3 maneiras de corrigir o problema “CHKDSK é inválido em discos RAW”
Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos usuários do sistema operacional Windows é a partição do disco com o sistema de arquivos RAW. Hoje veremos mais de perto como resolver o problema “CHKDSK não é válido em unidades RAW”.
A mensagem “CHKDSK não é válido para discos RAW” indica que a partição do disco rígido não possui formato, pelo que não é possível utilizar esta partição para armazenamento de dados. Se o disco rígido estava funcionando normalmente e começou a exibir a mensagem “CHKDSK não é válido para discos RAW”, isso pode indicar uma falha em seu funcionamento, que pode surgir por vários motivos: desligamento incorreto do computador, atividade de vírus, quedas de energia, etc.
Método 1: tente uma nova execução do Check Disk
A primeira coisa que você precisa fazer se ocorrer um problema semelhante é verificar novamente o disco em busca de erros no seu computador. Se o sistema detectar problemas com base nos resultados da verificação, eles serão corrigidos imediatamente.
- Você pode executar a verificação de disco por meio da linha de comando. Para fazer isso, abra a barra de pesquisa do Windows, digite a consulta "Linha de comando", clique com o botão direito no resultado e selecione o item no menu de contexto que aparece "Executar como administrador".
- Na janela que se abre, você precisará executar o seguinte comando:
chkdsk a: /f
Onde a: é a letra da unidade RAW. - O Windows começará a verificar se há erros no disco. O procedimento não é rápido, então esteja preparado para que o processo dure cerca de uma hora (possivelmente mais).
- Se a verificação do Windows encontrar erros, o sistema tentará corrigi-los sozinho. Após este procedimento, verifique o estado do disco - talvez seu funcionamento tenha voltado ao normal.
Observe que se o problema com RAW afetar o disco no qual o sistema operacional está instalado, o Windows, por motivos óbvios, não conseguirá inicializar.
Neste caso, você precisará realizar o seguinte tipo de procedimento:
- Prepare um dispositivo de boot com a distribuição do Windows (pen drive ou disco), conecte-o ao computador, configurando-o como o primeiro dispositivo de boot no BIOS.
- Assim que a janela do Windows Installer abrir, você precisará clicar no botão "Restauração do Sistema", após o qual você pode abrir a linha de comando pressionando o atalho de teclado Shift + F10.
- Execute o comando list volume para ver qual letra de unidade o disco com problema possui.
- Execute o comando chkdsk a: /f, respectivamente, substituindo a letra da unidade.
- Após a verificação, o utilitário pode ajudar a resolver o problema de RAW, após o qual o Windows pode inicializar normalmente.
Método 2: formate o disco
Este método pode ser usado racionalmente se não houver informações importantes no seu disco. Este método apagará completamente as informações, mas como resultado, com um alto grau de probabilidade, você trará o disco de volta à vida.
- Para fazer isso, abra "Painel de controle" e vá para a seção "Administração".
- Uma janela aparecerá na tela na qual você deverá clicar duas vezes no item "Gerenciamento de Computadores".
- No lado esquerdo da nova janela, clique no botão "Gerenciamento de Disco". Na área direita da janela, encontre o disco com problema, clique com o botão direito nele e selecione "Formato".
- Se item "Formato" não está disponível para você, então selecione "Inicializar disco".
- Quando a janela de configurações de formatação abrir na tela, basta selecionar o sistema de arquivos desejado. Via de regra, na maioria dos casos, os usuários instalam NTFS.
- Se a formatação do disco falhar, clique com o botão direito nele e selecione "Excluir volume". Em seguida, clique com o botão direito novamente e selecione desta vez "Criar Volume Simples".
Método 3: recuperação de partição usando programa DMDE
Se as informações armazenadas no disco forem importantes para você, neste caso recomendamos restaurar a partição enquanto salva as informações usando o utilitário DMDE. O utilitário é totalmente gratuito e você pode baixá-lo gratuitamente no site oficial do desenvolvedor usando o link abaixo.
Baixe o programa DMDE https://dmde.ru/
- Inicie o programa e selecione o disco com o qual será realizado mais trabalho.
- Se a seção problemática for exibida na janela que se abre, basta selecioná-la com um clique e selecionar "Abrir volume".
- Se este for exatamente o disco, clique no botão no canto superior esquerdo "Mostrar seções".
- Certifique-se de que a seção desejada esteja destacada e clique no botão no canto inferior esquerdo "Restabelecer" e confirme o procedimento adicional.
Após um momento, o processo de recuperação será concluído e o disco RAW terá um sistema de arquivos normal. Existem outras maneiras de resolver o problema de erro “CHKDSK não é válido para unidades RAW”. Se você tem um utilitário em mente que permite restaurar discos RAW de maneira ideal, compartilhe-o nos comentários.