Como aumentar o desempenho do computador?
Os usuários cujos computadores possuem processadores fracos (para os padrões atuais) e uma pequena quantidade de RAM muitas vezes enfrentam o problema de congelamento do sistema. Use as dicas abaixo para aproveitar ao máximo seu computador. 1. A principal, mas também a mais eficaz maneira de aumentar a potência do computador é ochistka jestkogo disco. Isso não significa, é claro, apagar completamente o disco, mas sim excluir programas desnecessários (não utilizados) que podem sobrecarregar significativamente o seu computador. A propósito, não é necessário dizer adeus para sempre aos arquivos não utilizados - pegue um disco rígido externo e envie todos os arquivos não utilizados para lá.
2. Desativar efeitos visuais, ou seja, minimizando o estilo de design. Se o estilo de design do seu sistema operacional Windows não for fundamentalmente importante para você, você poderá desativá-lo nas configurações (ou definir configurações pessoais), o que também permitirá que seu computador funcione muito mais rápido.
Para fazer isso, vá ao menu “Meu Computador” e selecione o botão “Propriedades do Sistema” na parte superior da janela.
No lado esquerdo da nova janela, clique em “Configurações avançadas do sistema”.
Uma janela aparecerá na tela onde você precisa abrir a aba “Avançado” e no item “Desempenho” selecionar o botão “Opções”.
Uma janela chamada “Efeitos Visuais” será aberta.
Você pode selecionar a opção “Garantir o melhor desempenho”, mas neste caso será instalado o tema de design mais simples, ou marcar a opção “Efeitos Especiais” e selecionar os efeitos que serão incluídos em seu estilo de design personalizado. Ao terminar de entrar, clique no botão “Aplicar” e feche a janela.
3. Desfragmentação do disco rígido. Se você nunca desfragmentou seu computador, então este é um dos pontos mais importantes para você acelerar seu computador. A desfragmentação permite coletar todas as informações espalhadas pelo disco rígido em um único todo, reduzindo significativamente o movimento do cabeçote de leitura, o que ajudará a aumentar o desempenho.
Para fazer isso, vá em “Meu Computador”, clique com o botão direito na unidade C e selecione “Propriedades”. Na janela que se abre, vá até a aba “Ferramentas” e no menu “Otimização e desfragmentação de disco”, selecione “Otimizar”.
4. Alterando as configurações de inicialização. Depois que o Windows é iniciado, alguns programas instalados no seu computador têm todo o direito de iniciar automaticamente sem o seu conhecimento. Se programas como antivírus não devem ser proibidos de inicialização automática para fins básicos de segurança, então alguns outros programas, por exemplo, ICQ e Mail Agent você pode limitar a execução automática.
Para fazer isso, digite a combinação de teclas “Win + R” e digite a seguinte palavra sem aspas no campo da caixa de diálogo: “msconfig”. Pressione Enter.
Uma janela será aberta onde você precisa ir imediatamente para a guia “Inicializar”. Desmarque os programas que você mesmo instalou e, na próxima vez que iniciar o Windows, o sistema não demorará muito para carregar cada programa. Clique no botão "Aplicar" e feche a janela. Agora seu sistema operacional inicializará instantaneamente.
4. Limpando a área de trabalho. Curiosamente, você não deve sobrecarregar sua área de trabalho com pastas e arquivos, porque... isso sobrecarrega muito o sistema. Mantenha todas as pastas em unidades locais e use a área de trabalho apenas para atalhos ou programas executáveis muito pequenos.
5. Aumento do número de processadores. Este método só é aplicável a computadores com processadores multi-core. Clique combinação de teclas de atalho Win+R para abrir a linha de comando. Digite a palavra “msconfig” sem aspas e pressione Enter.
Na janela “Configuração do Sistema” que se abre, vá até a aba “Download” e clique no botão “Configurações Avançadas”.
Na janela que se abre, marque a caixa ao lado de “Número de processadores” e selecione o número máximo. Clique em OK.
6. Aumente a memória virtual. A memória virtual é RAM com um arquivo de paginação. Quando o computador fica sem RAM física, o sistema transfere automaticamente programas “extras” para arquivo de troca.
Vá para o menu “Meu Computador” e selecione “Propriedades do Sistema” na parte superior da janela.
No lado esquerdo da janela, abra o item “Configurações avançadas do sistema”.
Vá para a guia “Avançado” e selecione o botão “Opções” ao lado do item “Desempenho”.
Na janela que se abre, abra a aba “Avançado” e selecione o botão “Alterar” no menu “Memória Virtual”.
Por padrão, o Windows seleciona automaticamente o tamanho de memória virtual necessário. Para alterar este indicador, desmarque “Selecionar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação” e marque “Especificar tamanho”. Na coluna “Tamanho original”, é recomendado definir um valor que seja 1,5 vezes o tamanho da sua RAM. Por exemplo, se sua RAM tiver 2 GB, defina o valor como 3000 MB. Na coluna “Tamanho máximo”, você pode definir um valor que seja 2 vezes a quantidade de RAM. Assim, no nosso caso são 4000 MB. Clique em OK e reinicie seu computador.
Se você seguiu todas as recomendações acima, a velocidade do seu computador aumentou significativamente, o que significa que seu tempo não foi perdido.