FreePrograms.me

O que é um sistema de gerenciamento de armazém ou WMS?


Em outras palavras, um sistema WMS pode ser definido como um programa desenvolvido para gerenciar todas as atividades operacionais de um armazém, cujas informações são centralizadas. Sua principal tarefa é manter valores ótimos de estoque, bem como coletar todas as informações sobre a movimentação de mercadorias no armazém.

Isto garante que a sua empresa tenha um registo de cada movimento físico que ocorre no seu armazém, que poderá consultar facilmente na base de dados, evitando assim qualquer confusão na mercadoria e mantendo a rastreabilidade do produto.


Para qualquer empresa, independentemente do sector em que opera, o armazém faz parte da sua espinha dorsal, uma vez que neste local são recolhidas grandes quantidades de mercadorias e o desconhecimento do que nele se passa pode levar ao não pagamento dos clientes, bem como a perdas económicas. .

Quais são as funções de um sistema de gerenciamento de armazém?


As funções que um sistema WMS permite desempenhar são muito diversas, auxiliando sua empresa em diversos setores, entre eles:

  • Com este software você poderá acessar cada um dos pedidos de recebimento que estão pendentes, pois são gerados com base na quantidade de pedidos emitidos aos fornecedores.
  • Poderá utilizar uma fatura eletrónica, com a qual poderá inserir o pedido que necessita e emiti-lo ao fornecedor.
  • O sistema de gestão de armazém permite confirmar as informações da fatura para evitar erros nas quantidades recebidas.
  • Também permite receber produtos sem pedido de recebimento.
  • Você pode controlar a rastreabilidade do produto porque permite controlar o lote, a série e a data de validade de cada item.
  • Você pode implementar o controle de qualidade, permitindo verificar dimensões, peso e até temperatura.
  • Com o software WMS, você pode facilmente fazer devoluções relacionadas a um pedido específico recebido.

No entanto, estas não são as únicas funções que um sistema de gestão de armazéns desempenha, pois também auxilia na gestão da localização e rotação dos produtos entre armazéns, na gestão de stocks e no processo de embalagem, preparação e cross-docking.

Outras funções que podem ser executadas usando WMS incluem processo de agendamento, processo de roteamento, etc.


Vantagens de um sistema de gerenciamento de armazém

Entre as vantagens mais significativas estão as seguintes:

  • Tem um grande impacto na redução da rotatividade de pessoal e ao mesmo tempo pode aumentar a versatilidade de cada operador.
  • Cada operador é mais produtivo e as atividades realizadas são mais confiáveis, assim como o seu estoque.
  • Planejar sua empresa se torna muito mais confiável e facilita todas as decisões.
  • Permite reduzir o número de tarefas administrativas, bem como reduzir custos e diminuir a quantidade de espaço utilizado.
  • Tem um impacto muito grande na satisfação do cliente, reduzindo os tempos de atendimento dos pedidos.
  • Por fim, podemos dizer que também pode reduzir o número de devoluções e o prazo de validade dos produtos, uma vez que a mercadoria não fica estagnada no armazém.

Lembre-se que os sistemas de gestão de armazéns ou WMS podem ser totalmente independentes ou integrados a um sistema ERP, mas independentemente da forma como funcionem, podem oferecer grandes vantagens à sua empresa, elevando-a acima da concorrência.

24 de março de 2023 0
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível