Por que o BIOS vê o disco rígido, mas o Windows (PC) não?
O problema com o sistema operacional detectando um disco rígido na maioria dos casos ocorre após conectar um novo HDD ao computador. Isso se deve ao fato do dispositivo não estar formatado inicialmente, o que impede que o Windows veja as partições desse dispositivo. Além disso, se a unidade for reconhecida no BIOS, significa que está funcionando. Este artigo descreve todas as maneiras existentes de resolver o problema quando um computador ou laptop não vê o disco rígido (interno ou externo).
Se você não encontrou uma maneira de restaurar o HDD abaixo na publicação, não importa se é uma unidade externa ou interna. Se precisar de reparos com preservação de dados em São Petersburgo, isso é feito no SmartTop, link para a página https://smart-top.ru/2022/12/17/vosstanovlenie-zhjostkih-diskov-ssd-ili-dannyh- s-nih/. Às vezes, só será possível extrair dados da unidade; a unidade em si pode não ser recuperável se houver problemas com cabeças ou placas magnéticas.
[banner_rotator]
{banner_rotator}
[/banner_rotator]
Restaurando a visibilidade do disco rígido no Windows
Numa situação padrão, é possível resolver o problema utilizando as ferramentas internas do sistema operacional, sem recorrer ao uso de manipulações complexas e programas de terceiros. Assim, todo o problema está na limitação do sistema do shell do software quanto ao estado virtual do drive, que não permite a exibição de partições no diretório "Meu computador" .
Formatação manual
Esta opção é adequada para usuários que acabaram de conectar um disco rígido. Nesse caso, o sistema operacional pode simplesmente não ver o dispositivo, então você deve primeiro formatá-lo usando utilitário do sistema, que exibe a unidade conectada mesmo que o "Meu computador" ele não está lá. Para resolver este problema, siga as instruções abaixo:
- No menu Pusk clique no item "Painel de controle" .
Para uma busca mais conveniente, no canto superior direito da janela que se abre, ao lado da palavra "Visualizar", Selecione uma categoria "Ícones grandes". Dentre os ícones que aparecem, você precisa ir até o parâmetro "Administração".
A seguir, selecione "Gerenciamento de Computadores" da lista proposta.
Após abrir a próxima janela na coluna da esquerda, clique na linha "Gerenciamento de Disco".
Esta ferramenta exibe todas as partições existentes e unidades de armazenamento adicionais conectadas ao computador. Você precisará de um volume que será rotulado "Área não marcada", o que em termos simples significa seu estado não formatado.
Clique com o botão direito neste volume não alocado e no submenu que aparece, clique no comando "Formato". Depois disso, o sistema operacional solicitará que você confirme a ação, após a qual a configuração preliminar estará disponível, onde você precisará especificar o sistema de arquivos apropriado e nomear o dispositivo.
Quando o processo estiver totalmente concluído, reinicie o seu PC, após ligá-lo, abra "Meu computador" e certifique-se de que o HDD anteriormente invisível seja exibido.
Restaurar um HDD quando ele está completamente ausente no Windows
Um manual simples foi descrito acima sem dificuldades adicionais. Mas também acontece que depois de conectar a unidade à unidade de sistema, ela não pode ser detectada pelas ferramentas padrão do sistema operacional. Existem 3 maneiras principais de sair da situação.
Método 1: Verificando conexões e fios
Não importa o quão trivial possa parecer, muitas vezes o mau funcionamento está na conexão incorreta dos conectores e plugues do HDD provenientes da unidade de sistema. Pode ser uma conexão ruim ou um cabo danificado, cuja substituição consertará tudo.
Para facilitar a verificação dos cabos, você pode simplesmente entrar no BIOS pressionando F2 ou Apagar logo no início da inicialização do computador.
Veja também: Como entrar no BIOS em um computador
Em seguida, você precisa abrir a seção "Mão" e certifique-se de que o shell veja a unidade conectada. Caso contrário, fique à vontade para verificar as conexões ou trocar o cabo. Além disso, definitivamente recomendamos alterar a porta que conecta a unidade à placa-mãe. Via de regra, possui vários conectores SATA, bastando reconectar o HDD a outro livre.
Método 2: usando utilitários especiais
Quando há um disco rígido no BIOS, mas o Windows não detecta seus diretórios, você deve recorrer a programas como Partition Magic ou Acronis Disk Director. Esses aplicativos possuem uma grande quantidade de funcionalidades e são capazes de resolver os problemas mais complexos relacionados ao desempenho de um dispositivo de armazenamento. Através de tal programa você pode identificar um novo HDD, formatá-lo e forçar o sistema a exibir partições em "Meu computador".
Leia mais sobre o processo de formatação com software de terceiros no Método 1 do artigo no link abaixo.
Para mais informações: Formatando seu disco rígido
Método 3: atualizar o BIOS
Se você tentou tudo descrito acima e, no final, a unidade não ficou visível nem no shell nem no Windows, provavelmente há incompatibilidade de software entre o BIOS e o novo dispositivo. Isso acontece quando a diferença entre as datas de lançamento dos componentes é superior a 5 anos, o que se deve a arquivos de controle desatualizados, cujos códigos de execução não conseguem reconhecer as inovações de um drive moderno.
Você terá que atualizar o BIOS baixando as atualizações mais recentes do site oficial do desenvolvedor da placa-mãe. Você pode aprender mais sobre o processo de atualização do shell clicando no link abaixo.
Conclusão
Em princípio, não há situações em que um novo disco rígido conectado não possa ser sincronizado com o sistema operacional. A exceção é o próprio dispositivo não estar funcionando ou um PC muito antigo, cuja atualização mais recente do BIOS também é muito antiga.