É possível desabilitar a Cortana no Windows 10,11
A Cortana não decolou como seus concorrentes. Em vez disso, o assistente simplesmente fica sentado em nossos computadores, coletando dados e carregando recursos do sistema sem dar nada em troca. A maioria dos usuários não o usa diariamente devido à sua ineficácia, e o Windows percebeu: a atualização mais recente do Windows 11 tornou muito mais fácil desabilitar a Cortana. Vamos ver como desabilitar o programa permanentemente.
Antes de fazer grandes alterações no seu PC, é recomendado criar um ponto de restauração do sistema para que todos os danos possam ser reparados.
Crie um ponto de restauração
Instruções sobre como fazer isso:
Na barra de pesquisa no canto inferior direito, procure por “restauração do sistema”. Escolha criar um ponto de restauração. Clique em Configurar > Habilitar proteção do sistema > Aplicar > OK > Novo > Dê um nome à data atual do arquivo. Se o seu computador não estiver danificado, você não precisará acessar o arquivo de recuperação. A melhor opção é deixá-lo intacto, pois isso irá restaurar o computador como estava no dia crie um ponto de restauração do sistema. No entanto, se você precisar restaurá-lo, veja como acessar o arquivo de restauração do sistema: Na barra de pesquisa no canto inferior direito, procure por “restauração do sistema”. Escolha criar um ponto de restauração. Clique em Restauração do sistema > Avançar > Selecione um arquivo > Clique em Avançar.
Como remover a Cortana no Windows 10
Existem várias opções para fazer isso, tudo depende do uso do computador e da experiência técnica, por assim dizer, do nível do usuário. Deixe-nos mostrar a maneira mais simples: ocultar apenas a Cortana da barra de tarefas sem excluí-la: Clique com o botão direito na barra de tarefas na parte inferior da tela> Clique em Mostrar Cortana. Agora ela está fora de vista!
Para desativar completamente a Cortana: Clique com o botão direito na barra de tarefas na parte inferior da tela > Clique em Gerenciador de Tarefas > Mais detalhes > Vá para a guia Iniciar> Selecione Cortana > Desativar.
Desative a Cortana no Windows 11
Nesta versão, o software Cortana não é uma parte obrigatória do sistema operacional, como era nas versões anteriores. Para impedir que a Cortana seja iniciada automaticamente na inicialização: clique com o botão direito em Iniciar > Configurações > Aplicativos > Aplicativos> Aplicativos e recursos > Role para baixo até Cortana ou pesquise na barra de pesquisa > Clique no ícone de três pontos> Avançado > Role para baixo até Login > Desligar.
Se você precisar desabilitar a Cortana permanentemente: Clique com o botão direito na barra de tarefas na parte inferior da tela> Clique em Gerenciador de Tarefas> Mais detalhes> Vá para a guia Inicializar> Selecione Cortana> Desabilitar.