Antivírus ineficazes são uma ameaça real

Tudo começou com o fato de que, durante verificações regulares em busca de vírus no disco rígido, meu antivírus encontrou vários vírus ou cavalos de Tróia. Via de regra, os vírus estavam localizados nas pastas de cache do navegador, ou seja, aqueles arquivos que são salvos em seu computador enquanto visita páginas da web. Eu me perguntei por que ele não me contou sobre vírus enquanto eu navegava nesses sites maliciosos. Afinal, acontece que um antivírus que funciona em tempo real e monitora todas as ameaças simplesmente não percebeu algumas ameaças? Como então podemos falar sobre segurança? Depois de ler vários sites conceituados sobre segurança de computadores e, em particular, produtos antivírus, entendi o porquê. Muitos usuários pensam que se comprarem um computador com um processador poderoso e uma grande quantidade de RAM, o computador se tornará automaticamente muito poderoso. Este é um grande equívoco. Um computador é um sistema onde o desempenho é igual ao componente mais fraco do sistema. Este componente é o disco rígido.
É aqui que reside todo o problema. Quando trabalhamos, o disco rígido fica carregado até o limite. Podemos ver isso olhando para a luz de atividade do disco rígido - ela é representada na forma de um vidro e geralmente pisca em azul ou vermelho. Portanto, quando está constantemente ligado, significa que o disco rígido está carregado. E nesse momento o antivírus deve verificar esses dados, o que também gera uma carga no disco. Como resultado, o antivírus carrega o sistema completamente ou perde alguns dados. O que muitas vezes leva à penetração de vírus que só são detectados posteriormente ou quando já infectaram o sistema. O que fazer nesta situação?
Considerando que a principal tarefa de um computador moderno é navegar na web, a solução é simples. Todos os navegadores possuem cache - espaço para arquivos temporários. É necessário limitar o tamanho deste espaço a um valor mínimo ou removê-lo completamente. A velocidade da Internet moderna é alta o suficiente para carregar rapidamente uma página inteira. Muitos navegadores possuem um recurso para limpar o cache quando você sai do navegador. Porém, neste caso, fechar o navegador demora mais.
Outra opção - limpando o cache manualmente ou usando programas. É fácil e bastante eficaz. Além disso, você pode limpar não apenas o cache, mas também outros dados, se necessário.
As vantagens de todas essas operações são que os navegadores começam a carregar menos o sistema e o antivírus não precisa verificar esses arquivos temporários. Além disso, junto com o cache, os vírus que foram “capturados” durante a navegação em sites também são excluídos.
Além das soluções de software, existe uma solução técnica: instalar uma unidade SSD em vez de um disco rígido. Muitos já ouviram falar, poucos instalaram. Por exemplo, eu instalei. Não é barato - cerca de 4000-5000 rublos. para 128-256 GB de memória, mas praticamente não há freios no lado do disco rígido, embora antes o computador ficasse lento. O sistema inicializa em 10 segundos, o programa inicia instantaneamente. Um pouco mais tarde escreverei um artigo sobre esse tipo de disco. Portanto, marque o site como favorito e aguarde artigos novos e interessantes.