Como comprar um laptop usado?
Recentemente, os serviços de venda de diversos dispositivos tornaram-se cada vez mais populares, onde os usuários oferecem a outros a compra dos seus. bens usados a preços baixos. No entanto, por trás das etiquetas de preços reduzidos, muitas vezes há deficiências sobre as quais o vendedor se cala, e o comprador pode não detectar imediatamente ou nem prestar atenção a isso. Hoje vamos contar como é mais lucrativo e melhor comprar um dispositivo como um laptop de outro proprietário.
Então, escolhemos o laptop que precisávamos e estudamos cuidadosamente sua descrição. Vendedores conscienciosos notam imediatamente todas as deficiências, mas na verdade existem algumas delas. Mesmo que se levem em consideração alguns “ombreiras”, não é verdade que é aqui que termina a sua lista.
Ao se encontrar com o vendedor, peça o recibo de venda do laptop para saber a idade do aparelho. Caso não haja recibo, caixa ou outro equipamento, mas isso não foi indicado na descrição, você pode sugerir uma redução de preço.
Inspecione o laptop cuidadosamente quanto a danos externos. Qualquer dano “não documentado” na descrição só beneficiará você e seu bolso - o principal é indicá-los adequadamente.
Ligamos o laptop junto com o vendedor. Se já estiver ativado, desligue-o e ligue-o novamente para verificar a velocidade de download. Acontece que os discos rígidos dos laptops morrem repentinamente e o primeiro sinal é um tempo de inicialização do sistema muito longo ou sua completa ausência. Não vale a pena comprar este laptop ou está por um preço muito baixo.
Olhamos para a tela e observamos se há pixels mortos ou arranhões afetando a imagem.
Via dxdiag (entre na linha "Executar" chamada combinação de teclas de atalho Windows + R) você poderá conhecer a maioria das características e parâmetros do computador que nos interessam. Verificamos com a descrição ou perguntamos ao vendedor. Se ele mentiu em algum lugar (adicionou alguns gigabytes extras de RAM ou alguns núcleos) - apontamos a mentira e baixamos o preço.
Em geral, quanto mais o vendedor mente, mais a confiança nele e o desejo de comprar devem diminuir. Porém, se verificarmos tudo corretamente e tivermos certeza de que durante a operação o laptop não causará mais problemas do que aqueles que já foram identificados, podemos reduzir completamente o preço já bastante baixo para um preço muito mais lucrativo durante o exame.
Então, hoje falamos sobre como comprar corretamente um laptop “usado”. Fique atento!