Conectando um segundo disco rígido ao computador
Os proprietários de computadores às vezes enfrentam problemas como falta de memória no disco principal. Nesses casos, é necessária a instalação de outro disco rígido. Neste artigo aprenderemos como instalá-lo corretamente, quais ações precisam ser realizadas e quais ferramentas serão necessárias para isso.
Instalando um disco rígido
Para instalar o disco rígido com sucesso, ele deve ser fixado corretamente no gabinete, depois conectado à placa-mãe e certificar-se de que o sistema o reconhece. A seguir, resta realizar uma formatação rápida, após a qual estará totalmente pronto para uso.
Etapa 1: Prepare-se para instalar a segunda unidade
Na primeira etapa, você precisa selecionar todos os elementos e ferramentas para conectar o segundo HDD. Precisaremos de:
- 4 parafusos para fixação do disco rígido ao gabinete;
- Cabo de dados SATA;
- Cabo de energia;
- Chave Phillips.
Algumas fontes de alimentação não possuem cabos de alimentação com conectores SATA. Neste caso, para conectar o disco rígido à fonte de alimentação você precisará de um adaptador IDE-SATA deste tipo:
No entanto, isso se aplica apenas a computadores antigos; na maioria das vezes, todas as configurações de PC são modernas, portanto a conexão IDE não é mais relevante.
Na compra de um disco rígido, está incluído um cabo de dados com conectores SATA 2, 3. Via de regra, é de cor vermelha (embora existam amarelos e pretos) e pode ter um conector reto ou em forma de L em uma das extremidades. É preferível escolher o segundo tipo, pois neste caso será obtida uma conexão mais confiável ao disco.
Etapa 2: Instalação do HDD
Primeiro você precisa remover o disco rígido da embalagem, se for novo, primeiro inspecione-o por todos os lados e certifique-se de que não haja danos ou arranhões. Em seguida, desligue o computador desconectando o plugue da tomada. Depois disso, você pode remover as tampas laterais do gabinete para ter acesso à placa-mãe e ao compartimento do disco rígido.
Na foto abaixo, as setas indicam os locais onde os discos rígidos podem ser conectados.
Se você planeja instalar dois discos, é ideal que eles estejam localizados a alguma distância um do outro. Neste caso, com resfriamento adequado, eles não superaquecerão.
Fixamos o disco rígido com quatro parafusos em um dos compartimentos do gabinete. Primeiro você precisa selecionar uma chave de fenda Phillips, com a qual você pode apertar os parafusos com facilidade e sem esforço.
O próximo passo é talvez o mais importante. É necessário colocar o disco com muito cuidado no compartimento da caixa. Isso deve ser feito de forma que o disco rígido caiba claramente no compartimento, sem danificar os cabos que ficam próximos. Deve ser algo assim:
Depois de certificar-se de que o disco rígido está instalado na posição correta, aperte-o com parafusos. Isto deve ser feito com cuidado. Para realizar todas as operações com facilidade, é melhor primeiro desconectar todos os fios da caixa e instalá-la na posição mais conveniente para o trabalho. Depois de apertar os parafusos, certifique-se de testar a resistência da conexão do disco. Não deve oscilar, mas estar firmemente fixado em uma posição:
A próxima etapa é conectar os cabos de alimentação e dados. O conector do cabo de alimentação é maior. Nós o conectamos ao conector maior do disco rígido. Em seguida, insira o cabo SATA. O diagrama de conexão ao disco é o seguinte:
Depois disso, insira a segunda extremidade do cabo de dados em um dos conectores SATA da placa-mãe:
Como regra, os conectores SATA estão localizados próximos uns dos outros e há uma inscrição correspondente ao lado deles. O conector deve estar bem ajustado para fazer uma conexão confiável. É imprescindível focar a atenção nisso para que não haja problemas futuros no reconhecimento do disco pelo sistema.
Agora conectamos o segundo cabo à fonte de alimentação.
Depois de nos certificarmos de que todas as conexões estão confiáveis e que o disco rígido está bem fixado, montamos o gabinete em seu estado anterior. Assim, conectamos o segundo disco ao computador. Resta apenas garantir que ele apareça no BIOS e que o sistema o reconheça.
Etapa 3: reconhecimento de disco pelo sistema operacional
O disco rígido conectado ficará visível no BIOS, mas o Windows ainda não conseguirá trabalhar com ele. Neste caso, será necessário inicializá-lo, e isso pode ser feito da seguinte maneira.
- Ligue o computador e vá ao menu "Gerenciamento de Disco".
- Se o disco estiver conectado corretamente, ele exibirá a inscrição "Não distribuído", e sua capacidade será indicada.
- Depois disso, você precisa clicar com o botão direito no HDD recém-conectado e criar um volume simples.
- Em seguida, você precisa atribuir uma letra de unidade.
- Resta então formatar o disco no modo rápido, selecionando o sistema de arquivos NTFS. Após a formatação, deverá ser detectado pelo sistema.