Como configurar um roteador WiFi TP-Link
A TP-Link é uma grande empresa fabricante de roteadores. A produção inclui modelos orçamentários e caros. No entanto, todos eles são configurados aproximadamente na mesma interface - muito conveniente, não é? Portanto, nosso objetivo hoje é descrever com o máximo de detalhes possível as principais configurações dos roteadores desta empresa. Então, vamos pular o momento de conectar os cabos ao próprio roteador, pois nosso site já possui análise detalhada de conexão.
Nas “Propriedades” da conexão de rede local, você deve definir as propriedades do protocolo TCP/IP v4 para obter automaticamente um endereço IP e um servidor DNS. Como fazer isso - leia aqui.
Além disso, antes de fazer login no painel de controle pela primeira vez, você precisa fazer uma redefinição de fábrica. Para fazer isso, pressione o botão Reset e segure-o por dez segundos. Em alguns minutos, o dispositivo será totalmente reiniciado e podemos começar.
Na maioria das vezes, os roteadores TP-Link estão conectados ao endereço http://192.168.1.1. Login e senha - admin и admin.
Depois de entrarmos no painel de controle do roteador, primeiro precisamos configurar a própria conexão WAN com a Internet. Para fazer isso, vá até a seção “Rede” e selecione a subseção “WAN”. Descobrimos o tipo de rede (“Tipo de conexão WAN”) do provedor; se você precisar inserir algum dado (endereço IP, máscara de sub-rede, DNS), nós também os informaremos com seu provedor e os inseriremos nos campos apropriados.
Vamos prosseguir com a configuração da conexão WiFi. Para fazer isso, precisamos da seguinte seção - "Wireless" e sua subseção "Wireless Settings". SSID - nome do roteador. Na região, selecione seu país. Canal - pode ficar automático, mas se houver queda de velocidade, claro, é recomendável mudar para um específico. Deixamos os campos restantes intactos e salvamos.
A seguir vem a segurança da conexão sem fio, ou “Segurança sem fio”. Este é o próximo subitem depois de “Configurações sem fio”, então vamos direto ao assunto. O recomendado é WPA/WPA2 - Pessoal - nós aceitamos. Este é o tipo mais moderno e seguro, acompanhado de senha. Versão de segurança - WPA2-PSK. Na seção "Senha PSK" escrevemos senha forte, através do qual você se conectará ao roteador. Vamos economizar.
A configuração está concluída. Vá para a seção "Ferramentas do Sistema", selecione a subseção "Reinicializar". Clique no botão de mesmo nome no menu que aparece e aguarde a reinicialização do roteador. Depois disso, o roteador funcionará como deveria.
Na verdade, isso é tudo que você precisa saber sobre como configurar roteadores TP-Link. Como você pode ver, não há nada complicado e não é necessária a ajuda de um especialista. Porém, se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar nos comentários: pessoas experientes certamente lhe darão uma resposta detalhada e seu problema será resolvido com bastante rapidez. Tenha um bom dia!