FreePrograms.me

Descubra as características do seu PC usando DxDiag

DxDiag é um utilitário de diagnóstico para DirectX, uma biblioteca Microsoft Apis para processamento 3D como Vulkan. DirectX é utilizado em videogames e outros aplicativos que utilizam aceleração 3D e, por estar integrado nas versões mais recentes do Windows, podemos encontrar o utilitário em nossos computadores sem precisar instalar nada.



Inicialmente, este utilitário foi usado não apenas para diagnóstico, mas também para testar dispositivos relacionados a DirectX, e até mesmo para corrigir erros que apresentavam, mas a partir do Windows Vista, o utilitário exibe apenas informações sobre o computador e seus dispositivos.



O acesso a este utilitário é extremamente simples, basta digitar “dxdiag” no campo de texto do menu Iniciar e clicar na única opção que aparece. Neste ponto o utilitário começará a funcionar e em alguns casos aparecerá uma pequena janela perguntando se queremos que o Windows verifique se os drivers estão assinados digitalmente, ao que clicaremos em “sim”.

Após alguns segundos, será aberta uma janela com o utilitário DxDiag, na qual existem várias abas, que descreveremos na próxima seção do guia, nas quais estão os diversos dispositivos de sistema, tela, som e entrada disponíveis em nosso computador. agrupado.

Que informações o DxDiag fornece?


DxDiag nos fornecerá informações sobre os dispositivos do computador relacionados ao processamento 3D, os drivers que esses dispositivos usam e detalhes de como eles se relacionam com Apis, que contém DirectX, embora encontremos muitos informações sobre a placa de vídeo e seus drivers, não teremos tantos detalhes sobre a RAM, processador ou placa-mãe nosso sistema.

Sistema:



Esta é a aba principal do utilitário, onde é exibido o resumo principal das informações gerais sobre nosso sistema. A maioria das informações exibidas aqui não são particularmente misteriosas, começando com a data e hora em que o utilitário foi aberto, o nome do computador, informações sobre a versão e distribuição do sistema operacional, o idioma e a localidade do sistema.

Mas depois há informações sobre a placa-mãe: o fabricante do sistema, onde normalmente é indicado o fabricante da placa-mãe, o modelo do sistema, onde em alguns casos é indicado o modelo da placa-mãe, e o BIOS, onde será indicada a versão BIOS.

A seguir estão os valores do processador, que indicarão seu modelo exato, bem como a quantidade de núcleos virtuais ou threads de processamento e a velocidade base do processador. E depois deles - a quantidade de RAM do sistema em MB, depois o tamanho dos arquivos de troca e seu uso e, finalmente, a versão DirectX.

Vídeo


Nesta aba encontraremos opções sobre nossa placa de vídeo, possuindo uma aba para cada tela que conectamos ao sistema.

No bloco do dispositivo aparecerão informações sobre o processador gráfico, indicando o modelo e quantidade de memória dos diversos tipos, e mais abaixo informações sobre nossa tela, resolução e taxa de atualização. A seção de drivers listará a versão do driver e outras informações do driver, como versões Direct3D suportadas, sendo a mais recente DirectX 12 Ultimate ou 12.2. Por fim, teremos uma aba de recursos do DirectX e outra chamada notas, que nos informará se o DirectX detectou algum problema com o dispositivo.


Som



Nesta seção obteremos informações sobre os dispositivos de som do nosso sistema, assim como no caso das telas, teremos uma aba para cada dispositivo de som, na seção de dispositivos obteremos informações detalhadas sobre cada saída, e no driver seção teremos informações sobre o software , que o gerencia, bem como uma seção de notas para relatar problemas.


Entrando



Por fim teremos a aba Input, onde veremos os dispositivos conectados ao computador que podem ser utilizados como qualquer tipo de entrada, sejam microfones, teclados, mouses, captura de vídeo... e na aba inferior dos dispositivos de entrada relacionados teremos uma lista suspensa com a estrutura USB.

Utilitários DxDiag


A principal utilidade do DxDiag permite-nos verificar as características do nosso computador de forma rápida e sem instalar ferramentas externas, mas também nos permite fazer algo que pode ser muito útil em algumas circunstâncias: exportar as características do nosso computador, o que podemos fazer por clicando no botão "Salvar informações" ", que aparece no canto inferior direito da janela.


A exportação pode ser feita em arquivo de texto ou XML e é uma ótima forma de entregar a outra pessoa uma verificação completa dos dados do nosso computador, seja para verificar se o computador atende a determinados requisitos ou para obter ajuda caso tenhamos algum problema. problemas para iniciar jogos ou aplicações 3D.

16 de abril de 2023 5
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. Stason
    Stason
    5 Dezembro 2023 15: 27
    Basta entrar no programa e ele mostra tudo, enfim, as características do computador
  2. Tulipa
    Tulipa
    5 Dezembro 2023 22: 10
    Obrigado pelo artigo útil. Mais relevante para mim do que nunca.
  3. Diz1k
    Diz1k
    6 Dezembro 2023 12: 32
    Só não conseguia lembrar que tipo de placa de vídeo eu tinha, mas graças ao seu aplicativo me lembrei, obrigado
  4. Basquetebol
    Basquetebol
    6 Dezembro 2023 17: 46
    Com este programa aprendi as características do meu PC, estou muito grato