FreePrograms.me

Por que devo desativar o Superfetch no meu SSD?



Superfetch é uma tecnologia da Microsoft que acelera o desempenho do sistema, organizando determinados arquivos do sistema no disco rígido de forma que possam se correlacionar entre si da maneira mais ideal para alcançando o melhor desempenho. Porém, existe a opinião de que esta tecnologia “mata” os SSDs e deve ser desativada. Então, essa opinião nada mais é do que um “mito”. É bastante controverso, mas há uma explicação clara porque não deve ser seguido a 100%.

Acontece que o lançamento do SSD aconteceu antes da introdução dessa tecnologia no Windows. Portanto, o sistema já pode levar em consideração o tipo de drive em si: SSD ou HDD.

Outra coisa é que a desativação do SuperFetch se aplicará completamente a todas as unidades - seja SSD (onde, repito, não liga de qualquer maneira) ou HDD (onde essa tecnologia é amplamente necessária).

Portanto, a conclusão disso é simples: ao desabilitar o SuperFetch no sistema, você priva o HDD de sua capacidade de otimização e, ao mesmo tempo, não faz nada pelo SSD.

É importante notar que alguns fabricantes em suas instruções ou utilitários proprietários recomendam desabilitar o SuperFetch - neste caso, é claro, é melhor seguir este conselho. Mas se o fabricante nunca lhe falou sobre os perigos do SuperFetch para seu modelo SSD, então você nem deveria se preocupar. Se você você possui um SSD, então, com base nos resultados deste artigo, você pode entender que o Superfetch simplesmente não é ativado no SSD, e executá-lo e desligá-lo é inútil.
23 de dezembro de 2014 1
Comentário
Digite o código da imagem:*
Clique na imagem para atualizar o código caso esteja ilegível
  1. Shaty
    Shaty
    4 Dezembro 2023 11: 27
    Droga, talvez isso tenha matado meu ssdshnik... Apenas interessante.