Instale o Windows 11 em uma máquina virtual do Windows 10
As máquinas virtuais são uma ótima maneira de testar um sistema operacional sem alterar aquele que você está usando atualmente. A criação de um ambiente isolado dentro de uma máquina virtual não afeta o sistema operacional utilizado. Existem muitos programas externos que permitem criar máquinas virtuais, mas usaremos o Hyper-V, um recurso integrado ao Windows 10.
Como verificar a compatibilidade do PC e habilitar o Hyper-V no Windows 10
Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de que possui um computador compatível com Hyper-V, confira suas características. Executar uma máquina virtual não é uma tarefa fácil, então você precisará menos de 4GB RAM no seu PC. Na verdade, o Windows 11 exige ainda mais, já que a máquina virtual que você cria deve ter 4 GB de acordo com os requisitos do Windows 11. Há mais duas coisas que você precisa:
- Processador de 64 bits com tradução de endereços de segundo nível (SLAT).
- Suporte de processador para extensão de modo monitor de máquina virtual (VT-x em processadores Intel).
A maioria dos processadores modernos deve suportar esses recursos, mas é sempre melhor ter certeza.
Ou você pode verificar estes requisitos de processador, requisitos de CPU e se o seu PC suporta Hyper-V usando PowerShell, veja como isso é feito:
- Pressione a combinação Windows + S, digite powershell e execute-o como administrador.
- Digite ou copie e cole systeminfo.exe e pressione Enter.
- Na parte superior do relatório você encontrará as informações necessárias para visualizar o suporte do processador e da CPU. Se precisar de ainda mais informações, clique Windows + R e digite o msinfo32, que fornecerá números de modelo para uma pesquisa online mais abrangente.
- Consulte a seção Requisitos do Hyper-V no final. Para que o Hyper-V funcione, todos os itens devem ser definidos como Sim.
Se o firmware habilitado para virtualização disser "Não", você poderá habilitá-lo no BIOS do computador e veja como fazer isso:
- Que entrar na BIOS, você precisa reiniciar o computador e, quando ele ligar novamente, pressione a tecla Esc, F2, F8, F12 ou DEL várias vezes, depende do tipo de computador que você possui.
- No BIOS, encontre "Intel Virtualization Technology", "SVM Mode" ou algo semelhante e ative-o.
- Salve e saia do BIOS, na maioria das vezes é a tecla F10, mas, novamente, isso depende do computador.
Habilite o Hyper-V como um recurso opcional
- Pressione Windows + S, digite Painel de Controle e entre.
- Defina o Painel de Controle para Visualizar por: Categoria. Clique em Programas e depois clique em Ativar ou desativar recursos do Windows.
- O Hyper-V deve ser uma de suas primeiras opções. Verifique todas as opções e clique em aceitar, o Windows irá procurar os arquivos e solicitará que você reinicie o computador, que é o que você deve fazer.
Instalando o Windows 11 em uma máquina virtual W10 com Hyper-V
Para instalar o Windows 11 em uma máquina virtual W10 com Hyper-V, a primeira coisa que você precisa fazer é ter um ISO do Windows 11 em mãos, então siga este guia simples para baixar o ISO oficial do Windows 11.
Criar uma máquina virtual no Hyper-V não é nada difícil, basta seguir estes passos simples:
- Clique em “Iniciar” e encontre “Ferramentas Administrativas do Windows” e selecione “Gerenciador Hyper-V”.
- No canto superior esquerdo você verá o nome atribuído ao seu PC como terminal. Clique com o botão direito neste nome e selecione Novo > Máquina Virtual.
- O assistente para criar uma máquina virtual será iniciado, clique em Avançar e insira um nome para sua máquina virtual (por exemplo, Windows 11).
- Em seguida, selecione a geração da máquina virtual que deseja criar. Para Windows 11, deve ser usada a geração 2.
- Agora você precisa alocar RAM. O Windows 11 requer pelo menos 4 GB de RAM, então insira 4096 MB e certifique-se de que a opção de memória dinâmica esteja habilitada. Você pode alocar mais RAM se quiser, testamos isso e funciona bem com 4 GB em um PC com 12 GB de RAM.
- Na próxima etapa, altere o tipo de conexão para Interruptor padrão, isso permitirá que sua máquina virtual acesse a Internet.
- Agora você precisa configurar o espaço do disco rígido virtual. A máquina virtual ocupa espaço e o utiliza como se fosse um disco rígido, mas na realidade também é virtual. Você pode selecionar o valor necessário se esse espaço estiver livre em seu computador host. Devemos lembrar que o Windows 11 requer 64 GB de memória, então é bom alocar pelo menos 80 GB e então o Windows 11 aceitará, mas estamos falando de espaço virtual, colocamos 50 GB e o Windows 11 aceitará , mas para não arriscar, instale 80 GB.
- Se você seguiu as instruções de download do Windows 11 corretamente, este arquivo deve estar localizado na pasta "Transferências" ou na pasta para onde você o moveu. Clique em Procurar, localize esta pasta e selecione ISO do Windows 11 para instalar. Ao clicar em Avançar, você verá um resumo, selecione Concluir.
- No menu à direita, abaixo do Windows 11 (esta é a máquina virtual que acabamos de criar), clique em Configurações.
- Clique em Segurança e certifique-se de que as opções Habilitar inicialização segura, Habilitar módulo de plataforma segura e Criptografar tráfego e estado de migração de máquina virtual estejam habilitadas. Clique em Aplicar.
- Agora na seção Subcontratante Aumente o número de processadores virtuais para dois, conforme exigido pelos requisitos mínimos do Windows 11. Clique. Aplicar e depois OK.
- Está tudo pronto, aperte o botão Iníciopara começar a instalar o Windows 11.
Instalando o Windows 11 em uma máquina virtual
Para finalizar a instalação do Windows 11 na máquina virtual W10, vamos prosseguir com a instalação do Windows 11, que carregou quando você clicou no botão Iniciar. Faremos uma instalação limpa e não será diferente de instalar qualquer sistema Windows. Porém, é necessário levar em consideração alguns detalhes:
- As configurações padrão de idioma e região devem estar corretas; caso contrário, selecione-as, clique em Avançar e clique em Instalar agora.
- Digite a chave do produto, se a tiver em mãos. Você pode pular esta etapa, mas precisará dela mais tarde, por isso temos 4 chaves universais para instalação do Windows 11, confira.
- Selecione a edição do Windows 11 que deseja instalar, mas certifique-se de que corresponde à chave do produto que você usou.
- Aceite o contrato de licença e selecione Personalizado: instalar somente o Windows (avançado). Não se preocupe, lembre-se que este é um disco rígido virtual, não apagará nada do disco rígido do seu PC.
- Agora selecione o disco rígido virtual que criamos e clique em Avançar. O processo de instalação começará e então a configuração do Windows 11 começará.
É isso, finalizamos a instalação do Windows 11 na máquina virtual W10.