Como melhorar o desempenho do computador no Windows 10
Os proprietários de computadores Windows têm se perguntado como acelerar o sistema operacional desde os dias da versão XP. Com o lançamento dos “dez” nada mudou. As pessoas precisam de velocidade. É possível acelerar um pouco um PC com Windows usando software, e nenhum conhecimento especial é necessário para isso.
Aumente a velocidade do Windows 10
Alguns hacks de produtividade realmente funcionam. Eles são simples e não requerem habilidades especiais. Mas se estamos falando sobre alterar os parâmetros do sistema operacional no registro ou em qualquer outro componente do sistema operacional, você precisa ser extremamente cuidadoso. Você pode matar o sistema com um movimento do mouse. Existem várias maneiras de tornar o Windows mais rápido:
- limpeza inicial;
- desabilitar efeitos gráficos;
- desabilitando processos desnecessários;
- proibição da utilização de determinados serviços;
- Desative os blocos e aplicativos Metro no menu Iniciar.
Depois de concluir essas etapas, o sistema operacional (e o computador como um todo) pode ganhar um “segundo fôlego”. Além disso, um bom aumento de desempenho vem da desativação das opções de espionagem no Windows 10. Leia as instruções detalhadas para cada item listado abaixo.
Limpando a inicialização de aplicativos desnecessários
Muitas vezes, os programas são colocados automaticamente na área de inicialização e iniciam junto com o sistema em segundo plano. Mesmo que o usuário não os utilize, eles consomem uma certa quantidade de RAM e carregam o processador. Portanto, vale a pena desabilitar aplicativos não utilizados e evitar que sejam inicializados.
- Clique com o botão direito no botão Pusk e escolha "Gerenciador de tarefas".
- No despachante vá para "Comece".
- Uma lista de programas que estão em inicialização será aberta. Agora desabilitamos aqueles que não deveriam estar lá. Clique com o botão direito no aplicativo desejado e selecione "Desativar".
Desativando efeitos gráficos
Isso não é mais tão relevante como era na época do Windows 7 com sua interface proprietária Aero, mas mesmo nos “dez”, vários efeitos de deslizamento, desbotamento e outras coisas carregam significativamente o computador. A RAM e a placa de vídeo são as que mais sofrem (principalmente se não for muito potente). Desativar todos os efeitos pode melhorar significativamente o desempenho do sistema operacional.
- Abrir "Começar" e escreva a palavra "produtividade". O item aparecerá nos resultados "Ajustando apresentação e desempenho do sistema"... Nós o selecionamos.
- aba "Efeitos Visuais" personalize as configurações como desejar. Você pode simplesmente marcar a caixa "Fornecer o melhor desempenho" e clique "OK". Esta ação desativará todos os efeitos possíveis.
- Quando todos os efeitos são desativados, a qualidade da fonte exibida também piora. Se as capacidades do seu PC permitirem, retorne a caixa de seleção para "Suavização de fontes de tela irregulares" e salve suas alterações.
Desativando processos
A presença de um grande número de processos em "Gerenciador de Tarefas" pode carregar seu computador, por isso faz sentido desabilitar os desnecessários. Mas na próxima vez que você iniciar um programa específico, eles aparecerão novamente. Esta é uma medida única e não será capaz de manter um desempenho constante. Porém, é possível ganhar desempenho no curto prazo.
- Abrir "Gerenciador de tarefas" método já conhecido e vá para "Processos".
- Para desabilitar o processo, clique com o botão direito no componente desejado e selecione no menu "Remover tarefa". O processo terminará instantaneamente e o programa em execução será fechado.
Desativando serviços
O Windows moderno possui um grande número de serviços que não são utilizados pelo usuário. Mas eles usam RAM e ocupam espaço. Desativar serviços não utilizados ajudará a liberar RAM e melhorar o desempenho do sistema operacional e do computador. O que precisa ser feito para isso?
- Abrir "Painel de controle" e clique em "Administração".
- selecionar "Serviços".
- Selecione o que você precisa na lista e clique duas vezes.
- Então clique "Pare".
- Nas opções de inicialização selecione "Desabilitado" e clique "OK".
No entanto, nem todos os serviços podem ser desativados. Sem consequências, você pode desabilitar o serviço de pesquisa (se não for usado), o spooler de impressão e o serviço de atualização automática (se não planeja atualizar o sistema operacional). Os componentes restantes devem funcionar para garantir a segurança e estabilidade do sistema operacional.
Desativando Live Tiles e aplicativos Metro
O Start redesenhado contém vários aplicativos Metro que carregam o sistema operacional e o PC. Nem todos os usuários os usam, então você pode excluí-los (embora não todos) e desligar sua exibição também.
- Abrir Pusk e clique com o botão direito no bloco do aplicativo. Selecione um item "Desafixar do início". O ladrilho desaparecerá imediatamente de "Começar".
- Para excluir um aplicativo, você precisa fazer a mesma coisa, mas em vez da opção de desafixar, selecione "Excluir". Esta opção não está disponível para todos os aplicativos.
Atualizando Drivers
Outra razão para um sistema operacional lento são os drivers desatualizados. Esses conjuntos de bibliotecas são responsáveis pelo correto funcionamento de todos os equipamentos instalados. E se estiverem desatualizados ou danificados, os componentes do PC funcionarão muito mal. A maneira mais fácil de sair dessa situação é atualizar os drivers.
- Abrindo um menu alternativo "Começar" e clique no item "Gerenciador de Dispositivos".
- Uma janela do gerenciador será aberta listando os equipamentos instalados. Selecione o componente desejado e clique com o botão direito nele. No menu que aparece, selecione "Atualizar Driver".
- O sistema solicitará que você selecione um método de atualização. Escolher "Pesquisar automaticamente drivers atualizados".
- Após a conclusão do processo, repita o procedimento para os demais componentes.
Com esta opção de atualização, o sistema operacional procura novos drivers nos servidores oficiais da Microsoft. Isso é muito mais fácil do que procurar atualizações nos sites dos fabricantes de dispositivos. Assim que o processo de atualização for concluído, o sistema operacional emitirá um aviso informando que você deve reiniciar o computador.
Atualmente, existem muitos programas especiais que procuram automaticamente novos drivers e os atualizam. Você pode ler sobre como eles funcionam aqui:
Leia mais: Os melhores programas para instalação de drivers
Desfragmente seu disco rígido
Com uma abundância de arquivos pequenos (e grandes também) no HDD, observa-se o fenômeno da fragmentação. Isso significa que diferentes partes dos arquivos estão localizadas em diferentes clusters e setores. Isso leva a uma queda no desempenho devido ao fato do SO ter que procurar essas peças em diferentes setores do disco. E isso afeta negativamente a velocidade de leitura. O que, por sua vez, desacelera todo o sistema. Portanto, você precisa fazer a desfragmentação. As ferramentas do Windows incluem um utilitário de sistema específico para essas finalidades.
- Abrir Pusk e vá para o catálogo "Ferramentas Administrativas do Windows".
- Clique aqui "Otimização de disco".
- Uma janela do utilitário será aberta. Clique "Analisar". A verificação da partição começará. Depois de algum tempo, o programa exibirá informações sobre a porcentagem de fragmentação de um determinado volume.
- Apertar o botão "Otimizar".
Será iniciado o processo de otimização, que inclui a desfragmentação das partições. Após um certo período de tempo (geralmente bastante longo), o utilitário exibirá uma mensagem informando que a otimização foi bem-sucedida. Para aplicar as alterações, reinicie seu PC ou laptop.
Limpeza de disco
Outra maneira de aumentar um pouco o desempenho de um computador com Windows 10. A limpeza de disco só é relevante para a partição do sistema, porque é onde o sistema operacional em funcionamento está localizado. Às vezes, a partição fica desordenada: cópias de backup de atualizações do sistema, vestígios da vida útil dos programas instalados, dados do usuário - tudo isso entope o disco e ele se recusa a funcionar normalmente devido a uma catastrófica falta de espaço livre.
- Abra o cardápio Pusk e vá para o catálogo "Ferramentas Administrativas do Windows".
- Clique no item "Limpeza de disco".
- Uma janela aparecerá imediatamente solicitando que você selecione um objeto de limpeza. Selecione um disco "A PARTIR DE" eu não estou feliz "OK".
- Após uma breve análise, outra janela aparecerá solicitando que você selecione os pacotes de arquivos que deseja excluir. Você pode selecionar tudo com segurança (nenhuma das categorias listadas afetará a estabilidade e o desempenho) e clicar "OK".
- Você pode clicar e "Limpar arquivos do sistema".
Após concluir o processo de remoção de arquivos desnecessários, a velocidade do sistema operacional aumentará.
Desativando telemetria e outros recursos de spyware no Windows 10
O fato de “dez” espionarem os usuários é um fato conhecido há muito tempo. A transferência de informações para servidores da Microsoft não apenas queima uma certa quantidade de tráfego, mas também torna o sistema operacional mais lento. Portanto, todos os módulos de spyware devem ser desabilitados. O problema é que no Windows 10 não há botões rotulados "Desativar espionagem". Portanto, tudo terá que ser feito manualmente.
- Inicie a linha de comando com direitos de administrador. Para fazer isso vamos para Pusk, procurando uma pasta "Utilitários > Windows", clique com o botão direito na linha de comando e clique "Executar como administrador".
- Digite o seguinte texto:
sc delete DiagTrack
então:sc delete dmwappushservice
Após cada comando pressione "Digitar". - Se tudo for feito corretamente, aparecerá uma janela semelhante a esta.
Também em "Opções" O sistema operacional (análogo ao painel de controle) deve definir suas configurações de privacidade. Desative o envio de relatórios para a Microsoft, evite que aplicativos coletem dados e sejam executados em segundo plano. Se o sistema operacional for usado com uma conta da Microsoft, é altamente recomendável mudar para local.
Você pode ler mais sobre isso em outros artigos. Observe imediatamente que algumas configurações podem ser alteradas ou ausentes devido a atualizações constantes do sistema operacional.
Para mais informações:
Desativando a vigilância no sistema operacional Windows 10
Programas para desativar a vigilância no Windows 10
Dicas adicionais de desempenho
Essas dicas também ajudarão a melhorar o desempenho do seu PC ou laptop com Windows 10, ainda que ligeiramente.
- Usando um antivírus “leve”. Os produtos antivírus modernos têm requisitos bastante elevados para componentes de PC. E se os componentes estiverem desatualizados, a produtividade cai drasticamente. Existe a opção de usar produtos como Avira ou Avast. Versões mais antigas do ESET NOD32 também são boas.
- Desative o Windows Defender integrado. O antivírus integrado "dezenas" funciona bem. Mas é completamente desnecessário se for usado um antivírus de terceiros. Portanto, ele pode ser desativado. Configurando o serviço apropriado.
- Aumentando o espaço livre no disco do sistema. Ter espaço livre na partição do sistema é fundamental. Se não houver espaço suficiente, o sistema operacional funcionará muito mal. Recomenda-se ter pelo menos 20 GB de espaço livre para garantir o desempenho normal do sistema. Limpar o disco de arquivos desnecessários usando um utilitário especial pode ajudar.
É bem possível melhorar o desempenho de um computador com Windows 10. Algumas ações simples com a área de startup, serviços e processos podem dar um aumento perceptível no desempenho. Você só não precisa tocar nos componentes do sistema, então o processo de otimização prosseguirá sem problemas.