Como executar o chkdsk
Depois que o computador for desligado sem sucesso, o que geralmente acontece devido a uma queda de energia ou motivos semelhantes, o sistema pode erros são observados. A verificação do disco rígido começa. Este é o programa Chkdsk, que tenta localizar e corrigir erros que podem surgir após um desligamento inesperado do computador.
Mas às vezes acontece que há erros no disco rígido, mas o programa de verificação não inicia sozinho, então você tem que agir manualmente.
opções de chkdsk
Primeiro você precisa ir ao menu “iniciar”, no qual você precisa selecionar “Executar” (ou clicar imediatamente combinação de teclas de atalho Ganhar+R). Na janela que se abre, você precisa inserir o seguinte comando: chkdsk e especificar o parâmetro /f, no qual:
/f – o parâmetro através do qual a verificação do disco rígido começa.
O resultado deve ser algo como o seguinte comando:
Chkdskc: /f
Aqui c pode ser substituído por outra letra, pois pode ser que não seja a unidade c que precisa ser verificada, mas sim alguma outra. Por exemplo, se você precisar verificar a unidade d, o comando deverá ser escrito da seguinte forma:
Chkdskd: /f
Às vezes pode acontecer que o disco esteja bloqueado para verificação.
Poderá aparecer uma janela com o seguinte erro:
"O comando chkdsk não pode ser executado porque o volume especificado está em uso por outro processo. Este volume deve ser verificado na próxima vez que o sistema for reinicializado?
Nesse caso, a coisa mais inteligente a fazer seria pressionar a tecla Y ou Enter no teclado. Na próxima vez que o sistema for iniciado, o programa de verificação será executado e tentará corrigir erros no disco rígido. A propósito, o programa chkdsk possui outros parâmetros além de /f, que são usados muito raramente. Eles estão descritos nos livros de referência do sistema operacional.
O mais útil deles é o /r, projetado para localizar e reparar setores defeituosos.
Exemplo de comando:
Chkdskc: /r