Políticas de Grupo do Windows 7
O Editor de Política de Grupo está ausente no Windows 7 Home, mas em outras versões desta versão do sistema operacional ele está presente e pronto para uso. Iniciando o Editor de Política de Grupo
Iniciar este editor é muito simples. Para fazer isso, pressione no teclado combinação de teclas de atalho Win + R, digite no campo gpedit.msc e clique em "Ok".
A interface do editor é idêntica a outras ferramentas de administração: com base no painel em árvore esquerdo, você pode obter informações sobre cada seção e fazer configurações.
Como você pode ver na imagem, no lado esquerdo todas as configurações estão divididas em duas partes:
• configuração de computadores;
• configuração do usuário.
Cada uma dessas partes possui três seções idênticas:
• configuração do programa;
• Configuração do Windows;
• modelos administrativos.
Configuração do programa é responsável pelas configurações dos aplicativos instalados no PC.
Janelas de configuração é responsável por vários parâmetros do sistema: suas configurações, configurações de segurança, etc.
Modelos Administrativos contém configuração de registro do sistema e são um editor mais conveniente do que o próprio registro.
Trabalhando com o editor
Configurar restrições e vários parâmetros aqui é bastante simples. Vejamos um exemplo de configuração: siga o caminho Configuração do usuário > Modelos Administrativos > Sistema, onde não há necessidade de expandir o último item - basta clicar na palavra com o botão esquerdo do mouse.
Aqui você pode ver diversos parâmetros de configuração, entre os quais existem configurações como:
• proibir o uso da linha de comando;
• negar acesso a ferramentas de edição de registro;
• não inicie os aplicativos especificados do Windows;
• execute apenas aplicativos específicos do Windows;
• atualizações automáticas do Windows.
Para editar estes e outros parâmetros, você pode clicar duas vezes em cada um deles com o botão esquerdo do mouse. A captura de tela mostra que você pode alterar o estado do parâmetro definindo-o para o valor "Habilitado" ou "Desabilitado".
Como funcionam as políticas de grupo
Digamos que você desabilitou o uso da linha de comando. Agora, quando o usuário decidir executá-lo, receberá a seguinte mensagem de erro:
O usuário receberá tais mensagens sempre que tentar realizar uma ação proibida. Se você decidir simplificar o uso do seu PC, por exemplo, desative "Controle de conta de usuário: comportamento do prompt de elevação do administrador", a janela sobre o lançamento de um programa que faz alterações no sistema não será mais exibida.
Todas as configurações podem ser personalizadas ao seu gosto, resultando em maior produtividade e segurança quando outros usuários estiverem usando o PC.