FreePrograms.me

O que é um endereço IP?

А что такое ip адрес?


Um endereço IP pode ser chamado de endereço ou nome exclusivo de um dispositivo, geralmente um computador pessoal, que está conectado a redes locais ou à Internet.

Os usuários que lidaram com esses endereços podem pensar que não há nada de complicado neles. Na verdade, tudo é muito mais profundo e é essa profundidade que abordaremos neste artigo.
А что такое ip адрес?


Como muitas pessoas sabem, um endereço IP é uma combinação de quatro números, que são separados por pontos e podem ser números de 0 a 255 (por exemplo, 192.168.0.77). O usuário tem uma oportunidade maravilhosa de anotar ele mesmo esse endereço no sistema decimal, familiar a todos desde a infância. Mas o computador lê nosso endereço no sistema binário, que é uma combinação de zeros e uns. É através da combinação desses números que o computador consegue entender de onde vêm as solicitações e para onde enviar as informações.

Uma parte considerável dos computadores em todo o mundo possui endereços IP permanentes. Mas um número ainda maior de endereços é usado para necessidades técnicas, e apenas uma pequena parte dos endereços é gratuita para usuários comuns conectados à Internet. Esses endereços IP gratuitos são tecnicamente chamados de dinâmicos, enquanto os demais são chamados de estáticos. Com a ajuda de endereços dinâmicos, é possível aumentar o número de endereços IP disponíveis no domínio público.

Funciona assim: usuário se conecta à internet e obtém um endereço IP dinâmico. Depois você trabalha com calma na rede, mas mais cedo ou mais tarde você se desconecta da rede e desliga seu computador pessoal. E agora o dono do nosso endereço dinâmico é um completo estranho para nós, que atualmente está conectado à Internet. Por outro lado, nem todos os utilizadores estão autorizados a ligar-se à Internet através de endereços IP dinâmicos, pelo que se o PC for utilizado como servidor ou armazenamento de informação ao qual os utilizadores se ligam posteriormente, será necessário um endereço estático, ou seja, um endereço permanente ou chamado nome que os usuários que se conectam a este servidor devem saber.

Existem inúmeros computadores em nosso tempo, não muito menos que os modernos smartphones, tablets e TVs inteligentes, o que significa conectar todos esses dispositivos à Internet. Portanto, cada um desses dispositivos precisa de um endereço IP - o nome da rede. Mas aqui surge um problema, já que os endereços não são infinitos e podem chegar ao número 255 elevado à quarta potência. E aqui é preciso malhar maneira de usar endereços IP racionalmente. Eles agiram como um salvador endereços IP dinâmicos, e são uma das formas de racionalização.

Existe uma segunda maneira, esta é criar uma organização, chamando-a IANA, que significa Autoridade para Atribuição de Números da Internet, em russo - Administração do Espaço de Endereço da Internet. Esta administração controla os endereços IP, seu uso e emissão para registradores regionais. Existem apenas cinco desses registradores: ARIN, LACNIC, AfriNIC, RIPE NCC, APNIC. São esses cinco registradores regionais que distribuem pacotes de endereços IP para grandes provedores de Internet e mais abaixo na lista. E o elo final da longa cadeia somos nós, internautas que nos conectamos à rede independente do tipo de conexão.

Houve também um terceiro método - conectando-se à Internet usando um roteador Wi-Fi ou um dos computadores da rede local como o mesmo roteador.



Digamos que haja um escritório com uma rede local de cinco computadores. Naturalmente, todos eles exigem endereços IP permanentes, mas comprar endereços permanentes para cada computador não é a melhor opção. Existe uma solução mais simples. Assim, todos os computadores terão o mesmo endereço externamente, mas na menor rede local terão endereços IP diferentes. Neste caso, o acesso à Internet será feito através de um dos computadores que funcionam como roteador (também chamados de roteadores). Neste caso, os dados recebidos da Internet chegarão primeiro ao mesmo computador “principal” e depois serão redirecionados para os endereços internos de onde foram solicitados.

Não faz muito tempo, foi desenvolvida uma rede IPv6, embora não haja nenhuma necessidade específica para isso. E a quantidade de equipamentos que requerem Internet é suficiente para um sistema de endereço IP padrão IPv4. Mas esta situação mudará em breve, porque as tecnologias móveis estão se desenvolvendo de forma incrivelmente rápida. A conclusão deste artigo pode ser enfatizada da seguinte forma: nem tudo é tão simples como parece à primeira vista, e às vezes desenvolvimentos e descobertas fenomenais estão escondidos por trás de coisas comuns. Desejamos-lhe boa sorte na exploração da Internet!
10 de novembro de 2014 2
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. assdafds
    9 August 2017 19: 35
    A internet é criptojudaica. Não importa qual servidor você acesse, não importa se é pago ou gratuito, você será rastreado.
    E o dono de um celular na cidade é determinado com uma precisão de 30 m. Você está em tal e tal rua, entrou em tal e tal casa. As conversas são gravadas. Os “suspeitos” são deixados no disco rígido. Os peludos ouvem e assistem tudo. Por que diabos?
    Aliás, o transistor, o microcircuito e a eletricidade não foram inventados pelos judeus. Mas eles são atribuídos aos judeus. Mídia e gráficas criptojudaicas. Os judeus não são creditados com uma única invenção. Via de regra, os verdadeiros autores ou não são mencionados ou são colocados no final da lista. Então eles desaparecem completamente “em algum lugar”.
  2. Shaty
    Shaty
    3 Dezembro 2023 18: 57
    Minha irmã recebeu uma redação sobre endereços IP na escola. Então, vamos tomar este ótimo artigo como base)