MLC ou TLC: o que é melhor?
As unidades SSD passaram suavemente da categoria de algo desconhecido para “obrigatório” para uso doméstico, uma vez que têm velocidades de leitura e gravação significativamente mais altas (em comparação com um disco rígido), são mais confiáveis e recentemente se tornaram muito mais acessíveis. Se você decidir comprar uma unidade de estado sólido para substituir o disco rígido, precisará levar em consideração várias nuances. Em particular, escolha o tipo de drive: MLC ou TLC.
Existem três tipos de memória disponíveis para unidades SSD: SLC, MLC e TLC. SLC é um segmento de ponta completamente desnecessário para uso doméstico (principalmente por causa do preço), portanto, no artigo consideraremos exatamente as próximas duas categorias.
O que são MLC e TLC? Quais são suas diferenças?
Em primeiro lugar, a principal diferença entre MLC e TLC é a densidade de gravação de dados. E se no TLC cabem 3 bits de dados em uma célula, no MLC esse número é igual a dois.
À primeira vista, pode parecer que a escolha clara do usuário seja o TLC. Mas não é tão simples. Se você prestou atenção ao custo dos drives SSD, deve ter notado que, via de regra, o tipo TLC é um pouco mais barato que o MLC. E há uma razão para isso.
Você provavelmente sabe que qualquer unidade SSD tem um número limitado de ciclos completos de reescrita, e é por isso que muitos usuários ficam assustados com esse fato. Se compararmos MLC e TLC nesse aspecto, então o MLC tem em média 30% mais ciclos de reescrita, o que indica que esse tipo de unidade SSD durará mais.
Quanto tempo duram as unidades MLC e TLC?
É impossível dizer datas exatas aqui, pois o cenário de utilização de um drive SSD é individual para cada usuário.
Se tomarmos o parâmetro médio, então com um número de ciclos de reescrita de 1000, o TLC terá uma vida útil média de 5 a 6 anos, enquanto para o MLC os ciclos de reescrita podem aumentar para 3000, e a vida útil será estendida para 7- 8 anos.
Como escolher uma unidade SSD
Primeiro de tudo, você precisa decidir para que exatamente sua unidade SSD será usada: para um sistema operacional ou armazenamento de dados. Se os dados forem simplesmente transferidos para o disco sem sobrescrevê-los, por exemplo, você está planejando criar uma biblioteca de filmes, sinta-se à vontade para comprar uma unidade TLC.
Para o sistema operacional, ainda é recomendável procurar uma unidade MLC mais cara, já que nessa unidade os usuários geralmente excluem arquivos e programas, depois baixam e instalam novos, o que, naturalmente, pode encurtar a vida útil da unidade SSD.
No resíduo seco
Se falarmos sobre o que é melhor, TLC ou MLC, então a palma da mão ainda deve ser dada ao MLC, pois aqui o drive será mais confiável e durável. Outra coisa é que para muitos usuários o custo é importante, o que significa que o TLC muitas vezes se torna uma solução mais interessante.