Superaquecimento da CPU - o que fazer?
Cada componente do computador desempenha sua função específica. Mas talvez o processador possa ser chamado de “cérebro” de um computador. É com a sua ajuda que se processam as informações que estão na memória de um computador e de outros dispositivos. E se surgir algum problema com o processador, isso afetará todo o computador como um todo. Muitas vezes há um problema de superaquecimento do processador. O que fazer se o processador do seu computador começar a esquentar muito ou até superaquecer? Primeiro, vamos tentar entender os motivos do superaquecimento do processador.
Se você voltar um pouco, poderá lembrar que devido ao superaquecimento o processador simplesmente queimou. Hoje, muitos computadores possuem um sistema de alerta de superaquecimento integrado no processador. Ou seja, se o processador começar a superaquecer, isso o sistema desligará o computador à força. Portanto, o superaquecimento mais comum do processador é o desligamento espontâneo do computador.
É importante notar desde já que o processador sempre esquenta. Isto é lógico, uma vez que a tensão é aplicada a ele. Mas a temperatura operacional do processador não deve ser confundida com seu superaquecimento. Temperatura normal de aquecimento da CPU pode variar de 35 a 55 graus. Se a temperatura for superior ao limite extremo deste intervalo, o processador está superaquecendo.
Além disso, se o processador superaquecer, o computador nem sempre desligará sozinho. Muitas vezes, nesses momentos, ele começa a desacelerar. Isso se tornará imediatamente perceptível, pois a velocidade de processamento de dados diminuirá significativamente.
Portanto, se o seu processador esquentar muito e o computador reiniciar espontaneamente, o problema de superaquecimento provavelmente está relacionado ao sistema de refrigeração do computador. Nesse caso, você precisa realizar uma série de ações.
Em primeiro lugar, nesta situação você deve limpe todo o seu computador da poeira. A poeira acumulada durante um longo período de tempo pode ser uma das razões para o superaquecimento do processador. Depois disso, você precisa inspecionar o sistema de refrigeração. Na maioria dos casos, o problema será a falta de pasta térmica. Também é possível que o cabo do cooler tenha sido desconectado e simplesmente não esteja funcionando. É provável que haja um problema com o próprio cooler.
Se os problemas acima forem detectados, eles deverão ser eliminados. Caso não tenha pasta térmica, é necessário aplicá-la nas áreas necessárias do processador. Aqui não devemos esquecer que a pasta térmica é aplicada em camada fina e uniforme. Se o problema estiver no cabo, basta conectá-lo ao cooler. Bem, se o cooler do sistema de refrigeração não funcionar, então é melhor comprar um novo.
Aliás, pode haver uma situação assim: o processador superaquece, mas está tudo bem com o sistema de refrigeração. Ou seja, está tudo limpo de poeira, aplica-se pasta térmica, o cooler está funcionando. Nesse caso, o fato é que o cooler do seu computador não está funcionando bem. Em outras palavras, simplesmente não é capaz de resfriar o processador do seu computador. Se esta for a sua situação, compre um cooler mais potente. Felizmente eles não são tão caros. Você também pode instalar um cooler adicional em seu computador desktop.
Você precisa monitorar a temperatura do seu processador regularmente. Você não precisa fazer isso todos os dias, mas vale a pena uma vez por mês. Para fazer isso, você pode usar o utilitário Speccy, que pode ser baixado deste site. Ele exibe todos os dados do seu computador, entre os quais você pode encontrar informações sobre o seu processador, incluindo sua temperatura. Percebe-se que não existem tantos motivos para o superaquecimento do processador. E todas essas razões podem ser eliminadas por conta própria.
Baixe Speccy gratuitamente
Baixe o programa do site oficial https://www.piriform.com/speccy/download/standard