Como verificar a funcionalidade da placa-mãe?
Placa-mãe - o componente mais importante da unidade de sistema, sem o qual o PC não pode funcionar. Este pequeno dispositivo pode ser danificado e, para ter certeza de que é esse componente que está causando o mau funcionamento do computador, ele precisa ser verificado. A seguir falaremos sobre maneiras pelas quais isso pode ser feito.
Método um: inspeção visual
Verifique a placa-mãe em busca de defeitos visíveis. Pode ser uma rachadura ou uma área queimada. Verifique se há inchaço nos capacitores da placa. A propósito, são os capacitores os mais frequentemente culpados do mau funcionamento da placa. Se você encontrar capacitores explodidos ou inchados, bem como outros motivos listados, a única opção aqui é substituir todo o componente por um novo. Ou apresente uma candidatura para o desenvolvimento de uma placa de circuito impresso.
Método dois: redefinir o CMOS
Na placa-mãe, encontre a bateria, ao lado da qual há um jumper de reset. Se você tiver dificuldade em encontrar, procure as marcações CCMOS ou CLR_CMOS. Este jumper possui 3 contatos, onde os dois primeiros estão fechados por padrão. Para retornar as configurações de fábrica, é necessário fechar os contatos 2 e 3 por 20 segundos e, em seguida, retornar o jumper à posição principal.
Método três: através do processador e RAM
Desconecte a alimentação da rede elétrica. Outros componentes são conectados à placa-mãe por meio de cabos. É necessário desconectar todos os cabos, exceto a alimentação, bem como dispositivos como unidade e disco rígido. Todas as placas (placa de vídeo, etc.) devem ser removidas dos slots. Você também precisa obter RAM.
Ou seja, além da fonte de alimentação, apenas o processador junto com a ventoinha e o alto-falante interno deverão permanecer instalados e conectados à placa-mãe. Quando tiver certeza, conecte a fonte de alimentação à rede.
Neste caso, você precisa iniciar o computador colocando em curto os contatos do conector do painel frontal localizado na placa-mãe (PWR). Você precisa se orientar ao sinal do alto-falante (alto-falante) ou a falta dela.
Se você ouvir um sinal, isso significa que a placa-mãe provavelmente está funcionando. O próprio sinal indica um problema com a RAM (afinal, já a desabilitamos anteriormente). O sinal pode variar dependendo do modelo da placa, mas na maioria das vezes é um sinal sonoro contínuo.
Mas se você não ouvir nenhum sinal, isso definitivamente indica um mau funcionamento da placa; nesse caso, resta apenas substituí-la;
Método quatro: para placas-mãe sem placa de vídeo integrada
Desabilitar unidade de alimentação da rede. Desconecte da placa-mãe e remova todos os dispositivos descritos no terceiro método. Devem permanecer conectados à placa-mãe: processador com ventoinha, alto-falante, um slot de RAM.
Em seguida, conecte a fonte de alimentação à rede e inicie o PC da mesma forma descrita no método anterior, fechando os contatos.
Novamente, você deve se concentrar no orador. Neste caso, o rangido significará um erro na placa de vídeo (que anteriormente desabilitamos e removemos do slot). O som pode ser diferente, mas provavelmente será 1 sinal longo e 3 curtos. Se você ouvir um sinal, é quase 100% que a placa-mãe está funcionando.
Se não houver ruído, tente trocar o módulo de RAM por outro e também instalá-lo em um slot diferente. Para fazer isso, você deve primeiro passar pelo procedimento de verificação.
Se a placa-mãe passar no teste de manutenção, será necessário procurar o problema em outros componentes, por exemplo, no disco rígido ou na placa de vídeo.