É possível limpar meu computador sem reinstalar o Windows 10?
A maioria dos profissionais de TI dirá que a melhor maneira de acelerar o seu computador sem atualizar o hardware é limpar (formatar) as unidades e reinstalar o sistema. Infelizmente, isso nem sempre é possível. Às vezes há arquivos importantes que não podemos excluir nem transferir para qualquer outra mídia, às vezes temos muito pouca experiência para realizarmos tal operação nós mesmos. Felizmente, existe uma saída - existem maneiras de “ventilar” o seu computador sem reinstalar o sistema e sem formatação.
Reinstalando o sistema sem formatar os discos
O Windows 10 possui um recurso de redefinição de fábrica que não afeta os arquivos e programas instalados no computador. Esta é a melhor maneira de limpar seu computador sem reinstalar completamente o Windows 10.
Embora Keep My Files seja um item selecionável ao reinstalar o Windows, é uma espécie de “reinstalação suave”. Todos os arquivos do sistema são então reinstalados, mas o instalador retém todos os pertences pessoais do usuário sem intervenção. Na verdade, isso facilita muito a vida, pois não há necessidade de reinstalar todos os aplicativos e todos os softwares utilitários, o que, por exemplo, no caso de jogos, pode levar muito tempo.
Para iniciar esse recurso, digite “Reinicializar seu PC” na caixa de pesquisa da barra de tarefas, selecione “Começar” e depois “Manter meus arquivos”.
Removendo software redundante
Em muitos computadores, a quantidade de bloatware instalada excede em muito o limite no qual o sistema fica lento e perde desempenho. Isto é especialmente verdadeiro para laptops, que muitas vezes são fornecidos pelos próprios fabricantes com dezenas de aplicativos corporativos e muitas vezes publicitários completamente desnecessários. A maior parte deste tipo de software é vírus, que nunca será usado pelo usuário médio.
Infelizmente, algumas pessoas não sabem que esses programas podem ser desativados ou desinstalados, acelerando assim o computador ou até mesmo a vida útil da bateria. Assim, durante anos eles consomem recursos computacionais valiosos sem devolver nada em troca. Para remover esses programas desnecessários do disco, basta digitar “Aplicativos e Recursos” na barra de pesquisa da barra de tarefas e seguir o link de mesmo nome. Em seguida, na lista de aplicativos, selecione para remover aqueles que não são usados.
Recurso "Recuperação" no Windows 10
O Windows 10 tem um recurso muito interessante e útil de restaurar o sistema para um dos pontos salvos no tempo. Chama-se "ponto de restauração"e reside no fato de que de vez em quando - no horário escolhido por nós, o computador copia todo o conteúdo das pastas e arquivos selecionados do sistema e cria um “ponto de restauração” ao qual o computador pode retornar manualmente se houver problemas surgir.
Acontece que o fabricante do computador cria um ponto de restauração que os compradores de hardware podem usar posteriormente. Este ponto foi projetado para restaurar o computador às configurações padrão de fábrica, para que você possa atualizar o computador sem reinstalar o Windows.
A desvantagem desta solução é que para utilizá-la é necessário primeiro habilitar o recurso de ponto de restauração, que pode estar desabilitado por padrão no sistema (pois ocupa muito espaço em disco).
Limpador de registro do Windows
Após a remoção de programas desnecessários, infelizmente, eles não desaparecem completamente do sistema, pelo menos não todos. O Windows contém um tipo de banco de dados de referência chamado registro. Ele contém informações importantes para o sistema sobre programas e recursos instalados. Embora a desinstalação de um programa deva, teoricamente, remover as entradas do registro desse programa, nem sempre é esse o caso. Um registro cheio desses “restos” de programas e funções excluídos acabará se tornando um obstáculo para todo o sistema. É melhor excluir essas entradas usando aplicativos apropriados, pois excluí-las você mesmo pode causar falhas graves no sistema.
Porém, aqui é preciso ter sempre muito cuidado, pois mesmo programas especializados para restauração de registro podem cometer erros. Certifique-se de fazer backup de todos os arquivos importantes antes de limpar o registro.
Programas em inicialização automática
Às vezes, mesmo após a remoção de programas indesejados do computador, podem ocorrer alguns problemas de desempenho. O principal sintoma aqui é que o Windows inicia lentamente. Se for esse o caso, é mais provável que haja muitos programas tentando executar na inicialização, consumindo recursos (como RAM) e atrasando todo o processo.
Para evitar que alguns programas sejam iniciados na inicialização e sobrecarreguem o computador, abra o painel Inicializar digitando a palavra Inicializar no campo de pesquisa da barra de tarefas e, em seguida, vá para o aplicativo de mesmo nome. Uma lista de programas será exibida lá. Esses são aplicativos que são carregados quando você liga o computador. Na verdade, todos eles podem ser desativados sem preocupação. Se precisarmos deles, eles podem ser iniciados enquanto o sistema está em execução.
Removendo dispositivos não utilizados
No Painel de Controle do Windows 10 podemos encontrar a seção “Dispositivos e Impressoras”. Muitas vezes existem dispositivos que não usamos há muito tempo. Vale a pena removê-los porque isso levará a uma maior ordem no sistema e os drivers desnecessários também desaparecerão. Isso não terá um grande impacto no desempenho geral do seu computador, mas facilitará a localização dos dispositivos quando os procurarmos.