Como formatar uma unidade flash para NTFS
Toda pessoa moderna possui um pen drive. É necessário armazenar vários documentos e arquivos de mídia. É usado todos os dias em vários dispositivos. Isso significa que um pendrive pode ser portador de uma grande variedade de vírus e malwares, que devem ser eliminados com um antivírus ou Utilitário de cura Dr.Web CireIt. Por esse motivo, você deve formatá-lo de vez em quando. NTFS é considerado o formato mais aceitável para formatar uma unidade flash. Existem duas maneiras de formatar uma unidade flash:
- com exclusão de dados;
- sem perda de dados.
Formatando uma unidade flash FAT32 no sistema de arquivos NTFS e excluindo dados
Se a informação que é em uma unidade flash FAT32, não for necessário, você deverá formatar o dispositivo e excluir completamente os dados.
Para fazer isso, insira a unidade flash no computador. Depois de localizado na pasta “Meu Computador”, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Formatar”.
Na segunda linha da janela, ativa para alteração de dados, configuramos o formato do sistema de formatação de arquivos para “NTFS”. Em seguida, clique no botão para iniciar o processo de formatação “Iniciar”.
O sistema tentará prudentemente evitar a destruição completa dos dados e pedirá consentimento para esta ação. Sem hesitar, clique em “OK”.
Depois disso, terá início o processo de formatação, que, no entanto, não o deixará esperando muito. Ao terminar, uma janela de informações aparecerá na tela. Diz que a formatação está completa. Clique no botão “OK”.
Agora a unidade flash está pronta para uso posterior.
Para verificar o formato do sistema de arquivos do dispositivo, vá em “Meu Computador”, clique com o botão direito na unidade flash e selecione “Propriedades”.
Formatando uma unidade flash FAT32 no sistema de arquivos NTFS e salvando dados
Nesse caso, a definição não é formatar, mas sim converter, pois esse processo ocorre por meio de um utilitário de sistema chamado “convert”.
Primeiro, insira a unidade flash no conector USB do computador. Na pasta “Meu Computador” esperamos até que ele decida.
Para ter certeza de que os dados do pen drive estão intactos após a conversão, faremos uma captura de tela de tudo o que está nele antes de iniciar o processo.
Agora vamos iniciar a linha de comando. Tenho Windows 8, encontro o programa na busca. Para usuários com versões anteriores do Windows, vá em Iniciar e selecione Todos os Programas. Na lista suspensa, clique em “Padrão” e selecione “Prompt de comando”.
Converta uma unidade flash com economia de dados para Windows 7:
- Na linha, conforme mostrado na imagem, escrevemos um comando para formatar enquanto salvamos os dados:
1 – letra atribuída pelo sistema ao pen drive;
2 – sistema de arquivos durante a conversão.
Antes de iniciar a formatação, verifique o nome que o sistema atribuiu ao pendrive. Às vezes, em vez de “F”, pode ser chamado de “E”.
Quando tudo estiver verificado, pressione “Enter”, o que significará iniciar a conversão.
Após a conclusão do processo, verificamos o sistema de arquivos do pen drive e se todas as informações estão corretas.
Converta uma unidade flash com economia de dados para Windows 8:
A única diferença entre a formatação no Windows 8 é a aparência da linha onde você precisa inserir o comando de formatação. Portanto, escrevemos o comando já conhecido na linha, conforme mostrado na imagem, e pressionamos “ENTER”.
Recursos de conversão que todo usuário deve conhecer:
- Após a conversão, a unidade flash pode funcionar um pouco mais lentamente do que após a formatação normal no mesmo formato do sistema de arquivos.
- Após a conversão para NTFS, não é possível formatar novamente para FAT32.
- Este método de conversão não pode ser executado em mídia completamente preenchida.