FreePrograms.me

Impressora, MFP mostra erro de impressão após atualização do Windows 10?

Embora a Microsoft tenha melhorado a sua posição neste aspecto, a verdade é que ainda não é incomum ter problemas com o seu computador após uma grande atualização do sistema. Isso é algo que está se tornando cada vez menos comum, mas certamente pode acontecer conosco. Foi exatamente isso que aconteceu com nossa impressora após atualizar nosso computador para o Windows 10.

No entanto, você nunca deve descartar a possibilidade de que o mau funcionamento possa ser causado por outra causa. De qualquer forma, diremos quais verificações você deve executar antes de assumir que a culpa é de uma atualização. Portanto, se você se encontra nesta situação, aqui estão os passos a seguir e recomendações para tentar resolver algum desses problemas.


Verifique sua impressora ou MFP para garantir que ela esteja imprimindo

Independentemente dos problemas que possamos encontrar com a nossa impressora após atualizar o nosso computador para o Windows 10, a verdade é que devemos primeiro realizar uma série de verificações básicas para garantir que não se trata de um problema de atualização, mas de uma falha que nos impede de imprimir qualquer documento causado por outro motivo. Portanto, aqui estão as etapas a seguir para tentar fazer com que a impressora volte a funcionar corretamente:

Desconecte e reinicie a impressora


Esta é talvez a primeira coisa em que muitos usuários pensam quando têm problemas com a impressora ou até mesmo com o PC. Nesse caso, desligar e ligar novamente a impressora pode ajudar a resolver o problema. No entanto, se fazer isso ligando a impressora não for suficiente, é melhor desconectá-la também por alguns segundos, conectá-la novamente e ligá-la novamente.

Esta é a melhor forma de desativar todos os processos, serviços e funcionalidades do dispositivo e reativá-los do zero. Na verdade, o recurso de reinicialização para solucionar problemas de novas tecnologias é a primeira opção mais recomendada.

Verifique a conexão


Se a impressora ainda não funcionar e estiver conectada, é recomendável verificar todas as conexões. O cabo USB pode não estar conectado corretamente ou não ser reconhecido. Se for um problema físico, podemos corrigi-lo simplesmente conectando todos os cabos corretamente, mas se tudo estiver conectado corretamente, a causa do erro pode ser um problema com a porta utilizada.

Portanto, podemos tentar conectá-lo a uma porta diferente e verificar se o problema foi resolvido. Geralmente, é uma boa ideia verificar também o cabo de conexão em outro dispositivo para descartar que o cabo esteja causando o problema. No entanto, se nossa impressora for sem fio, um tipo diferente de teste precisará ser feito:

  1. Certifique-se de que a conexão sem fio esteja ativada: A maioria das impressoras possui um botão que indica se a conexão sem fio está ativada ou não. Portanto, você deve verificar o seu estado e, se necessário, consultar o manual de instruções para saber como ativar esta opção. Tentar conectar-se à impressora sem fio a partir de um smartphone ou tablet eliminará problemas com Conexão Wi-Fi computador.
  2. Execute um teste de conexão: A maioria das impressoras também possui uma opção no menu de configurações para realizar um teste de conexão. Consulte o manual ou faça um teste para verificar a conexão.
  3. Verifique a conexão com o PC: Se a impressora estiver conectada corretamente, você deverá verificar a conexão com o computador. É importante que o PC esteja devidamente conectado à mesma rede que a impressora. Outra forma de verificar as conexões sem fio do seu computador é conectar o smartphone via WiFi ao computador.
  4. Verificar conexão bluetooth: Se a conexão for via Bluetooth, é melhor executar o solucionador de problemas de Bluetooth para verificar se há algum problema e o sistema pode corrigi-lo automaticamente. Você pode ignorar a porta Bluetooth do seu computador conectando seu smartphone à impressora via Bluetooth.
  5. Teste sua impressora em seu smartphone: se você não tiver nenhum aplicativo do fabricante da impressora instalado para imprimir documentos rapidamente em seu smartphone, tente imprimir uma foto de um rolo de câmera ou texto de qualquer página da web por WiFi para descartar seu computador como a raiz do problema.
  6. Verifique se uma mensagem de erro aparece; isso o ajudará a descobrir rapidamente qual erro sua impressora está apresentando para que você possa procurar uma solução imediatamente.
  7. Verifique se você está conectado a uma VPN: para verificar rapidamente se você está conectado a uma VPN, selecione o ícone Rede na extremidade direita da barra de tarefas e verifique se a conexão VPN indica “conectado”.


Alterando o status da impressora


Se a impressora mostrar o status “offline”, será necessário alterá-lo para “online”. Para isso, certifique-se de que a impressora esteja ligada, conectada ao mesmo WiFi do nosso computador e que mostre que está conectada corretamente. Feito isso:

  • Vamos abrir a página de configurações do Windows 10.
  • Vá para Dispositivos > Impressoras e Scanners.
  • Escolha nossa impressora.
  • Clique no botão "Abrir fila".
  • Abra o item de menu Impressora.
  • Certifique-se de que a opção Usar impressora offline esteja desmarcada.

Desinstalando e reinstalando a impressora no Windows 10


Como opção de configuração final, se nenhuma das opções anteriores resolveu os problemas da impressora no Windows 10, você pode tentar remover e instalar o dispositivo novamente. Se você nunca fez isso antes e é a primeira vez que passa por esse processo, aqui estão as etapas que você precisará seguir:

1.Abra a página Configurações e vá para Dispositivos > Impressoras e Scanners.
Na seção Impressoras e scanners, selecione sua impressora e clique no botão Remover dispositivo.
A próxima coisa que precisaremos fazer é reinstalar nossa impressora. Neste caso, precisamos fazer isso:

2.Abra a página de configuração e vá até a opção Dispositivos > Impressoras e scanners.
Selecione uma opção Adicionar uma impressora ou scanner.

Esperamos que o sistema encontre nossa impressora, selecione-a e clique em Adicionar dispositivo.
Esta será uma opção “virtual” para reiniciar o dispositivo. Esta também é uma opção muito útil para dispositivos externos que conectamos ao computador quando eles falham, como scanners, unidades externas, monitores secundários, etc.

Instalando uma impressora a partir de seu aplicativo


Se você comprou recentemente uma impressora, provavelmente ela veio com um aplicativo apropriado para ajudá-lo a configurar e gerenciar sua marca. Seria bom usá-lo não apenas para as tarefas diárias, mas também para tudo relacionado ao suporte do seu dispositivo. Talvez seja aqui, e não no menu do Windows, que você encontrará uma solução para o problema que surgiu com sua impressora.

Por exemplo, se você tiver uma impressora ou multifuncional HP, terá acesso ao aplicativo HP Smart, que podemos usar para orientá-lo durante o processo de instalação. Tudo que você precisa fazer é clicar no ícone de cruz “+” no canto superior direito, logo abaixo do ícone Perfil, Lançamento e Notificações. Depois disso, o programa irá procurar as impressoras conectadas ao PC ou à mesma rede do nosso PC e nos informará passo a passo como instalar o programa. Também poderemos remover impressoras, limpar filas de impressão, etc.

Além disso, se expandirmos o menu de três barras horizontais, teremos acesso à ferramenta de diagnóstico e correção de erros. Basta clicar no botão Iniciar e será executado um diagnóstico que nos informará sobre os problemas da impressora e como resolvê-los. Também temos uma seção de Ajuda e Suporte que nos leva aos fóruns da marca, onde encontramos muitos problemas relacionados às impressoras e suas possíveis soluções.

Verifique a configuração do seu Windows 10


Embora seja verdade que uma das possibilidades quando uma impressora falha é que haja uma falha na impressora, outro aspecto que deve ser levado em consideração é a configuração da própria impressora no sistema operacional, neste caso o Windows 10. Se atualizamos o SO, é possível que alguns parâmetros tenham sido desconfigurados ou sejam incompatíveis com essas configurações, várias soluções possíveis são recomendadas para isso. Eles são os seguintes:

Execute o solucionador de problemas


O Windows 10 possui muitas ferramentas de solução de problemas. Ferramentas que nos permitem corrigir automaticamente determinados problemas em nosso sistema. Para isso, basta inserir o nome do solucionador de problemas na barra de pesquisa da barra de tarefas ou acessá-lo na página de configurações, onde devemos realizar um determinado processo:

  1. Vá para a guia Atualização e segurança.
  2. Agora clique na opção Solução de problemas.
  3. Em seguida Ferramentas adicionais de solução de problemas
  4. Por fim, clique em Impressora.


Vamos esperar alguns segundos, talvez alguns minutos, não muito, isso é algo muito específico, e o Windows vai te acomodar no meio do caminho nesses casos. Embora as primeiras edições desta ferramenta normalmente não resolvessem muitos problemas, no caso do Windows 10 ela melhorou significativamente e pode ser uma ótima solução para o seu problema de impressão.

Atualize seus drivers


A próxima coisa que podemos fazer se os problemas da impressora persistirem durante a atualização para o Windows 10 é verificar se atualizamos o driver da impressora corretamente. Para fazer isso, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows 10, encontre nossa impressora, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção “Atualizar Driver”.

Neste caso é a opção “atualizar a impressora”, isso deve ser feito no nível do software, muito provavelmente tanto a Microsoft quanto o fabricante do dispositivo desenvolveram uma atualização dos drivers da impressora que resolve o problema de impressão após a atualização do sistema operacional.

Limpe e redefina o Gerenciador de trabalhos de impressão


Outra opção para resolver problemas da impressora após atualizar o Windows 10 é desinstalar e redefinir o Print Job Manager. Este é um arquivo que, como o nome sugere, é responsável por gerenciar o processo de impressão.

Para remover e redefinir o Print Job Manager através da guia "Serviços", siga estas etapas:

  • Abra o aplicativo Serviços do Windows 10. Você pode digitar “Serviços” diretamente na caixa de pesquisa da barra de tarefas.
  • Selecione a guia Padrão-Local
  • Encontre o serviço Print Job Manager na lista.
  • Selecione Parar e depois OK.
  • Na barra de pesquisa da barra de tarefas, digite %WINDIR%system32spoolprinters.
  • Selecione %WINDIR%system32spoolPRINTERS na lista de resultados e exclua todos os arquivos da pasta.


Em seguida, volte para a janela Serviços e na guia Padrão, selecione Gerenciador de trabalhos de impressão novamente na lista de serviços, selecione Inicialização, depois Automático na caixa Tipo de inicialização e, finalmente, OK.

Verifique o serviço de spooler de impressão


Do arquivo services.ms (método lento)
Devemos verificar se o serviço de spooler de impressão está configurado corretamente, pois esse pode ser o motivo pelo qual a impressora não funciona corretamente após a atualização. Esta ferramenta é responsável por gerenciar os trabalhos de impressão que são enviados para a impressora, pode ser a raiz do problema e bloquear todas as atividades de impressão que enviamos para o dispositivo. Para fazer isso, devemos seguir alguns passos simples:

  1. Pressione a tecla Windows no teclado seguida da letra R.
  2. Na janela que aparece, digite services.msc no campo fornecido para isso.
  3. Agora precisamos encontrar a Fila de Impressão no painel que vemos à direita e marcá-la para podermos clicar com o botão direito.
  4. Após clicar com o botão direito, clicamos em Propriedades.
  5. Na janela que aparece, devemos ir até a aba Geral e, onde diz Tipo de Inicialização, marcar Automático, nenhuma das outras opções é adequada;
  6. Em seguida, clique no botão Aplicar e imediatamente depois clique no botão OK.
  7. É hora de fechar todas as janelas e reiniciar o computador.


A última coisa que falta fazer é verificar se depois de ligá-lo novamente, se o erro persistir ou com o que acabamos de fazer, tudo voltará ao normal e poderemos imprimir tudo o que precisamos sem problemas. Caso o mesmo erro persista e não nos permita imprimir nada, teremos que continuar utilizando um dos seguintes métodos.

O que devemos fazer se tivermos o erro 0x0000011b?


Um dos erros mais comuns associados a falhas na configuração de nossa impressora e do Windows é conhecido como erro 0x0000011b. Simplificando, esse erro ocorre quando uma impressora é configurada em uma rede (como em casa ou no trabalho) para que todos os computadores conectados a ela possam usá-la sem precisar se conectar fisicamente a ela. Este erro às vezes é resolvido reiniciando ou removendo e substituindo o cabo da impressora, mas se este não for o seu caso, oferecemos uma solução alternativa que deve resolver a situação, mas se não, você terá que seguir uma das etapas abaixo nesta lista.

O que vamos fazer é atribuir um endereço IP fixo à impressora. Isso garante que o dispositivo tenha sempre o mesmo endereço, evitando “colisões” com outros dispositivos da mesma rede, que muitas vezes causam esse tipo de erro (principalmente após uma atualização). Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:


  • Digite a palavra Configuração no mecanismo de busca do Windows e clique nela.
  • Clique nos dispositivos.
  • Na parte inferior haverá uma opção indicando Dispositivos e Impressoras. Clique aqui.
  • Na nova janela precisaremos ir para Adicionar uma impressora.
  • Uma nova janela aparecerá onde precisaremos selecionar a opção IP - TCP.


É importante usarmos um endereço IP que não seja usado em nosso roteador. Para isso, devemos entrar no menu de configuração do roteador e encontrar a opção ou menu que lista o protocolo DHCP. Dentro do roteador também devemos reservar o mesmo endereço para a impressora.

Verifique as atualizações do Windows 10


Infelizmente, vimos algumas atualizações do Windows 10 fazerem com que alguns usuários tenham problemas para imprimir qualquer coisa nas impressoras após a instalação. Em outras palavras, não só o fato de atualizar de uma versão diferente do sistema operacional pode causar problemas de impressão, como outras pequenas atualizações dentro da mesma versão também podem causar um problema semelhante. Além disso, nada nos garante que isso não acontecerá novamente em atualizações futuras, por isso é aconselhável verificar se uma pequena atualização ou patch foi instalado recentemente e foi aí que descobrimos problemas com nossa impressora.

Se todas as etapas acima não resolverem o problema, você precisará verificar se uma atualização foi instalada recentemente e, em caso afirmativo, desinstalá-la e ver se isso resolve o erro. Podemos então determinar se esta é a causa dos nossos problemas de impressão.

Como remover uma nova atualização


Se no nosso caso tudo aconteceu devido a uma atualização do sistema operacional do nosso computador, a verdade é que sempre temos a opção de desinstalá-lo. No entanto, para fazer isso, precisamos conhecer uma série de etapas principais que nos permitirão fazer isso. Para fazer isso, abra a página Configurações do Windows 10 e siga estas etapas:

  1. Vá para Atualização e segurança.
  2. Em seguida, clique em atualizações do Windows.
  3. E por fim, clique em Atualizar Log.
  4. Na janela seguinte clicamos na opção “Desinstalar atualizações” que encontramos no topo e só nos resta selecionar a atualização que causou problemas no uso da impressora e proceder à sua remoção.


Basta encontrar esta versão ou patch na janela Atualizações instaladas, selecioná-la e confirmar a mensagem que aparece perguntando se temos certeza de que queremos prosseguir com a remoção desta atualização. Clique em Sim e aguarde até que o processo seja concluído corretamente. Depois de concluído, podemos tentar imprimir algo e verificar se o problema foi resolvido. Você também pode restaurar para um ponto anterior onde esta atualização não ocorreu, embora a solução anterior seja a mais simples e geralmente eficaz.

Impedir que eles sejam instalados novamente


Como neste caso, a desinstalação das atualizações cumulativas não impede que sejam instaladas novamente, por isso precisamos dar um passo adiante para ocultar ou bloquear aquelas que não queremos ver no Windows Update. Para fazer isso, precisamos baixar e executar o solucionador de problemas em Mostrar ou ocultar atualizações do Suporte da Microsoft. Isso irá procurar por atualizações e a partir daí você poderá escolher quais deseja ocultar ou bloquear a instalação.

Se a atualização não aparecer lá, mas deveria, feche o programa e execute-o novamente após verificar. Isto não só resolverá o problema, mas também evitará que aconteça novamente, pois a atualização será instalada novamente, pelo menos até que uma solução ou nova atualização esteja disponível.

Você também pode adiar todas as atualizações, embora esta seja a maneira mais eficiente, pois você não perderá outras atualizações importantes nem perderá muito tempo. Esse problema foi causado por uma atualização do Windows e pode ocorrer no futuro, por isso vale a pena saber o que fazer caso isso aconteça.

18 de abril de 2023 7
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. DeSvErTi
    DeSvErTi
    4 Dezembro 2023 20: 37
    Obrigado pelas instruções detalhadas. Recentemente comprei uma nova impressora.
  2. Stason
    Stason
    5 Dezembro 2023 15: 24
    Aconselho vocês a simplesmente removerem esta impressora, meus amigos.
  3. Tulipa
    Tulipa
    5 Dezembro 2023 22: 07
    Um artigo muito longo, mas tão necessário. Trabalhei muito e consegui configurar tudo de acordo com isso.
  4. ninho23
    6 Dezembro 2023 02: 04
    Artigo muito útil. Me ajudou a resolver o problema, obrigado 
  5. Diz1k
    Diz1k
    6 Dezembro 2023 12: 30
    Reli o artigo e tentei alguns métodos e eis que a impressora começou a funcionar, obrigado pela ajuda 
  6. noldor
    noldor
    6 Dezembro 2023 15: 07
    O programa me ajudou a lidar com uma impressora que passava constantemente. Obrigado.
  7. Basquetebol
    Basquetebol
    6 Dezembro 2023 17: 43
    Bom artigo para todos, muito acessível e compreensível