FreePrograms.me

As antigas APUs AMD ainda são relevantes em 2021?

Primeiro, um pouco de história. Até o início do século XXI, absolutamente todos os processadores eram produzidos sem núcleo de vídeo integrado. O processamento e a saída das imagens eram realizados por uma placa de vídeo discreta instalada separadamente no slot, ou por um processador gráfico especial, soldado adicionalmente na placa-mãe.

Tudo mudou em 2006, quando o fabricante de processadores Advanced Micro Devices (ou AMD, abreviadamente) comprou a desenvolvedora de chips gráficos ATI Technologies. E já três anos depois, primeiro no segmento móvel (laptops), e um pouco mais tarde no segmento “desktop”, a AMD produz os chamados processadores híbridos.

Uma característica especial de tais CPUs é um processador gráfico bastante poderoso, soldado em uma placa próxima ao núcleo do computador. Ao usar essas CPUs híbridas, você não precisa mais de uma placa de vídeo discreta ou de um chip separado na placa-mãe, o que economiza dinheiro significativamente para um comprador em potencial. Ao mesmo tempo, a AMD atende à única condição - o núcleo gráfico do processador, no momento do lançamento, é capaz de “rodar” os jogos atuais apenas com desempenho minimamente aceitável. Por um lado, tal CPU permite que um jogador jogue normalmente seus projetos favoritos e, por outro lado, tal chip híbrido não compete com placas de vídeo completas.

Não falaremos sobre a atual geração de processadores híbridos criados pela AMD para o soquete AM4 neste artigo, já que quase todas as publicações de TI escrevem sobre os modelos atuais, incluindo testes e análises detalhadas. É interessante ver as possibilidades de trabalhar em 2021 em CPUs lançadas há bastante tempo e projetadas para soquetes FM1 e FM2. Quão desatualizados eles estão para uso hoje?

Assim, o soquete FM1 foi introduzido pela Advanced Micro Devices em 2010 e a primeira linha de processadores com núcleo de vídeo na história da indústria de informática foi lançada para ele. No total, foram sete modelos no FM1 (para a lista completa, consulte https://amd.news/obzor/spisok-processorov-socket-fm1/), transportando de 2 a 4 núcleos. Essas CPUs da linha foram designadas como A*-3**0, onde os asteriscos foram substituídos por números que exibiam o nome exato do modelo.

Hoje, não faz sentido usar soluções de 2 e 3 núcleos para qualquer tarefa que não seja de escritório. Mas CPUs de 4 núcleos (de A6-3650 e anteriores) ainda são capazes de fazer outra coisa. Um computador com tal processador, se tiver 4 gigabytes ou mais de RAM, pode ser usado sem problemas não apenas como uma máquina de escrever avançada, mas também como um centro de entretenimento totalmente funcional. Tal sistema irá lidar com a navegação na Internet, filmes e jogos de dez anos atrás. Claro, você não deve sonhar com brinquedos modernos com qualquer processador para soquete FM1.

A situação com soluções no âmbito do FM2 é um pouco diferente. Em primeiro lugar, esta gama de modelos inclui vários modelos Athlon de 2 e 4 núcleos sem núcleo de vídeo (estes são processadores rejeitados da série A que revelaram ter um processador gráfico quebrado). Essas CPUs ainda precisam de uma placa de vídeo separada. Mas outros processadores “A-”, comparados ao FM1, revelaram-se muito mais poderosos, tanto na parte de computação como de vídeo. E se os modelos mais novos de 2 núcleos têm desempenho no nível do Core i3 de 2ª e 3ª geração, os modelos mais antigos de 4 núcleos têm desempenho semelhante ao Core i5 mais avançado e um núcleo de vídeo bastante poderoso.

Na CPU A8-A10 da linha FM2, sucessos como Tomb Raider 2013 e GTA 5 rodarão sem problemas, embora sem as configurações gráficas mais altas. Mas quase todos os jogos lançados antes de 2016 serão mais ou menos confortáveis ​​no seu PC. https://amd.news/obzor/spisok-processorov-socket-fm2/ você pode ver a lista completa de processadores FM2.

Como podemos ver, mesmo os processadores híbridos mais jovens não são capazes de executar certas funções, o que significa que se você tiver um PC assim, poderá economizar um bom dinheiro.

Só não se esqueça: todas as CPUs com núcleo de vídeo integrado funcionam muito mais rápido se a RAM estiver no chamado modo DUAL (quando os cartões de memória têm o mesmo tamanho e são colocados aos pares em slots da mesma cor) .

12 de agosto de 2021 8
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. DeSvErTi
    DeSvErTi
    4 Dezembro 2023 17: 43
    Quanto a mim, os países com placas de vídeo deveriam permanecer uma coisa do passado. Há uma revolução tecnológica em curso. Todo mundo precisa de câmeras de vídeo modernas e poderosas.
  2. Stason
    Stason
    5 Dezembro 2023 18: 07
    Sinceramente não gosto de processadores AMD, nvidea é o melhor
  3. Tulipa
    Tulipa
    6 Dezembro 2023 05: 46
    O artigo é interessante, usarei as informações recebidas.
  4. Diz1k
    Diz1k
    6 Dezembro 2023 13: 26
    Não tenho certeza, já que não tive oportunidade de usá-los muito, estou mais na Nvidia
  5. ahhlov
    ahhlov
    6 Dezembro 2023 15: 34
    o artigo ajudou! muito informativo e engraçado! Obrigado! 
  6. Ivan
    6 Dezembro 2023 22: 21
    Li o artigo e percebi que meu computador já é uma merda antiga e não devo contar com jogos novos e mais poderosos(
  7. Basquetebol
    Basquetebol
    6 Dezembro 2023 22: 46
    Este artigo foi muito útil, bastante simples e rápido, obrigado

    Gostei do artigo, é útil de ler, recomendo
  8. Stavochnik2003
    8 января 2024 16: 33
    Obrigado, agora sei qual processador comprar para jogos em 2024