Configurando um roteador Rostelecom
Se sua casa possui vários aparelhos eletrônicos com módulo wi-fi integrado e você não é o único na casa que usa Internet, então é hora compre um roteador wi-fi. Este é o roteador que o ajudará a criar acesso à Internet sem fio em sua casa. E graças a isso, um número quase ilimitado de usuários pode acessar a Internet simultaneamente. E ao comprar e instalar um roteador wi-fi, você se livrará de uma tonelada de fios que tinha com a Internet com fio. Hoje, muitas pessoas usam serviços de Internet e outros serviços de comunicação da Rostelecom. Esta empresa oferece aos seus usuários tarifas muito boas e acessíveis. A qualidade e velocidade da Internet da Rostelecom também são bastante boas. E ao contrário de outros provedores de Internet, a Rostelecom oferece aos seus clientes um roteador para alugar.
É importante ressaltar que esta empresa oferece diversos modelos de roteadores para aluguel, mas na maioria das vezes eles alugam roteadores como o Sagem FAST 2804. Este roteador se parece com isto.
Você pode ligar para um especialista da empresa e ele configurará o roteador para você, mas é bem possível configurá-lo sozinho. Para configurar você mesmo um roteador da Rostelecom, você precisará realizar uma série de etapas simples.
Para começar, como ao configurar qualquer outro roteador, você precisa ir diretamente nas configurações do nosso roteador. Para isso vamos para qualquer navegador e na barra de endereço escrevemos o endereço do roteador, ou seja http://192.168.1.1. Depois disso você verá uma janela como esta.
Como você pode ver na captura de tela, você precisa inserir seu nome de usuário e senha. Na maioria dos casos, você precisará inserir um login e uma senha padrão, ou seja, login - admin e senha admin. Se de repente esses dados não funcionarem, dê uma olhada no seu roteador. Pode conter o login e a senha iniciais. Ou simplesmente ligue para o seu fornecedor e peça essas informações. Depois disso, você será direcionado para a interface web do seu roteador.
O primeiro passo é excluir a conexão PPP existente. Para fazer isso, encontre e vá para o menu "Configurações avançadas" e neste menu pressione o item "Serviço WAN". Estamos procurando um item "Excluir" marque-o e exclua as configurações.
Agora vamos ao menu novamente "Tinturas adicionais"e clique no item "Interface de segundo nível" e clique no item "Interface ATM PVC". Aqui também marcamos a caixa "Excluir" e exclua as configurações atuais. Com esta ação você excluiu as configurações atuais da porta WAN.
Após essas etapas, você precisará criar uma nova conexão de PVC. Para isso, no mesmo menu onde tudo foi apagado, procure e pressione o botão "Adicionar". Na nova janela inserimos os seguintes dados: VPI - 0, VCI - 33, DSL Link - EoA, modo de encapsulamento - LLC. Depois de registrar e marcar as configurações necessárias, você precisará pressionar o botão "Aplicar/Salvar".
Em seguida, encontramos e vamos para o menu de serviço WAN. E aqui clicamos no botão "Adicionar". Na janela que se abre você precisará selecionar uma interface física "atm0/(0_0_33)" e pressione o botão "Próximo".
Na próxima janela você precisará selecionar um modo "PPPoE" e pressione o botão novamente "Próximo". Na próxima janela você precisará inserir o nome de usuário e a senha que recebeu ao se conectar à Internet. E na mesma janela você precisa marcar a caixa "tentar novamente o PPP em caso de falha de autenticação". Depois de tudo isso, pressione o botão novamente "Próximo".
Depois disso, uma janela será aberta chamada "Roteamento - gateway padrão". Não mudamos nada aqui, basta clicar no botão “Avançar”. Próxima janela - "Configurações de DNS". Também não mudamos nada aqui, basta clicar "Próximo". E agora será aberta uma janela na qual você precisará clicar no botão "Aplicar/Salvar". Depois de concluir todas essas etapas, você configurará um roteador da Rostelecom. Como você pode ver, não há nada complicado aqui.