Por que o botão “Estender volume” no utilitário diskmgmt.msc do Windows 10 não funciona?
A ferramenta integrada de gerenciamento de disco no Windows 10 tem funcionalidade inferior outros gerenciadores de volume, mas é adequado para redimensionamento de partição comum. Esta operação pode ser realizada com o comando “Estender volume" (o tamanho aumenta) ou "Diminuir Volume"(o tamanho diminui). No entanto, existem várias limitações.
Por exemplo, você pode expandir o espaço em disco de uma partição usando espaço que não passou pela operação de alocação, que deve estar localizado na parte correta da mídia. Caso contrário, o botão de expansão de volume não funcionará no menu de contexto da partição marcada. Existem também vários outros motivos que impedem a ampliação do volume.
A área não alocada não é adjacente à direita do volume que está sendo expandido
Aumentar o tamanho de um volume na ferramenta padrão do Windows só é permitido adicionando espaço não alocado a ele. Porém, é necessário estar do lado direito da seção que está sendo editada e também adjacente aos seus limites. Por exemplo, se você expandir o volume do sistema com a letra C, precisará apagar a partição lógica D. Se você reduzi-la, o espaço livre aparecerá no lado direito de "mais fino» elemento, não adjacente ao limite da unidade C.
Se você planeja criar uma área adicional em uma partição lógica em detrimento de um volume com arquivos do Windows, esta operação também não pode ser realizada: na ferramenta de gerenciamento de disco rígido, o espaço não alocado aparecerá à esquerda do espaço com o letra D, permitindo expandir apenas o armazenamento com arquivos que suportem o funcionamento do SO.
O sistema de arquivos da unidade expansível não é compatível
Também é impossível atribuir um tamanho diferente a um volume na ferramenta de gerenciamento de disco quando ela não possui NTFS, mas sim um sistema de arquivos diferente dele. Então, integrado em "dez" O aplicativo diskmgmt.msc não permitirá expandir discos formatados em FAT32. Portanto, ao alterar o tamanho para um tamanho maior, o FAT32 precisa ser convertido para NTFS ou um gerenciador de disco instalado no PC para contornar as restrições mencionadas.
Os volumes estão localizados em diferentes HDDs físicos
Se o seu computador tiver pelo menos dois discos rígidos, uma partição com tamanho aumentado e espaço não alocado pode estar localizada em mídia diferente. Então o botão para expandir os tamanhos de volume não estará ativo. E você terá que combinar discos apenas criando software Matriz RAID.
Exceções às regras
Acima discutimos os principais motivos que impedem a ativação do botão “Expandir volume”. Mas há exceções a essas regras em relação a partições lógicas e dinâmicas. Se o seu disco rígido tiver um volume lógico com uma etiqueta azul brilhante na ferramenta de gerenciamento, as dimensões podem ser aumentadas usando espaço que não está alocado e que não toca os limites.
Seções dinâmicas, marcadas em tom oliva, também possuem nuances próprias. software diskmgmt.msc. Você pode expandir volumes arbitrários em tais objetos, inclusive às custas de espaço no segundo disco físico. Após tal operação, aparecerá um único espaço lógico com uma letra.