Detecte e elimine possíveis erros de programação
E embora os iniciantes provavelmente encontrem mais erros do que os programadores com anos de experiência, os erros ainda são um aspecto comum a todos, não importa quão experientes, e provavelmente não acontecerão em seu trabalho. Esta é simplesmente a essência da programação, e encontrar e corrigir todos os possíveis bugs em seu software pode ser uma das partes mais difíceis do trabalho.
Para fazer isso, pode ser aconselhável aprender sobre os possíveis tipos de erros de programação que você pode encontrar ao longo do caminho, bem como maneiras de detectá-los e eliminá-los, para que você possa se tornar um programador melhor e mais avançado em qualquer linguagem; C++, PHP, etc. Então aqui está um guia que detalha tudo o que você deve saber sobre erros de programação:
Como são os erros de programação?
Erros de programação são falhas ou erros que impedem o desempenho do software de maneira previsível e desejada. Os erros de programação podem se manifestar de diversas maneiras, desde pequenos erros, como erros de digitação no código, até erros mais complexos, como resultados inesperados de desempenho ou até travamentos repentinos.
Os erros que ocorrem durante a codificação são geralmente chamados de erros, independentemente de sua natureza, e o procedimento para detectar e eliminar quaisquer erros potenciais é conhecido como depuração.
As formas mais comuns de erros de programação
Hoje, há uma grande variedade de bugs e outros erros que podem ser descobertos durante o processo de codificação. No entanto, existem certos erros que tendem a acontecer com mais frequência e com os quais a maioria dos programadores já enfrentou pelo menos uma vez em suas carreiras. Aqui estão apenas alguns dos problemas mais comuns que você também pode notar:
Erro de sintaxe
Todo mundo sabe que as linguagens de computador têm seu próprio conjunto de regras gramaticais, assim como as nossas linguagens humanas. Mas embora tenhamos a capacidade de nos comunicar mesmo com uma gramática imperfeita, os computadores não são tão complexos.
É aqui que ocorrem erros de sintaxe; eles ocorrem quando uma certa sequência de regras de linguagem de computador não é seguida exatamente. Em outras palavras, os erros de sintaxe são normalmente erros menores que são, por exemplo, caracteres ausentes ou palavras com erros ortográficos no código.
Embora essas formas de erros devam se tornar menos comuns com a prática, elas sempre precisam ser corrigidas antes que seu programa possa ser executado. Felizmente, erros de sintaxe devem ocorrer facilmente em tempo de execução.
Erro lógico
Também conhecidos como erros semânticos, os erros lógicos ocorrem quando ocorre um erro em uma sequência de instruções do programa, como o uso de uma função ou fórmula errada.
Infelizmente, esses erros podem ser especialmente difíceis de detectar sem fazer com que o programa trave ou cause problemas sérios. Tecnicamente, o programa funcionará conforme o esperado, mas produzirá um resultado diferente do esperado. Por esta razão, uma falácia lógica pode “fazer sentido” para linguagem de programação, mesmo que não caiba corretamente no próprio programa.
Pode ser uma boa ideia consultar os gerentes de produto ao escrever testes para evitar erros lógicos.
Erro aritmético
Embora seja tecnicamente um erro lógico, os erros aritméticos estão, na verdade, relacionados à matemática. Eles ocorrem com mais frequência quando um programa tenta realizar uma tarefa impossível, como dividir por zero, muitas vezes sem o conhecimento do programador.
Embora esses tipos de erros não pareçam necessariamente tão graves à primeira vista, eles muitas vezes podem causar mais erros lógicos ou até mesmo erros de tempo de execução ao tentar dividir por zero. No entanto, um erro aritmético pode ser facilmente evitado se você tiver testes eficazes que incluam casos extremos, como números negativos e zero.
Erro de tempo de execução
Como o nome sugere, um erro em tempo de execução é um erro que ocorre inesperadamente ao iniciar o software ou durante a execução. Eles são provavelmente a causa de quaisquer eventos imprevisíveis, como elementos da matriz saindo do intervalo ou divididos por zero.
Erros de tempo de execução também são geralmente muito difíceis de detectar, pois o software provavelmente funcionará bem e o compilador não sinalizará nenhuma anomalia. No entanto, representam um problema mais sério porque afetam o usuário final e o impedem de realizar as tarefas necessárias.
Para mitigar esses tipos de erros, certifique-se de ter um sistema eficaz de relatório de erros que possa sinalizar erros potenciais em tempo de execução e abrir automaticamente quaisquer erros potenciais no sistema de tickets. Lembre-se de aprender com esses erros para não repeti-los no futuro.
Erro de recurso
O dispositivo que executa o software sempre alocará uma certa quantidade de recursos para ele. Caso um aspecto imprevisível do código faça com que um dispositivo tente atribuir mais recursos do que realmente possui, isso provavelmente resultará em erros de recursos.
Infelizmente, esse tipo de problema pode ser bastante difícil de detectar, pois seu dispositivo pode ser de melhor qualidade e ter desempenho superior ao dos servidores que executam o código. Além disso, simular o uso na vida real a partir de um dispositivo local também é bastante difícil.
Ao tentar evitar erros de recursos, ter um ótimo sistema de relatórios de uso de recursos pode ser de grande ajuda. De qualquer forma, esses problemas podem ser mais adequados para serem corrigidos pela equipe de operações do que pelos desenvolvedores.
Erro do compiladorии
A linguagem de programação que você usa pode exigir compilação, o que significa que o código de nível superior deve ser traduzido em código de nível inferior que seja mais fácil para o dispositivo entender e processar. Quando seu compilador não tem a capacidade de traduzir corretamente seu algoritmo para uma linguagem de nível inferior, ocorrem erros de compilação (também conhecidos como erros em tempo de compilação).
Caso seu programa enfrente esses problemas, você provavelmente não conseguirá executar os testes ou mesmo executá-lo. No entanto, você poderá evitar problemas de compilação se tentar obter feedback desde o início. Se você executar o compilador com mais frequência, poderá obter feedback em cada etapa, permitindo resolver problemas menores à medida que avança, em vez de ter que solucionar problemas de todo o software após a conclusão.
Erro de interface
Quando há uma discrepância entre o uso pretendido do seu software e como ele é usado atualmente, é provável que ocorram erros de interface. Como a maioria dos programas tende a seguir certos padrões, erros de interface podem aparecer sempre que a entrada recebida pelo software não atender aos padrões exatos que você definiu.
Esses erros podem ser especialmente difíceis de reconhecer porque muitas vezes podem aparecer como problemas da sua parte, e não como erros da parte do usuário final. A maneira mais eficaz de lidar com quaisquer bugs da IU é ter uma documentação simples e clara e detectar esses problemas com antecedência para fornecer feedback útil aos usuários.
Erro oculto
Erros latentes são geralmente aqueles erros “ocultos” que ocorrem apenas quando uma compilação de dados específica é usada. Na maioria das vezes, isso acontece quando o programador não se lembra de lidar com casos extremos específicos.
Infelizmente, erros ocultos só podem ser descobertos usando todas as combinações possíveis de dados disponíveis.
Métodos para detectar e eliminar errosк
Além dos casos descritos acima, você pode precisar de ajuda adicional para testar seus algoritmos e tentar detectar possíveis erros. Para esse fim, aqui estão alguns métodos que podem ajudar:
Use um depurador – uma ferramenta muito útil que já está integrada na maioria dos IDEs modernos, o depurador permitirá parar o código em qualquer ponto de interrupção específico, executar o código linha por linha, alterar variáveis, verificar o estado do software em tempo de execução e realizar muitas outras tarefas úteis. ações que permitirão que você encontre erros.
Teste ou verificação documental – Um dos processos mais básicos para encontrar erros em algoritmos, um teste é realizado executando cada etapa do algoritmo, uma de cada vez, enquanto acompanha os resultados.
Usando uma mesa vestígios – Ao permitir que você verifique seu código com todos os detalhes necessários, as tabelas de rastreamento também podem ser ferramentas particularmente úteis. Para usá-los de forma eficaz, lembre-se de que as linhas da tabela mostram o estado de uma etapa do código, enquanto as colunas mostram os valores das variáveis nessas etapas específicas.
Reescrevendo código – Se você sentir que não consegue encontrar o bug, mas o código não é particularmente longo e você tem bastante tempo livre, você pode tentar reescrever completamente o código. Embora esta não seja uma prática comum (alguns programadores chegam a dizer que nunca deveria ser feita), pode ser uma boa solução para iniciantes que ainda estão praticando e desenvolvendo suas habilidades.
Recurso – Às vezes, a solução para seus problemas pode ser tão simples quanto pedir ajuda a seus colegas ou comunidades online, pois é provável que outra pessoa já tenha encontrado o problema específico que você está enfrentando e o resolvido. Até mesmo anotar seus problemas enquanto procura ajuda pode permitir que você entenda qual é o problema.
Jogar aviator online grátis: hack aviator funciona
A programação muitas vezes pode ser um trabalho complexo, os requisitos exigidos tendem a não ser claros e o algoritmo tem o hábito de mudar com frequência. Portanto, tente não ser muito duro consigo mesmo e lembre-se de que os erros são uma parte inevitável do procedimento. Erros de codificação, sem dúvida, continuarão a acontecer no futuro, mas quanto mais você praticar e aprender, melhor se tornará em percebê-los e corrigi-los a tempo.
Esperamos que este guia completo explique as diferentes formas de problemas de codificação que você pode encontrar, bem como como identificá-los e corrigi-los, preparando-o para o inevitável.