Como realizar uma reversão do sistema no Windows 7
O artigo falará sobre três maneiras de retornar o sistema ao estado de funcionamento:
1. Recuperação diretamente do sistema;
2. Recuperação usando modo de segurança;
3. Recuperação usando o disco de instalação do Windows 7. Recuperando diretamente do sistema
Este método é útil para quem tem o sistema inicializado e funcionando, e não importa como, o principal é que ele inicialize. Por exemplo, se surgirem alguns problemas após a instalação de vários programas ou drivers. No entanto, a exclusão dos programas não trouxe nada de volta. Neste caso, uma reversão do sistema salvará a situação.
Para fazer isso, clique em “Iniciar” e digite “recuperação” na barra de pesquisa. Entre os resultados da pesquisa procuramos “Restauração do Sistema”:
Na janela que se abre, clique imediatamente em “próximo”:
Uma lista de pontos de recuperação será exibida na janela que é aberta. Selecione aquele que for mais conveniente para você e clique em “Avançar”:
Agora precisaremos confirmar a restauração. Para fazer isso, clique no botão “Concluir”:
O Windows ficará um pouco chato e pedirá que você confirme suas ações novamente:
Depois disso, a recuperação do sistema começa. Esteja preparado para esperar porque pode levar algum tempo. Após a conclusão do procedimento será realizado reinicialização do sistema e uma mensagem indicando uma operação bem-sucedida aparecerá:
Este é o fim do primeiro método. Se o problema persistir, tente selecionar um ponto de restauração diferente.
Recuperando usando o modo de segurança:
Portanto, o segundo método deve ajudar aqueles cujo sistema não inicializa normalmente da maneira usual. A prática tem mostrado que esse método costuma ser o mais eficaz.
Para entrar no Modo de Segurança, você precisa reiniciar o computador e pressionar imediatamente a tecla F8. Se tudo for feito corretamente, aparecerá um menu no qual você deverá selecionar uma opção para inicializar o sistema. Precisaremos entrar no “Modo de segurança” e pressionar a tecla “Enter”.
Esperamos um pouco até que o sistema inicialize. Agora abra “Restauração do Sistema” exatamente como descrito no primeiro parágrafo. Se você já fez uma restauração antes, um novo item aparecerá na página aberta que irá reverter o sistema (uma tautologia, mas é verdade). Precisaremos do item “Selecionar outro ponto de recuperação” e clicar no botão “Avançar” (se não houve recuperação antes, basta clicar imediatamente em “Avançar”).
As demais ações não diferem daquelas descritas no primeiro parágrafo.
Restaurando usando o disco de instalação do Windows:
Este método é descrito por último, pois para isso é necessário ter um disco de instalação (ou unidade flash inicializável) sistemas. Este método tem seus prós e contras. Por exemplo, ajudará se o modo de segurança não iniciar. Esses casos podem ser considerados os mais graves.
Portanto, insira o disco na unidade e inicialize a partir dele. Se tudo for feito corretamente, aparecerá uma janela com a escolha do idioma. Selecione o mais conveniente e clique em “Avançar”. Na próxima janela você precisa selecionar “Restauração do Sistema”:
O computador passa algum tempo procurando sistemas instalados. Se houver mais de um, selecione o que você precisa e clique em “Avançar”. Agora você deve selecionar “Restauração do Sistema”. No futuro, o processo será muito semelhante aos dois métodos anteriores:
Na janela que se abre, clique em “Avançar”:
Selecionamos um ponto de reversão e clicamos em “Avançar”:
Em seguida, clique em “Concluir” e concorde com todos os avisos. Depois disso, esperamos até que a recuperação seja concluída e reinicie o sistema.