Qual é a diferença entre Wifi-AX e Wifi-AD, a próxima geração de Wi-Fi
O que é estranho é que desta vez os dois padrões não vêm de interesses comerciais concorrentes, como Bluray versus HD-DVD ou Beta versus VHS. Esses dois padrões Wifi vêm do consórcio “Wifi Alliance”, que permite a todos desfrutar de interoperabilidade entre dispositivos, compatibilidade com tecnologias legadas e muitos outros benefícios.
Este consórcio estabelece um padrão dentro do IEEE no protocolo 802.11, que é melhorado e expandido à medida que a tecnologia melhora. Este padrão é gratuito e global, portanto é um ponto de partida para todos os fabricantes garantirem que seus produtos sejam facilmente aceitos no mercado, possam interagir com dispositivos compatíveis de outras marcas, etc.
As necessidades de comunicações sem fios fizeram com que o 802.11 esteja agora a evoluir muito mais rapidamente do que há alguns anos e, como parte destas melhorias, deparamo-nos com duas opções que tentam conquistar o mercado, uma das quais é a primeira, Wifi-AD, e aquele que provavelmente substituirá o Wifi-AC, o mais modesto, mas mais compatível Wifi-AC, Wifi-AX.
Atualmente, 15 bilhões de dispositivos utilizam Wifi em suas diversas variantes, e até agora o padrão suportou todos eles, com suporte legado, a cada melhoria que introduziu ao mercado.
Wifi-AD é melhor, mas mais limitado e caro de implementar
Há mais de um ano, o Wifi-AD (802.11ad) apareceu em alguns Notebooks Acer da linha corporativa, bem como em alguns roteadorax, como o excelente TP-link Talon AD7200 ou Netgear Nighthawk R9000. Roteadores que não podem ser encontrados por menos de 10 rublos e, no caso da Netgear, quase duas vezes mais caros.
Wifi-AD é um padrão futuro que adiciona suporte para frequências de 60 GHz, que é 12 vezes maior que a frequência de 5 GHz do padrão Wifi-N ou Wifi-AC. Nessa frequência, esses roteadores, quando usados com os dispositivos apropriados, podem fornecer velocidades de até 7 Gbps (7000 Mbps) ponto a ponto. Isso é cinco vezes o rendimento que alcançamos atualmente com dispositivos Wifi-AC, que são limitados a cerca de 1300 Mbps.
O problema com este novo padrão é duplo. Por um lado, para atingir tais velocidades com uma frequência tão elevada, o alcance é limitado a aproximadamente 10 metros. Por outro lado, requer uma nova geração de dispositivos, devendo também ser combinado com outros chipsets e sistemas de antenas especializados para fornecer suporte total a todos os tipos de dispositivos, incluindo aqueles que operam em frequências mais baixas de 2,4 e 5 GHz.
Esboço impreciso do escopo de vários padrões IEEE 802.11
Este padrão mudará a forma como você visualiza conteúdo de ultra-alta definição, suportando resoluções de até 8K com qualidade de imagem HDR. Essa mesma frequência é usada para sistemas como o Wi-GIG, que como vocês sabem é uma tecnologia que fornece conectividade sem fio global para sistemas portáteis. Com esta tecnologia podemos usar USB, vídeo HD, Ethernet, ... em velocidades que teríamos se usássemos fios.
O Wifi-AD é caro, difícil de lançar no mercado e talvez um pouco à frente de seu tempo, por isso os fabricantes de dispositivos e equipamentos de rede estão promovendo uma solução provisória, o Wifi-AX.
Wifi-AX é uma solução provisória que padroniza os desenvolvimentos Wifi dos últimos meses
Wifi-AX (802.11ax), gostemos ou não, será a próxima solução que todos usaremos. É um padrão menos maduro, sem aqueles picos de velocidade surpreendentes que fazem os melhores cabos que você tem em casa parecerem absolutamente ridículos, mas é facilmente aceito pelo mercado. O Wifi-AX funcionará nas frequências habituais de 2,4 e 5 GHz, mas é nesta última frequência que realiza plenamente o seu potencial.
As velocidades serão um pouco mais rápidas que o Wifi-AC, de 1300 Mbps a 1800 Mbps (usando os novos canais abertos do padrão), mas serão padronizadas, permitindo algumas das melhorias que vimos nos últimos anos nos melhores roteadores ou placas sem fio. Uma dessas melhorias que será padronizada é o uso de MU-MIMO (Multi-User Multiple Input Multiple Output). Esta tecnologia permite modular frequências e abrir canais para comunicação independente com cada dispositivo conectado à rede sem fio.
Quando compartilhamos a largura de banda do nosso roteador com vários dispositivos, eles compartilham a largura de banda disponível entre si. Se tivermos 1300 Mbps nesta faixa de frequência, esta faixa será compartilhada entre todos os dispositivos. Dessa forma, a largura de banda é maximizada para cada dispositivo e roteador, proporcionando a melhor velocidade para cada um. Isto é conseguido ao nível da modulação, principalmente através da utilização de mais antenas neste tipo de router.
Dessa forma, o roteador poderá suportar velocidades maiores para cada um dos dispositivos conectados, mas eles também precisarão suportar esse tipo de “negociação” de sinal. Dispositivos MU-MIMO são difíceis de adquirir hoje em dia, especialmente porque muitos fabricantes esquecem de listar sua compatibilidade, mas com Wifi-AX, qualquer dispositivo compatível com este padrão fornecerá suporte MU-MIMO.
O Wifi-AX também nos permitirá manter a nossa cobertura atual e melhorar o desempenho dos nossos dispositivos domésticos, reduzindo a latência, aumentando o número de dispositivos simultâneos e fornecendo largura de banda suficiente para concluir tarefas comuns em qualquer ambiente doméstico ou empresarial.
Conclusão
Claro, ter 7200 Mbps de taxa de transferência de rede sem fio é a realização de um sonho, mas a verdade é que o Wifi-AD é atualmente inacessível para os fabricantes e não é necessário aos usuários, exceto em casos muito específicos, que podem continuar a escolhê-lo como padrão, uma vez que estará no mercado e é altamente compatível com dispositivos não Wifi-AD.
Wifi-AX é um avanço, que chegará em breve, talvez antes do final do ano, oferecendo o que realmente precisamos no momento, que é a capacidade de fazer uso eficiente da largura de banda disponível e fornecer cobertura para mais dispositivos sem fio que estão por aí . em nossos ambientes. Este padrão será mais barato e terá mais sucesso no mercado do que o Wifi-AD tem sido até agora.