O que é um proxy?
A principal tarefa de um servidor proxy é aceitar, como proxy, solicitações de clientes no servidor e transmiti-las com o endereço IP correspondente ao computador de destino. Neste tipo de comunicação não existe ligação direta entre o remetente e o destinatário. Às vezes, nem o sistema solicitado nem o computador de destino sabem que um servidor proxy está envolvido. Os servidores proxy podem funcionar de duas maneiras. Por um lado, um proxy de encaminhamento serve para proteger a rede do cliente da influência da Internet. Se o sistema de destino, como um servidor web, estiver protegido por um proxy rotativo, ele poderá ser chamado de proxy reverso.
Proxy direto (proteção do cliente): Se um servidor proxy for instalado como interface entre a rede privada (LAN) e a Internet, os terminais locais podem ser efetivamente protegidos da influência da rede pública. O proxy aceita solicitações da rede local e as transmite com seu endereço IP como remetente para o computador do destinatário. Os pacotes de resposta da rede não serão encaminhados ao cliente na rede local, mas passarão por um servidor proxy antes de chegar ao destino final. Em geral, o administrador atua como uma autoridade supervisora. Não é necessário instalar sistemas de segurança apropriados em todos os clientes da rede, mas um número significativo deles está em execução em servidores proxy.
Proxy reverso (segurança do servidor): os servidores Web também podem ser protegidos intercalando um proxy quando acessados de uma rede pública. Os clientes da Internet não podem acessar diretamente o computador de destino; em vez disso, o proxy recebe solicitações, verifica suas configurações de segurança e as encaminha com segurança para o servidor.
Âmbito de aplicação de um servidor proxy
A implementação de servidores proxy envolve vários fatores. Como ligação entre dois parceiros de comunicação, este componente de rede permite a troca de dados entre dois sistemas em situações em que não é possível estabelecer uma ligação direta devido a endereços IP incompatíveis, por exemplo porque um componente utiliza IPv4 e o outro utiliza IPv6. Os dados que não passam pelo caminho direto, mas são redirecionados para um servidor proxy, podem ser filtrados, armazenados em buffer e distribuídos entre vários sistemas de destino usando balanceamento de carga. Além disso, um proxy é um componente chave de um firewall que protege os sistemas de computador contra ataques da rede pública.
- cache: Esta é outra função básica de um proxy. Para poder responder rapidamente às solicitações constantes da rede local, um servidor proxy devidamente configurado armazena temporariamente em um cache uma cópia dos dados recebidos pelo servidor da Internet. O conteúdo da web solicitado com mais frequência não precisa ser recarregado cada vez que é acessado e é entregue diretamente, economizando tempo e largura de banda.
- filtragem: quando um proxy é instalado como interface entre dois sistemas de computador, ele pode ser usado como filtro de transmissão de dados para bloquear determinado conteúdo da web para clientes ou rejeitar automaticamente solicitações anômalas.
- Controle de largura de banda e balanceamento de carga: Se um proxy for utilizado para controle de largura de banda, ele alocará os recursos definidos para os clientes da rede de acordo com a potência de carga. Isso garante que os aplicativos não bloqueiem completamente sua largura de banda. Devido ao seu papel como interface central, um servidor proxy permite que solicitações de clientes ou respostas de servidores que consomem muitos recursos sejam colocadas em diferentes sistemas para distribuir uniformemente a carga dentro da mesma rede de computadores.
- Anonimização: Como o servidor proxy impede a conexão direta entre o remetente e o destinatário, o endereço IP do cliente pode ficar oculto atrás da interface de comunicação. Isso permite algum anonimato, já que o usuário pode operar com um endereço IP externo e localização de proxy. Países com censura estrita ao uso da Internet ou acesso limitado a conteúdo protegido por direitos autorais às vezes usam um servidor proxy no exterior para evitar o bloqueio geográfico.
Tipos de servidores proxy
Além da definição mais geral de proxy, existem nomes diferentes para diferentes tipos de servidores proxy, tanto em termos da implementação técnica dos componentes da rede quanto das diferenças em sua aplicação. Na maioria das vezes, servidores proxy de aplicativos e servidores proxy de esquema, bem como servidores proxy dedicados e compartilhados, você pode usar este serviço neste endereço: https://proxy-seller.io/
Proxies de aplicativo e circuito
Tecnicamente, alguns servidores proxy são implementados de forma que possam analisar os pacotes de dados que deveriam encaminhar. Em contraste, outros tipos de implementações de proxy não permitem acesso a pacotes de dados. Contudo, as funções de filtragem podem ser realizadas, neste caso, com base em Endereços IP remetente e a porta especificada.
Proxy de aplicativo: O Application Proxy é baseado na camada de aplicação (camada 7) do modelo de referência OSI (Open System Interconnection). Esse tipo de proxy, também conhecido como filtro de aplicação, tem a funcionalidade de analisar pacotes de dados e bloqueá-los, modificá-los ou encaminhá-los de acordo com regras especificadas.
Cadeia proxy: O proxy de circuito opera na camada de transporte (camada 4) do modelo de referência OSI e não tem a função de analisar pacotes de dados. Este tipo de proxy geralmente é usado como módulo de filtragem firewall e permite filtrar pacotes de dados por portas e endereços IP. Ao contrário de um proxy de aplicativo, um proxy de esquema não pode influenciar a comunicação de forma alguma. Em vez disso, a filtragem é baseada no princípio do tudo ou nada, e os pacotes de dados são permitidos ou bloqueados.
Proxies dedicados e compartilhados
A classificação dos termos “dedicado” e “compartilhado” depende se o proxy é adequado para apenas um protocolo de comunicação (proxy dedicado) ou se a interface de rede atua como elemento de contato para todos os protocolos de comunicação (proxy geral).
Procurador dedicado: Como o nome sugere, um servidor proxy dedicado é configurado para um protocolo de comunicação específico. Por esta razão, diferentes servidores proxy dedicados geralmente funcionam em paralelo para diferentes protocolos, como HTTP, FTP ou SMTP.
Servidor proxy compartilhado: Ao contrário dos proxies especializados, um proxy geral não é um servidor especializado e, portanto, não é usado para mais de um protocolo de comunicação.
Na prática, os proxies de aplicativos atuam como servidores dedicados, enquanto os proxies compartilhados são usados como proxies de cadeia, portanto, os termos são frequentemente usados de forma intercambiável.