Configurando WiFi no roteador D-Link DIR-615
Então, o roteador foi comprado. Agora desembale a caixa com ele. Primeiro precisamos de um patch cord, ou seja, um cabo com o qual conectamos o computador ao roteador. Normalmente, cada roteador vem com um cabo de 50 a 100 centímetros de comprimento. Conectamos o roteador e o computador com um cabo e, em seguida, conectamos o cabo de alimentação na tomada. É importante notar que você precisa conectar o cabo ao roteador em um dos quatro conectores. Eles estão destacados em azul na foto. No nosso caso, selecionamos a primeira porta:
Como resultado, a placa de rede do seu computador é conectada por um cabo ao roteador. Depois disso, resta configurar corretamente a conexão com a Internet, bem como definir uma senha para o ponto de acesso Wi-Fi.
Agora começa a configuração real do roteador. Para fazer isso você deve abrir qualquer navegador e digite o endereço IP do roteador na barra de endereços. Para este modelo é 192.168.0.1. Após inserir o endereço, a transição será concluída para a página de configurações do roteador. Mas primeiro você precisa passar pela autorização. Porém, após ligar pela primeira vez, você não precisa inserir nada; basta clicar no botão Login.
Após clicar no botão Login, a interface de configuração do roteador aparece. Na parte inferior há um botão Configuração manual de conexão com a Internet. É disso que precisaremos nesta fase de configuração.
Na próxima foto só precisamos ajustar quatro pontos. Não se esqueça de utilizar os documentos fornecidos pelo fornecedor.
• Minha conexão com a Internet é o item - aqui você precisa selecionar o tipo de sua conexão. Está indicado na documentação do fornecedor.
• login e senha também deverão ser encontrados na documentação. A propósito, alguns tipos de conexão não exigem login e senha.
• após inserir todas as configurações, clique no botão “Salvar configurações”. Como resultado, as configurações serão salvas.
A aplicação das configurações termina com a reinicialização do roteador. Tudo não levará mais que um ou dois minutos.
Após a reinicialização, você terá que fazer login novamente. Clique no botão Login novamente. Na verdade, a configuração da Internet já está concluída. Tudo o que temos de fazer é proteger o ponto de acesso para que estranhos não possam utilizar a Internet. Vá para a seção Configurações sem fio. Depois de ir até lá, clique no botão Configuração manual de rede sem fio.
Agora começamos a configurar todos os parâmetros em ordem.
1. Nome da rede sem fio — nome da rede sem fio. Você pode especificar o que quiser aqui, este não é o parâmetro mais importante.
2. Modo 802.11 - aqui você deve selecionar a seguinte opção: Misto 802.11n, 802.11g, 802.11b.
No item Largura do Canal, selecione o número do canal. Seria preferível definir Auto 20/40 MHz.
A seguir, configuramos o ponto mais importante – a segurança. Vá para a seção Modo de segurança. Selecione WPA-Pessoal.
Depois disso, vários outros parâmetros aparecerão abaixo.
• Modo WPA — especifique a opção Automático;
• Tipo de Cifra – a melhor opção seria TKIP e AES;
• Chave pré-compartilhada - esta configuração é responsável por senha para sua rede sem fio. Seu comprimento não deve ser inferior a 8 caracteres. É melhor anotar a chave e mantê-la em local seguro.
Após inserir as configurações, não esqueça de salvá-las. O roteador será reiniciado novamente, mas desta vez levará apenas 15 a 20 segundos. Agora seu roteador está finalmente pronto para uso. Você pode conectar com segurança o cabo que o provedor trouxe para o seu apartamento no conector.