Valores:
Os valores padrão serão simplesmente inseridos na tabela de origem. Se desejar, eles podem ser convertidos na forma desejada, por exemplo, percentuais do valor total, etc.
Agora vamos adicionar à seção Significados campo Número. E, ao mesmo tempo, vamos mudar os títulos das colunas para outros mais familiares:
Agora a tabela dinâmica já exibe dois valores para cada cidade - receita e quantidade de mercadorias vendidas. Que tipo de mercadorias foram vendidas e quando?
↑ Passo 4
Adicionar à seção Cordas campo Produto, para a seção colunas - campo Data:
Agora você pode ver imediatamente onde, o que e quando foi vendido e qual receita cada produto gerou em diferentes cidades.
Concordo, sistematizado "alimento para reflexão"tornou-se muito maior e é mais fácil de perceber e analisar do que em nosso exemplo original. Além disso, colunas e linhas podem ser trocadas simplesmente arrastando os campos correspondentes com o cursor, como dentro das seções (Cordas, colunas, Significados) e entre eles. As seleções de valores na tabela dinâmica serão alteradas de acordo.
↑ Passo 5
Adicionamos e alteramos diferentes campos em diferentes seções, alcançando o resultado desejado.
E quando a imagem desejada começa a surgir na estrutura da tabela dinâmica, simplesmente deixamos a disposição dos campos como está.
Viva! Nossa tabela dinâmica está pronta.
↑ Conclusão
Experimente com tabela de origem e veja por si mesmo que, com certas habilidades, compilar tabelas dinâmicas não é difícil.