Disco rígido do computador e a possibilidade de restaurá-lo
Você pode evitar falhas no disco rígido verificando regularmente suas condições de funcionamento. Dessa forma, é possível detectar problemas incipientes com antecedência e evitar perdas de informações e falhas de equipamentos. Os primeiros sinais de falha no disco rígido:
- carregamento lento de sistema operacional e programas;
- ocorrem erros ao copiar e gravar dados;
- tela do monitor azul;
- o computador congela durante o teste;
- desligamento espontâneo e não reconhecimento do disco rígido;
- sons estranhos e aquecimento do disco.
Causas de falha no disco rígido:
- impactos físicos ou mecânicos no disco rígido, especialmente durante o seu funcionamento;
- o efeito da corrente elétrica no disco;
- substituição intempestiva de um dispositivo desgastado;
- condições inadequadas de operação (temperatura, umidade do ar);
- falta de fonte de alimentação ininterrupta;
- possível defeito de fabricação na fabricação do disco.
Nem todo disco rígido pode ser restaurado. Se o disco rígido for danificado por força mecânica ou emitir um rangido ou rangido durante a operação, provavelmente será impossível restaurá-lo. Se o dano causado estiver relacionado ao software, a probabilidade de eliminação do dano é bastante elevada.
Para normalizar o funcionamento do disco rígido, é melhor recorrer aos serviços de programadores profissionais. Para a autorrecuperação, você precisa de um programa Victoria especial na versão DOS. Pode ser baixado para uma unidade flash USB com possibilidade de instalação posterior.
Este programa permitirá determinar o status do disco rígido verificando-o em busca de setores danificados e defeituosos. Depois de identificar os problemas, você precisa iniciar o modo de recuperação do dispositivo. O tempo do processo de análise de erros depende do tamanho do disco e da quantidade de danos.
Se, depois de “reanimar” o disco rígido, ainda houver setores danificados, sua restauração será impossível. São os diagnósticos regulares e oportunos do disco rígido que o salvarão de problemas. Dessa forma, você pode evitar imediatamente danos e destruição de dados importantes. Mas mesmo neste caso, a recuperação de cem por cento nem sempre é possível. As informações também podem não ser armazenadas na íntegra. Portanto, é melhor evitar uma falha completa do disco rígido.