O que é xpcom?
Você pode notar imediatamente que este componente é encontrado em um navegador popular, ou seja, no navegador Mozilla Firefox. Este componente também é encontrado em alguns outros softwares. Pode-se notar imediatamente que XPCOM não é apenas um componente, mas um modelo de desenvolvimento de software orientado a componentes de plataforma cruzada. No nosso caso, este modelo destina-se ao desenvolvimento de software para o navegador Mozilla. Vamos tentar entender esse componente com mais detalhes. Podemos imediatamente fazer uma analogia entre este modelo e o modelo COM da Microsoft. O padrão de tecnologia Microsoft COM também se destina ao desenvolvimento de software. Aliás, XPCOM pode ser chamado de framework, ou seja, a estrutura de um sistema de software. Um framework é um software cujo objetivo principal é facilitar o desenvolvimento e a integração de componentes de um grande objeto de software. Em termos mais simples, um framework é o framework de um sistema de software.
Foi escrito acima que o XPCOM é em muitos aspectos semelhante ao Microsoft COM. Mas, provavelmente, uma das principais diferenças entre esses padrões é que o XPCOM é um software livre.
Se resumirmos tudo o que foi escrito acima, não será difícil entender que o XPCOM é necessário para a programação de componentes. E como você sabe, para programar algo você precisa de um compilador. Para que é usado o componente XPCOM? Já pelo nome você pode entender que usando XPCOM você pode escrever componentes em diversas linguagens de programação. E esses componentes podem então ser usados em um único programa. Então, o navegador Mozilla é a prova disso.