Terceirização de TI - qual a sua essência?
Cenários de aplicação típicos para terceirização de TI são, por exemplo, operação externa de data centers, terceirização de administração de servidores, fornecimento de especialistas em TI, uso de uma linha direta externa de TI ou até mesmo terceirização completa de TI.
Quando você deve usar a terceirização de TI?
As operações de TI e o suporte a aplicações estão se tornando cada vez mais complexos para muitas empresas devido à crescente complexidade e aos requisitos de conformidade regulatória, escalabilidade, disponibilidade e segurança. Isso ocorre porque as arquiteturas de TI devem ser constantemente apoiadas, monitoradas, mantidas e, se necessário, evoluídas. Com a ajuda da terceirização de TI, as empresas têm a oportunidade de transferir essas tarefas para prestadores de serviços externos e, assim, economizar esforço e dinheiro em serviço de informática. Isto significa que a terceirização de TI não é de forma alguma relevante apenas para grandes corporações, mas também atraente para pequenas e médias empresas. Por exemplo, se uma empresa não puder manter um grande departamento de TI interno, a terceirização de TI pode ser uma alternativa econômica. Especialmente para tecnologias que requerem know-how especial, a terceirização de TI faz sentido para as empresas.
Quais são os benefícios da terceirização de TI?
- Economia de tempo (operação, manutenção e desenvolvimento adicional de TI são terceirizados)
- Redução de custos (economia em pessoal e recursos de TI)
- Conhecimento especial de especialistas em TI com formação ideal
- Conformidade com requisitos regulamentares e de segurança
- sempre o hardware e software mais recentes
- Idealmente, escalabilidade e alta disponibilidade
- Serviços de consultoria de TI
O que você deve considerar ao terceirizar TI?
O mais importante na terceirização de TI é ter um provedor de serviços confiável que atenda aos seus requisitos, como qualidade, disponibilidade, compatibilidade, segurança e conformidade. Você deve esclarecer antecipadamente os detalhes da cooperação com o prestador de serviços e prever o maior número possível de contingências no contrato. Esta é a única forma de garantir que você está coberto em caso de dúvida e proteger sua empresa de qualquer quebra de contrato por parte do prestador de serviço.
O que são serviços gerenciados e serviços operacionais?
Com a terceirização de TI, você pode terceirizar completamente seus processos e tecnologias de TI (serviços gerenciados) ou trazer especialistas externos de TI para sua empresa de forma temporária ou permanente (serviços operacionais). No caso dos chamados serviços operacionais, os especialistas em TI também estão diretamente no local da sua empresa. Outras características da terceirização, como sob demanda, PaaS e SaaS, são descritas com mais detalhes a seguir.
O que significa "sob demanda"?
On-Demand (ou onDemand) significa que o software é usado sob demanda de fornecedores externos mediante o pagamento de uma taxa, ou seja, na verdade alugado. Esses fornecedores externos também garantem que o software esteja sempre atualizado. Além dos métodos de pagamento, ambas as abordagens também se aplicam a sistemas gratuitos e de código aberto. Além das aplicações, onde esse uso também é chamado de Software como Serviço (SaaS), especialmente em ambiente de nuvem, existem modelos comparáveis para hardware (Infraestrutura como Serviço [IaaS] - conceitualmente cada vez mais relacionado ao poder computacional), desenvolvimento e ambientes de tempo de execução (Plataforma como Serviço [PaaS]) ou como um pacote geral para todos esses aspectos de TI (Tudo como Serviço [XaaS]). Outros acrônimos menos comuns referem-se a aspectos especializados adicionais deste ambiente de serviço, incluindo Plataforma de Aplicativo como Serviço (APaaS), Backup como Serviço (BaaS), Comunicações como Serviço (CaaS - para serviços de comunicação como telefonia e sistemas de conferência) , Desktops como serviço (DaaS), Bancos de dados como serviço (DbaaS - para bancos de dados), Hardware como serviço (HaaS - para dispositivos móveis, bem como switches, roteadores, servidores, etc.), Monitoramento como serviço (MaaS - para dispositivos móveis, bem como switches, roteadores, servidores, etc.). ), monitoramento como serviço (MaaS - especialmente na área de segurança de TI).
O que é PaaS?
Plataforma como serviço (PaaS) ocorre quando, por exemplo, bancos de dados ou serviços de software são usados por meio da nuvem de um provedor de nuvem externo. Você pode acessar os serviços por meio das interfaces apropriadas. O provedor de nuvem é responsável pela modernização, administração do sistema e manutenção da infraestrutura. Outro benefício é que os usuários podem acessar o serviço em nuvem de qualquer lugar e também do celular.